Vulcanólogo, Profissão Estuda Gigantes Ativos ou Inativos, Vulcões

Você consegue imaginar o que é ser um vulcanólogo?

Vulcanólogo, Profissão Estuda Gigantes Ativos ou Inativos, Vulcões vulcanologo estuda os vulcoes ativos ou inativos

Fazer estudos de campo, onde ele observa e colhe informaçoes que mais tarde serão avaliadas em laboratórios.

O que um vulcanólogo deve saber que  até um vulcão entrar em erupção, muita coisa acontece no interior da Terra. No manto terrertre  – região entre o núcleo e a superfície do nosso planeta   -, algumas rochas se derretem, transformando-se em magma e liberando gases.

A pressão exercida por esses gases ás vezes é tão forte que as rochas que formam o vulcão racham. Então, o magma, agora chamado lava, escapa pela superfície. É uma erupção!

O vulcanólogo estuda esse processo, por meio de métodos da geofísica e da geologia, para tentar prever erupções e preparar planos de emergência, caso elas aconteçam.

A principal área da vulcanologia estuda características dos vulcões, como o tipo e a quantidade de material expelido, a frequência das erupções, a duração dos ciclos de atividade e os fatores que influenciam em tudo isso.

Como não existem vulcões ativos no Brasil, é raro vermos um vulcanólogo.  Porém, estudar , pesquisar sobre vulcões, os processos vulcânicos de outros  planetas em laboratórios naturais ajuda entender melhor os processos geológicos aqui na Terra.

Os vulcões, as famosas montanhas que  cospem fogo, não fazem parte da paisagem dos brasileiros. É muito interessante ter essa profissão, pois, permite entrar no campo do estudo da Astronomia. Estrelas, planetas, cometas e asteróides.

Vulcanólogo, Profissão Estuda Gigantes Ativos ou Inativos, Vulcões erupcao vulcao ativo vulcanologo 300x213

Etiquetas:
  • vulcanologo
  • vulcanologos