Educação e Vestibular – Biologia

As Vitaminas são compostos orgânicos que ativam enzimas responsáveis pelo metabolismo celular, ou seja, são Co-enzimas. Sua ações é feita em pequenas quantidades e são obtidas por meio dos alimentos.

Podem ser classificadas em dois grupos, Lipossolúveis (A, D, E e K) as quais se dissolvem apenas em óleos e gorduras, e as Hidrossolúveis (C e complexo B) que se dissolvem em água.

As Doenças Relacionadas à Carência de vitaminas são chamadas de Avitaminoses, por exemplo Escorbuto, Nictalopia e Raquitismo.

Vitaminas   Funções no Organismo, Doenças Relacionadas, Lipo e Hidro solúveis vitaminas e suas funcoes

Funções no Organismo e Fontes de Vitaminas

Vitamina A: é indispensável para a visão, especialmente noturna, bem como a regeneração dos epitélios (pele e mucosas). Pode aparecer de duas formas: Retinol, encontrado em alimentos de origem animal (manteiga, ovos e óleo de fígado de peixe), e Provitamina ou β-caroteno, produzido pelos vegetais (como cenoura, milho, couve, espinafre).

Sua Carência provoca a Nictalopia (ofuscamento), Xeroftalmia (ulceração da córnea) e baixa resistência às infecção.

Vitamina D: trata-se do calciferol ou vitamina antirraquítica, cuja função é a perfeita calcificação dos ossos e dentes. É ingerida na forma de provitamina D que é convertida em vitamina D, na pele, pela ação dos raios UV. 

As fontes alimentares são os óleos de fígado de peixe (como o Bacalhau, Atum e Cação), leite, fígado, manteiga e ovo. Sua Carência provoca raquitismo na infância, a Osteomalácia (amolecimento geral do esqueleto) no adulto e a Osteoporose (ossos quebradiços) no idoso.

Vitamina E: no homem tem ação antioxidante, evitando a oxidação (envelhecimento) de compostos celulares. Já em ratos é responsável pela fertilidade dos animais. Sua falta gera degeneração muscular. 

Pode ser obtida a partir de óleos vegetais, hortaliças verdes, ovos, carne e peixes.

Vitamina K: é anti-hemorrágica, que atua na coagulação sanguínea, favorecendo a síntese de protombina. As fontes mais ricas são Couve, Espinafre, Cenoura, Ervilha, tomates, fígado, ovos e leite.

Sua carência leva ao retardamento da coagulação do sangue e consequente hemorragia.

Vitamina C: conhecida como Ácido Ascórbico, atua nos processos imunológicos, estimulando a produção de anticorpos e na prevenção de resfriados. A falta do ácido no organismo causa o Escorbuto o qual se caracteriza por dores musculares, sangramentos nas gengivas e fraqueza.

As principais fontes são as Frutas (limão, laranja, caju, Goiaba e abacaxi) e as verduras (agrião e repolho) cruas.

Vitamina H: trata-se da Biotina, sintetizada pelas bactérias e necessária para a manutenção da pele e das mucosas. A Carência pode causar a Dermatite, e as principais fontes são Levedo, Legumes, Carne e peixes do mar.

Vitaminas   Funções no Organismo, Doenças Relacionadas, Lipo e Hidro solúveis vitaminas formulas moleculares

Complexo B

B1: tiamina ou aneurina, atua como enzima no metabolismo de açúcares, permitindo a liberação de energia necessária para as atividades vitais, e essencial para a disposição mental. Sua falta leva ao Beribéri (polineurite generalizada). 

Dentre as fontes estão a Carne, fígado, Ovos, Levedo de cerveja, Cereais e Frutas.

B2: é chamada de Riboflavina, uma constituinte doas flavoproteínas (FAD), coenzimas que atuam como transportadoras de elétrons no processo respiratório.  Fontes: levedo, fígado, queijo, verduras e peixes. Sua carência acarreta Glossite (inflamação na língua) e a quilose (fissuras nos cantos dos lábios).

B3: é a Niacina ou Nicotinamida, constituinte do NAD ou NADP, substâncias fundamentais na bioenergética celular. Sua carência acarreta pele áspera (Pelagra), dermatite, diarreia e demência (doença dos três D’s). Fontes: kevedo, carne (boi, porco e vitela), aves e peixes.

B5: é o ácido Pantotênico, constituinte da enzima A atuante no metabolismo de lípides, carboidratos e proteínas. Contribui para a formação das células, mantendo seu crescimento normal.

Fontes: Levedo, Cereais, legumes, músculos e ovo. Sua falta na alimentação provoca Hipoglicemia, dermatite, perturbações gástricas e alopecia (queda de pelos e cabelos).

B6: é a Piridoxina, constitui as transaminases (enzimas que atuam na formação de aminoácidos). Fontes: Levedo, Coração, Rim, Leite, Ovo, Legumes e carne.

A Falta produz a Acrodínia, doença caracterizada pelas inflamações das extremidades do corpo (mãos e pés), convulções e hiperirritabilidade.

B12: trata-se da Cianobalamina que contém cobalto e atua na formação de hemácias, prevenindo a Anemia. Fontes: Carne, queijo, leite, ovo. Sua carência causa a anemia perniciosa.

Assuntos do Artigo:
  • qual a função das vitaminas no organismo
  • quais são as funções das vitaminas
  • qual é a função das vitaminas
  • Quais são as doenças relacionadas com a falta de vitamina A B C D E K e B1?
  • Caracterize escorbuto
  • fonte de obtenção e carência das vitaminas lipossolúveis
  • vitaminas função no organismo
  • Qual o beneficio das vitaminas para o nosso organismo e quais doenças são causadas por falta de vitamina s
  • qual a função da vitamina no organismo
  • qual a funcao da vitamina