Saúde

Viagem pelo Interior do Corpo por Cápsulas, Novidade em Exames







Novidade da Medicina – Cápsulas que substituem cirurgia no Intestino – Informações e Exames

A Cápsula Endoscópica substitui a cirurgia na investigação de problemas no intestino delgado. Um paciente engole uma cápsula acoplada a uma microcâmera. Com 2,5 centímetros de comprimento e 1 centímetro de diâmetro, o artefato inicia sua viagem pelo aparelho digestivo. Até o destino final, quando for eliminado naturalmente pelo organismo, a cápsula terá batido 50.000 fotos de vários órgãos – faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso.

O percurso dura oito horas, o tempo médio da digestão. As imagens são transmitidas por ondas de radiofrequência para microrreceptores grudados no corpo do paciente, que, por sua vez, as enviam para um microprocessador. Projetadas na tela de um computador, nítidas e ricas em detalhes, é como se elas transportassem o médico para o interior das entranhas do corpo do paciente. Essa cápsula de sonhos já é usada em centros de diagnóstico e hospitais de ponta, inclusive no Brasil.

 

Inspirada na tecnologia militar para a fabricação de mísseis teleguiados e desenvolvida pela impresa israelense Given Imaging, foi batizada de M2A.  Apesar de percorrer todo o sistema digestivo, o foco principal da cápsula é o intestino delgado, pois os exames tradicionais não chegam até ele.

A endoscopia consegue rastrear a parte superior do aparelho digestivo e a colonoscopia coleta informações apenas do intestino grosso. O grande problema é que metade dos sangramentos no sistema  digestivo ocorre justamente no intestino delgado. Até a criação da M2A, esses sangramentos só eram diagnosticados por intermédio de cirurgia. O exame com a M2A requer do paciente apenas oito horas de jejum.

 

*** Participe do nosso Blog Not1 e Comente sobre a evolução e tecnologia na Medicina

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.