Educação e Vestibular – Not 1

Urbanização – Causas e Consequências, Conurbação, Metrópoles, Megalópoles

Urbanização   Causas, Consequências, Conurbação, Metrópole, Megalópoles megalopoles cidades metropoles conurbadas

A Urbanização é um fenômeno demográfico e estrutural que está aumentando a cada dia. Saiba hoje no Not 1 Educação o que é a Urbanização, quais os motivos e impactos na sociedade. Veja também termos importantes para a Geografia e suas Definições e explicação, tais como Conurbação, Metrópole, Megalópole, Megacidade e mais.

Urbanização é o crescimento da população no meio urbano, ou seja, nas cidades em relação ao crescimento no meio rural. No Brasil a urbanização teve início na década de 30, associada à intensificação do processo de industrialização, sobretudo após a 2ª Guerra Mundial. Em 1940, 31 % da população brasileira vivia nas cidades, já atualmente mais de 80% da população vive nas cidades do país.

Há diversas causas para a Urbanização, entre elas a Industrialização, êxodo rural devido às precárias condições de vida no campo e atração exercida pelas cidades.

Consequências da Urbanização e Problemas Urbanos - Os principais efeitos são:

- o crescimento caótico das cidades e regiões metropolitanas;

- falta de infraestrutura adequada em termos de serviços (energia, água, saneamento, hospitais);

- transporte coletivo deficitário; problemas de moradia (favelas, cortiços, habitações ilegais, loteamentos clandestinos em áreas de mananciais);

- grande desigualdade social, desemprego e saturação de setores de trabalho.

Termos e Definições – Resumo

* Cidades Espontâneas ou naturais – podem ser originadas por antigas feitorias (Cabo Frio), por missões religiosas (São Paulo), pela Mineração (Ouro Preto), núcleo de colonização (Bento Gonçalves), aldeamento indígena (Guarulhos).

* Cidades Planejadas ou Artificiais – possuem um plano de construção e infraestrutura, exemplos no Brasil: Teresina (capital do Piauí), Aracajú (Sergipe), Belo Horizonte (Minas Gerais), Goiânia (Goiás), Brasília e Palmas (Tocantins).

* Além das acima, as cidades podem ser classificadas quanto ao sítio urbano (planície, acrópole, planalto), quanto à posição geográfica (Marítima, Fluvial, Litorânea, Interiorana) ou função urbana (Industrial, Militar, Portuária, Turístico-histórica, Administrativa).

Urbanização   Causas, Consequências, Conurbação, Metrópole, Megalópoles urbanizacao crescimento das cidades

* Conurbação - é a junção espacial das estruturas urbanas de cidades (formando Regiões Metropolitanas) ou de Metrópoles (formando uma Megalópole), ou seja, formam um aglomerado urbano.

* Metrópole - é a cidade que exerce forte influência (polarização) sobre o espaço geográfico em diferentes Âmbitos – regional, nacional ou Global. A Polarização se dá por meio das estruturas econômicas de comando associadas aos setores do comércio, finanças, tecnologias, educação, transportes. Exemplo: Vitória (metrópole regional); Brasília (metrópole Nacional); São Paulo e Nova Iorque (metrópole global).

* Região Metropolitana - conjunto de municípios integrados, parecem uma só cidade, e são polarizados por uma Metrópole.

* Megalópole - Conjunto de duas ou mais regiões metropolitanas interligadas, conurbadas, por intenso fluxo de pessoas, mercadorias e serviços. É visível a expressiva fusão de sítios urbanos, a área rural desaparece nessa faixa. Exemplos das mais famosas e representativas Megalópoles do Mundo:

Urbanização   Causas, Consequências, Conurbação, Metrópole, Megalópoles megalopoles EUA mapa

No Japão:  Megalópole de Tóquio a Osaka. Nos Estados Unidos: Megalópole de San-San (São Francisco à San Diego); Bos-Wash (Boston a Washington), Chippits (Chicago a São Petersburgo – Sul dos Grandes Lagos).

Urbanização   Causas, Consequências, Conurbação, Metrópole, Megalópoles megalopole japaotokaido shinkansen

No Brasil a megalóple, que  ainda está em formação, é a São Paulo – Rio (destacando-se nesse aglomerado a região metropolitana de Campinas, conurbações na via Dutra.

* Megacidades - São aquelas que possuem 10 milhões de habitantes ou mais. Exemplos: Nova Iorque, México, Mumbai, São Paulo, Lagos, Changai e outras.

* Macrocefalia Urbana – crescimento desordenado do espaço urbano associado ao elevado crescimento populacional que ocorre em taxa acima da de criação de Infraestrutura urbana. Trata-se de um fenômeno típico das regiões metropolitanas de países emergentes.

Como consequência deteriora-se rapidamente as estruturas de transportes, saneamento básico, saúde, educação, emprego; e aumentam o subemprego, a Informalidade da economia, a criminalidade, violência e favelização da população de baixa renda.

***Gostou das Informações? Deixe seu Comentário ou Dúvidas sobre o Tema Urbanização para o Not 1…