A Tundra é dos grandes ecossistemas terrestres, chamado de bioma. Cada bioma apresenta padrões de vegetação identificáveis em escala regional ou continental e possui história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.

Confira hoje no Blog Not1 informações, resumo e explicação completa sobre a Tundra, mais de Educação! Fonte para a matéria: Concecte Biologia 1º ano.  

 

Tundra – Explicação e Resumo do Bioma:

Tundra: Grande Ecossistema Terrestre, Explicação e Resumo do Bioma tundra 591x400A tundra ocorre no hemisfério Norte, próximo à região de gelo permanente (calota polar), formando um cinturão entre as latitudes de 60° e 80° norte. O clima muito frio e seco dessa região apresenta apenas 3 meses mais quentes do ano, período em que a temperatura máxima não passa os 10°C. 

A precipitação nessa região é baixa e normalmente ocorre sob a forma de neve.O solo permanece constantemente congelado, exceto no verão, período em que ocorre o degelo da camada superficial, formando grandes brejos.

As plantas características da tundra são herbáceas, como o capim e o junco, além de haver muitos musgos e liquens e alguns poucos arbustos. Não existem árvores na tundra.

Nos meses quentes (verão) podem ser encontrados muitos animais nesse bioma. Os maiores são os caribus, que ocorrem em tundras da América do Norte, e as renas, encontradas nas tundras do Velho Mundo.

É possível encontrar também lemingues (pequenos roedores), ptármigas (aves do tamanho de um pombo), raposas, bois almiscarados, lebres árticas, lobos árticos, muios insetos e aves migratórias. No inverno, os grandes mamíferos migram para o sul em direção à floresta boreal, as aves migram para outras regiões e os insetos tornam-se dormentes.

As ptármigas, as lebres do ártico e as raposas são alguns dos poucos animais que vivem o ano inteiro na tundra. As ptármigas fazem túneis dentro dos bancos de neve, enquanto as lebres e as raposas refugiam-se em tocas. A cobertura do corpo desses animais muda conforme as estações do ano, tornando-se branca no inverno e escura no verão.

Essa adaptação permite que eles sejam confundidos com o meio, tornando-se alvos menos visíveis para seus predadores ou para suas presas (camuflagem). Nessas regiões frias, aves e mamíferos possuem várias adaptações que evitam a perda de calor do corpo. Eles apresentam diminuição das extremidades corporais, como orelhas, caudas e patas.

Além disso, têm plumagem e pelagem espessas. Já em regiões quentes os mamíferos apresentam extremidades maiores, o que auxilia a dissipar o calor e mantém a temperatura corporal constante. Nessas regiões a pelagem dos mamíferos também é menos desenvolvida.

*Viu só como a Tundra é curiosa!! Gostou do texto? Então comente aqui!!

Assuntos do Artigo:
  • ecossistema terrestre
  • tundra - ecossistema
  • explicação de tundra
  • BIOLOGIA RESUMO DE ECOSSITEMA
  • tundra e seus impactos ambientais
  • sintese ecossistema terrestre
  • resumo os grandes ecossistemas terrestres
  • resumo do ecossistema terrestre
  • norte explicaçao
  • ecossistemas terrestres resumo