Vestibular

Sujeito e Predicado – O Que São, Exemplos e Classificação







Sujeito é um termo (palavra ou conjunto de palavras) da oração que designa o ser a respeito do qual se declara alguma coisa. Predicado é parte da oração que contém o que se declara a respeito do sujeito.

Exemplos: O técnico do time criticou duramente os jogadores. O técnico do time = sujeito    criticou duramente os jogadores = predicado.

sujeito-predicado-exemplo

Classificações do Sujeito

 

1- Sujeito determinado: é aquele que pode ser identificado na estrutura da oração. Subdivide-se em: 

Determinado simples – apresenta um só núcleo.   Exemplo: Á porta do circo, uma enorme placa anuncia as atrações. ( uma enorme placa)

Determinado composto – apresenta mais de um núcleo. Exemplo: A chuva fina e o frio da noite atrapalharam a festa. ( A chuva fina e o frio da noite)

Determinado oculto – (elíptico) – identificável pela determinação do verbo ou pelo contexto. Exemplo: Iremos a Porto Alegre no domingo. (sujeito oculto – nós).

sujeito-determinado-exemplo

 

2- Sujeito Indeterminado

Com o verbo na 3ªpessoa do plural. Exemplo: Durante a noite, picharam a parede do hospital. Com o verbo na 3ª pessoa do singular + ''se''. Exemplo: Não se é feliz sem um grande amor.

sujeito-indeterminado-exemplo

 

3- Oração sem sujeito

*Haver quando tem sentido de existir/acontecer e quando exprime tempo decorrido (passado). Exemplo: Não havia erros no texto. Estivemos na casa dele/há uns dois meses.

*Fazer quando indica tempo decorrido (ou a decorrer). Exemplo: Já fazia seis meses / que eu não visitava meus amigos.

*Chover, ventar, escurecer, nevar e demais verbos que exprimem fenômeno da natureza. Exemplo: Durante a madrugada, choveu umas duas horas.

Gostou desse breve resumo de sujeito e predicado? Então comente!

 

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.