Scroll Top

Educação e Livros

Sistema Respiratório – Resumo Completo de Biologia







O termo respiração é frequentemente usado em seu sentido mais restrito, referindo-se ao processo bioquímico intracelular durante o qual ocorre a liberação da energia contida em substâncias orgânicas. Essa energia será utilizada para diferentes atividades da célula.

Mas para esse termo também podemos falar das trocas gasosas com o meio externo através das superfícies respiratórias.

Confira hoje no Blog Not1 um Resumo Completo de Biologia sobre o Sistema Respiratório, como ele funciona passo a passo e muito mais. Veja e não se esqueça de comentar suas dúvidas e opiniões!

 

Sistema Respiratório – Resumo

As trocas gasosas são realizadas por difusão -> movimento passivo de moléculas da região onde estão mais concentradas para a região onde estão menos concentradas.

Os gases respiratórios são CO2 (carbônico) e o O2 (oxigênio). Em todos animais (aquáticos e terrestres) há necessidade de um meio aquoso para que a difusão de gases ocorra.

sistema-respiratorio

Além do diafragma, a ventilação pulmonar é determinada pelos músculos intercostais que se ligam às costelas, movimentando-as. Ao se contraírem, esses músculos expandem a caixa torácica, e ao relaxarem, diminuem seu volume.

*As trocas gasosas nas superfícies respiratórias ocorrem por difusão. No sangue venoso, a concentração de gás carbônico (co2) é maior que a do meio externo que fica em contato com as superfícies respiratórias, ocorrendo o inverso com o sangue arterial, rico em oxigênio (O2).

*Nas superfícies respiratórias, há difusão de CO2 para o meio externo e entrada de 02 para o sangue. O sangue venoso passa, então, a sangue arterial. Esse processo chama-se Hematose.

Sangue Venoso: Pobre em oxigênio e rico em gás carbônico.

Sangue Arterial: Rico em oxigênio.

*No sangue dos vertebrados (anfíbios, répteis, aves, mamíferos) existem células sanguíneas especiais chamadas hemácias. Elas contêm hemoglobina, pigmento respiratório de cor vermelha que apresenta afinidade com moléculas de O2.

Assim, a maior quantidade de O2 é transportada pelas hemácias, enquanto uma quantidade menor é transportada dissolvida no plasma.

SISTEMA-RES´P

* No sangue que passa pelos pulmões, o O2 combina-se com a hemoglobina (Hb) durante a hematose formando um composto instável denominado Oxiemoglobina. Nos tecidos, o O2 desprende-se da oxiemoglobina, deixando a hemoglobina livre.

Hemoglobina: HP – é uma metaloproteína que contém ferro presente nos glóbulos vermelhos e que permite o transporte de oxigênio pelo sistema circulatório.

* O CO2 difunde-se dos tecidos para o sangue, e parte dele se une à hemoglobina livre, formando um composto também instável denominado carboemoglobina.

Enquanto praticamente todo o O2 é transportado pela hemoglobina, isso não ocorre com o CO2. Apenas uma pequena quantidade dele é transportada sob forma de carboemoglobina, a maior parte é transportada pelo plasma, principalmente sob a forma de íons de bicarbonato (HCO3).

Nos pulmões o CO2 difunde-se para os alvéolos. Quando transportado pela carboemoglobina, deixa a hemoglobina livre.

prender-respriação

Controle da Respiração – O controle da respiração pode ser voluntário (um nadador) e involuntário.

O controle involuntário é realizado na maior parte do tempo, pois respiramos sem tomar consciência disso. Nesse caso, o controle depende de alterações químicas no sangue, ligadas principalmente ao teor de oxigênio.

Essas alterações químicas são detectadas por quimiorreceptores centrais e periféricos: os centrais localizam-se no bulbo e detectam o teor de CO2 e o pH do líquido que banha essa região do sistema nervoso central. Os quimiorreceptores periféricos localizam-se no arco aórtico e na carótida, que são artérias de grande calibre, e detectam alterações dos teores de CO2, O2 e PH.

*Os principais estímulos para atender o processo de inspiração são o aumento do teor de CO2 e a consequente redução do PH.  Essa redução ocorre em função da associação do CO2 com a água do nosso plasma sanguíneo.

Os estímulos percebidos pelos quimiorreceptores são transmitidos pelo nervo vago para o diafragma e músculos intercostais, determinando a inspiração. A expiração também está sob o comando do bulbo.

Curiosidades

**Quando prendemos a respiração por muito tempo, as alterações químicas do sangue enviam estímulos que superam os do controle voluntário. Nesse momento o controle involuntário determina o retorno da ventilação pulmonar. Ou seja, ninguém consegue se matar prendendo a respiração!!

**A frequência respiratória é influenciada também por controles nervosos de outros tipos, como aos relacionados aos estados emocionais de raiva ou excitação.

Curva da dissociação do Oxigênio da Hemoglobina

A afinidade da hemoglobina com o oxigênio varia de acordo com a concentração desse gás.  Quando a concentração de O2 é alta, a hemoglobina tende a se unir mais facilmente e mais fortemente a ele.

Quando a concentração diminui, a afinidade da hemoglobina ao oxigênio também diminui e esse gás é liberado com maior facilidade do pigmento.

Nos pulmões, onde o teor de oxigênio é elevado, a hemoglobina fica 98% saturada com oxigênio. Nos tecidos, a hemoglobina fica apenas 70% saturada, significando que liberou o restante do oxigênio que estava ligado à ela.

Curiosidades

**A hemoglobina pode liberar sua reserva de O2 para tecidos que estão metabolicamente muito ativos, como a musculatura durante o exercício.

**A hemoglobina fetal é ligeiramente diferente da materna, pois tem afinidade maior com o oxigênio.

Gostou do resumo completo sobre Sistema Respiratório? Então tire suas dúvidas conosco!!

Assuntos do Artigo:
  • SISTEMA RESPIRATORIO RESUMO
  • sistema respiratório resumo completo
  • sistema respiratorio
  • sistema respiratorio completo

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Sistema Respiratório – Resumo Completo de Biologia!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: