Scroll Top

Educação e Livros

Sistema Imunológico – Resumo Completo de Biologia







A pele é a primeira linha de defesa que temos. Se ela for rompida, nosso corpo se mobiliza na hora para defender-se e promover a cura.

Confira hoje no Blog Not1 um Resumo Completo de Biologia sobre o Sistema Imunológico, como ele funciona passo a passo e muito mais. Veja e não se esqueça de comentar suas dúvidas e opiniões!

 

Sistema Imune – Resumo

Como já foi dito, a pele é a nossa primeira linha de defesa, e o nosso sangue contém todos os ingredientes de uma caixa de primeiros socorros: plaquetas (para tapar a ferida) e glóbulos brancos (remover sujeiras e atacar bactérias).

Todos nós morreríamos muito cedo se não houvesse esse concerto rápido e eficaz que nosso corpo gera.

O ‘quartel general’ fica nos ossos, onde o corpo produz sua brigada de guerra. É na medula óssea que são formadas as tropas de choque especializadas em patrulhar o sangue. Os primeiros a entrar em combate são as plaquetas. Sem elas, sangraríamos até morrer com só um simples arranhão.

Caso um vaso se rompa, é formado então um coágulo (por meio de glóbulos vermelhos), que evita sangramentos e entrada de germes. 

Os glóbulos brancos vão à luta para remover sujeiras e atacar possíveis bactérias, são essenciais no corpo. Além disso, eles também fazem parte do sistema linfático, percorrendo o sangue e a linfa.

Células especiais chamadas Mastócitos liberam histamina, que dilata os vasos sanguíneos em volta do corte e os deixa mais permeáveis. As células de defesa podem então sair da corrente sanguínea e entrar no local machucado. Ex: Macrófagos (removem sujeiras ou germes que invadiram o corpo).

O pus é uma amostra de como o exército do seu corpo está em ação. A casca na superfície da ferida também é um exemplo de como nosso corpo é rápido, debaixo dela ocorrem a cura e a reposição. Depois a casca cai, e tem-se uma nova camada de pele. 

sistema-imunologico

A nossa casa é cheia de inimigos, como os ácaros. Eles se alimentam de pele morta, o que todos nós soltamos o tempo todo. O perigo são suas fezes, que se inaladas podem desencadear uma crise de asma.

Na madeira e estofados há percevejos, na comida há fungos e bactérias… E o nosso corpo nos protege contra todos eles.

Bactérias não estão somente fora de nós, vale lembrar que temos mais de 1kg de bactérias só no intestino. Também estamos cheios de micróbios na região das axilas, pescoço e rosto. E que os fungos adoram estar presentes nos pés e virilhas.

Mas todos eles funcionam como amigos do corpo, evitando que patógenos mais nocivos entrem no nosso organismo.

A pele preenche todo o corpo, mas cada orifício tem sua própria proteção. Nos ouvidos temos pelos e cera, nos olhos as lágrimas (ótimo antisséptico), no nariz temos pelos e muco, e nos caminhos do Sistema Respiratório temos cílios que continuam nos protegendo. 

sistema_imunologico

Muitos se perguntam o que são Alergias? E a resposta é – uma reação exagerada do sistema imunológico. Rinite, por exemplo, pode ser atacada por pólen, ácaros e muitos outros fatores. Nesse momento, os mastócitos (vitais para reparar os danos) entram em ação nas mucosas dos olhos, nariz e brônquios. Secreta histamina, substância que secreta as lágrimas e faz o nariz escorrer.

Nossas defesas exteriores são boas, mas não invencíveis. Nossa pele é impermeável, mas é queimada e envelhecida a cada dia, pelos raios solares. Além disso, há insetos que rompem nossa pele e atacam, como é o caso dos insetos sanguessugas. Ex: transmissor da malária.

Hoje em dia existem antibióticos, mas infelizmente eles não são eficientes contra vírus que causam doenças como pólio, AIDS e hepatite.

E glóbulos brancos nem sempre vencem, por isso também há a guerra química, que agora entra em ação. O sistema imune passa a usar células especiais (‘venenos’ = anticorpos), feitos para atacar um vírus ou molécula em particular.

Mas os vírus podem mudar sua aparência e passarem despercebido, o que é sinônimo de um grande problema…

sistema-imune**Resumindo!!

O nosso inimigo é qualquer elemento estranho que penetra o corpo, seja ele vírus, bactéria ou um protozoário.

Os glóbulos brancos – tido como soldados que atacam e vão à frente – lutam com o que veem pela frente, para isso, eles simplesmente ‘engolem’ seus inimigos => Fagocitose.

Os Linfócitos são os Estrategistas, e também são glóbulos brancos. Os principais são:

Linfócito T: soa alarme quando algo estranho penetra. É um espião e envia uma mensagem química ao linfócito B.

Linfócito B: produz anticorpos, que entram em contato direto com os invasores.

Mas há doenças que nos matam antes mesmo do nosso corpo tentar reagir: é o caso do Tétano. Para isso existem as vacinas.

Vacinas: Quando tomamos vacina, colocamos um ‘pouco’ dos inimigos em nós, assim o conhecemos antes da guerra e preparamos as armas com antecedência.

A vacina nada mais é do que um antígeno enfraquecido, e é uma medida preventiva. Já o soro contêm anticorpos já prontos, para o caso de picada de cobra e contato com o tétano em quem não é vacinado, ou seja, uma medida de urgência para salvar a pessoa.

**Gostou do resumo de Sistema Imunológico?! Então não esqueça de comentar suas dúvidas e sugestões!

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Sistema Imunológico – Resumo Completo de Biologia!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: