Sem categoria

Sistema Excretor – Resumo Completo de Biologia







O nosso organismo apresenta Homeostase, que é a propriedade de manter o meio interno relativamente constante. E é grande a participação do Sistema Excretor na manutenção de uma composição relativamente estável dos fluídos orgânicos.

Confira hoje no Blog Not1 um Resumo Completo de Biologia sobre o Sistema Excretor, como ele funciona passo a passo e muito mais. Veja e não se esqueça de comentar suas dúvidas e opiniões!

 

Sistema Excretor – Resumo

Você sabe quais são as principais contribuições da excreção para o corpo?

*Eliminação de substâncias tóxicas resultantes do metabolismo de proteínas, como Amônia, ureia e ácido úrico.

*Eliminação de substâncias estranhas ao organismo (como medicamentos/drogas).

*Regulação do volume sanguíneo.

*Manutenção do equilíbrio hidrossalino – de sal (osmorregulação).

*Manutenção do equilíbrio acidobásico, mantendo o pH em torno de 7,4.

Dentre as excretas produzidas, destacam-se as excretas nitrogenadas, isto é, moléculas ricas em nitrogênio e que resultam, na maioria, do metabolismo de proteínas e ácidos nucleicos. Elas costumam ser bastante tóxicas para as células, devendo ser eliminadas. Veja:

EXCRETOR-

Amônia (NH3): Substância extremamente tóxica e que exige grande quantidade de água para ser eliminada. A principal excreta de animais aquáticos (amônia +H20).

Ureia (CH4N2O): Menos tóxica que a amônia, também requer menos água para ser eliminada, por isso pode permanecer no organismo por mais tempo e em maiores concentrações. É o caso dos seres humanos.

Ácido Úrico (C5H4N4O3): Bem menos tóxico que a ureia, requer pouca água para ser eliminado. Quando eliminado sai sob a forma de cristais ou pasta = o que é uma grande economia de água para o organismo (ácido úrico – H20).

Os mamíferos são ureotélicos, ou seja, a amônia é convertida em ureia por meio de uma sequência de reações químicas de um ciclo, que ocorre nas células hepáticas.

Nos vertebrados o processo de excreção é executado pelos rins, por meio da filtração do sangue, resultando na urina.

Sistema Urinário Humano =>

Os rins são órgãos pares, têm a forma de um grão de feijão e são protegidos por uma resistente cápsula de tecido conjuntivo fibroso.

As unidades excretoras são microfiltros denominados néfrons. Há cerca de 1 milhão de néfrons em cada rim. Cada néfron é dotado de um capilar sanguíneo microscópico enrolado = glomérulo, envolvido por uma cápsula (cápsula de bowman) que continua em um longo túbulo.

Muitos grupos desses túbulos coletores de urina convergem para o centro do órgão constituindo as pirâmides renais. A região que recolhe toda urina é a Pelve Renal, que se estreita e passa a se chamar Ureter, um fino e longo canal que leva urina à Bexiga, por onde sai a Uretra.

SISTEMA-EXCRETOR

Passo a Passo:

Resumindo e para que fique mais claro… O sangue é filtrado nos rins, e a unidade morfofuncional dos rins é o Nefro ou Néfron. Cada nefro é formado pelo corpúsculo renal (cápsula + glomérulo) e pelo túbulo néfrico, que pode ser dividido em três: túbulo proximal, alça néfrica ou alça de Henle e túbulo distal.

O sangue a ser filtrado nos rins é arterial, trazido pelas artérias renais (ramos da aorta). Artérias renais apresentam múltiplas ramificações no interior do rim. Acompanhando o percurso de uma, verifica-se que ela sofre redução de tamanho até formar um capilar muito delgado, que se enovela (enrola) e dá origem na cápsula de Bowman e juntos compõe o corpúsculo renal.

O sangue, ainda arterial, sai do glomérulo por um vaso que o conduz a uma trama de capilares ao redor dos túbulos néfrico. O sangue, agora venoso, é recolhido por um ramo da veia renal e levado à veia cava.

O sangue que chega ao glomérulo sob alta pressão o que propicia a passagem do plasma para a cápsula renal. Esse processo é chamado filtração, e forma o filtrado glomerular.

O filtrado glomerular tem quase a mesma composição do plasma sanguíneo, com exceção das proteínas, plaquetas e hemácias. Apesar da grande filtração ocorrida nos glomérulos e na cápsula, forma-se apenas 1 a 2 litros de urina por dia, o que significa que cerca de 99% do filtrado glomerular é reabsorvido.

excretor-sistema

A Reabsorção…

A reabsorção de algumas substâncias ocorre nos túbulos néfrico, como glicose, aminoácidos e sais, além de muita água. Assim inicia-se a urina que vai se modificando ao longo dos túbulos néfrico, ficando mais concentrada.

No ducto coletor ocorrerá mais absorção de água, finalizando a produção de urina. Cada ducto rebe urina de vários nefros, e numerosos ductos coletores levam-na para a Pelve Renal, que a conduz através do ureter à bexiga urinária, onde fica até ser eliminada ao meio externo pela uretra.

** Glicose, aminoácidos, sódio e outros íons são reabsorvidos de forma que há gasto energético = transporte ativo.

** Outras substâncias, como a água, são arrastadas passivamente por osmose.

** A formação de urina é um processo de filtração seguido de uma reabsorção ativa e seletiva.

** Secreção ativa = feita do plasma para o interior dos túbulos distais. Esse processo elimina o íon H+, que deixa a urina ácida.

OBS: Muitas substâncias estranhas, como medicamentos e drogas passam a compor o filtrado glomerular, mas não são reabsorvidos. Assim aparecem na urina = é o caso do exame de doping.

**Regulação da Diurese: há uma relação direta entre a diurese (eliminação de urina) e o volume dos líquidos corporais.  Dois mecanismos são conhecidos por serem responsáveis pela regulação desses líquidos corporais.

ADH (neurohipófise): age no tubo coletor, deixando-o mais permeável, facilitando a absorção.

Se você bebe muito álcool = corpo para de produzir ADH, vai muito ao banheiro e fica desidratado.

Esse também é um dos sintomas de diabetes insipidus.

Aldosterona (suprarrenal): sua função é reabsorver o sódio, ou seja, aumentar a reabsorção ativa de sal não forma muita urina e causa pedras.

**Doenças: – Cálculo Renal: pedra, por não liberar muito a urina.

– Gota: excesso de ácido úrico em uma articulação. Os pés racham, joias escurecem e dor nas articulações.

– Falência Renal: rim para de funcionar. Pessoa começa a inchar, olhos ficam amarelos e é preciso hemodiálise.

**Gostou do resumo completo sobre Sistema Excretor? Então tire suas dúvidas conosco!!

Assuntos do Artigo:
  • sistema excretor
  • partes sistema excretor
  • sistema escretor e urinario resumo

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.