História e Educação – Not 1

Sítio Arqueológico Serra da Capivara – Achados pré-históricos, Pinturas e Fosséis, Pontos de Turismo e Estudo

Conheça hoje um dos grandes patrimônios Históricos do Brasil, Veja por que é Importante, Quais os Sítios Arqueológicos podem ser Visitados, Que tipo de artefato e vestígios são encontrados na Serra da Capivara, veja Fotos do Local e mais:

Serra da Capivara Sítios Arqueológicos, Pinturas Rupestres Pré História Parque Serra da Capivara1

O Sítio Arqueológico Serra da Capivara está localizado no sudeste do estado do Piauí, ocupando uma área de 129.140 hectares. A Fundação Museu do Homem Americano é a instituição responsável pela manutenção do Parque Nacional Serra da Capivara.

Existem na região 737 sítios arqueológicos catalogados, neles foram encontrados esqueletos humanos, pinturas rupestres com cerca de 30.000 figuras coloridas – com cenas da pré-história de caça, animais, sexo, dança, parto e outras.

Estão abertos à visitação pública 14 trilhas e 64 sítios arqueológicos. Podem ser vistos as Pinturas Rupestres de mais de 9 mil anos, Pedaços de cerâmicas, Fogueiras datadas com mais de 50 mil anos, além da bela paisagem natural do Parque.

O clima da região é Semi-árido, localizado entre as formações geológicas da bacia sedimentar Maranhão-Piauí e a depressão periférica do rio São Francisco. O Relevo é composto por serras, vales e planícies, situadas na Caatinga (domínio Morfoclimático do Brasil ameaçado pelas ações do homem). No parque além dos tesouros arqueológicos, a flora e a fauna específicas também são de suma importancia..

Veja Fotos dos Achados Arqueológicos da Região – Pinturas Rupestres

Serra da Capivara Sítios Arqueológicos, Pinturas Rupestres Pré História Serra Capivara Pintura Rupestre
Essa Pintura é uma representação dos Animais da época

As pinturas Rupestres são um dos achados mais importantes da pré-história. Neles os homens primitivos desenhavam nas paredes dos abrigos (casa, acampamento, local de enterramentos) sua tradição oral. Através delas é possível conhecer quais os costumes, hábitos e vida na pré-história.

Serra da Capivara Sítios Arqueológicos, Pinturas Rupestres Pré História Serra Capivara cena pre historica
Acima é representado uma cena de parto. Abaixo os Animais

Circuitos de Turismo e Visitação no Parque Nacional – Localidades e Fatos Arqueológicos presentes

* Circuito dos Veadinhos Azuis – quatro sítios com pinturas azuis (primeiras desta cor descobertas no mundo), o passeio inclui caminhada moderada de duas horas.

* Sítio do Meio – nesse circuito é possível ver pinturas rupestres nos estilos Serra da Capivara e Serra Talhada. Neste local foram encontrados os pedaços de cerâmica mais antigos das Américas, de 8.960 anos, e o primeiro artefato americano em pedra polida – uma machadinha de 9.200 anos.

* Boqueirão da Pedra Furada – Local onde foram encontrados os vestígios mais antigos, conhecidos até hoje, da presença do homem nas Américas: fogueiras datadas de 50 mil anos. A Pedra Furada, coberta de mandacarus, destaca-se no meio da caatinga.

* Toca dos Coqueiros – Neste sítio foram encontrados, além das pinturas rupestres, instrumentos de pedra lascada e um esqueleto humano de 9.870 anos.

* Baixão das Andorinhas – Grande desfiladeiro de onde se pode assistir, à tarde, ao espetáculo da volta das andorinhas para uma caverna.

Gostou das Informações sobre esse Patrimônio Histórico do Brasil e do Mundo? Deixe seu Comentário ou Dúvidas sobre a Serra da Capivara….