Mundo – História e Atualidades

Segunda Revolução Industrial,O que foi – Mundo, História e Atualidades

Sabe o que foi A Segunda Revolução Industrial?

Como ocorreu essa parte da história?

Então confira aqui no Not1 mais informações sobre a história e as atualidades do mundo.

Fonte da matéria é o livro – História em Documento – Imagem e Texto 8º ano.

Segunda Revolução Industrial,O que foi   Mundo, História e Atualidades tempos modernos chaplin

A industrialização, inicialmente restrita à Inglaterra, expandiu-se para França, Alemanha, Rússia, Estados Unidos e Japão. Novas invenções impulsionaram a produção industrial e provocaram transformações tão radicais que os historiadores chamaram a essa fase de Segunda Revolução Industrial, correspondendo à segunda metade do século XIX e início do século XX.

A Descoberta da conversão do ferro em aço abriu a era das grandes usinas siderúrgicas. A produção do aço, em larga escala e a baixa do custo, levou a substituição do ferro nos armamentos, nas máquinas e mesmo no ramo da construção (nesse último,  por exemplo, foi possível erguer os primeiros arranha-céus, equipados com elevadores.)

Novas fontes de energia foram experimentadas, como a eletricidade e o petróleo. No final do Século XIX, elas eram usadas na iluminação (lâmpadas elétricas e de querosene), nas indústrias e nos veículos (bondes e metrôs, automóveis com motor a gasolina e locomotivas, navios, caminhões e ônibus a diesel). Contudo, até 1914, o carvão continuou sendo a principal fonte de energia, proporcionando quase 90% da energia consumida nos países industrializados.

Segunda Revolução Industrial,O que foi   Mundo, História e Atualidades segunda revolucao industrial

A Invenção do telégrafo revolucionou a comunicação: por meio de impulsos elétricos, uma mensagem era transmitida a longa distância em poucos minutos. Em 1858, na Europa, já havia 160 000km de fios estendidos, inclusive em cabos sub-marinos. A Invenção do telefone, do telégrafo sem fio e do rádio encurtou ainda mais as distâncias. A imprensa também se beneficiou dessas novidades, que permitiam uma divulgação mais imediata das notícias, e ainda da invenção da máquina de escrever, da Linotipo e da rotativa, que aceleraram a edição e a impressão de jornais.

Muitas invenções e descobertas dessa fase foram fruto de pesquisas científicas sistemáticas realizadas em laboratórios de universidades ou de indústrias. Os empresários passaram a investir no trabalho dos cientistas, buscando inventos que gerassem lucros. A indústria química, por exemplo, beneficiou-se dessa aproximação, o que resultou na produção de fibras sintéticas, inseticidas, celuloide (usado nos filmes fotográficos), na borracha vulcanizada (usada na fabricação de pneus), corantes artificiais, adubos, explosivos (usados na construção de estradas, canais e túneis, além de armamentos), entre outros.

Segunda Revolução Industrial,O que foi   Mundo, História e Atualidades revolucao industrial segunda 300x225

**Gostou? Então comente aqui no Not1 e Siga-nos no Twitter!!

Assuntos do Artigo:
  • segunda revolução industrial
  • 2 revolução industrial
  • imagens da revoluçao industrial
  • o que foi a segunda revolução indústrial
  • imagens da segunda revolução industrial
  • imagens da segunda etapa da revoluçao industrial
  • telegrafo segunda revolução industrial
  • oque foi a segunda revoluçao industrial e quais foram seus inventos
  • produçao industrial na atualidade
  • quais foram as fontes de energia da segunda revolução industrial