Curiosidades do Mundo Animal

Saiba Quais São as Espécies de Mamíferos do Brasil, Mundo Animal

Mamíferos do Brasil

O Brasil é um país rico em biodiversidade,  59% das espécies animais e vegetais existentes no planeta vivem nos trópicos.  Os mamíferos são animais endotermos que possuem pelos, glândulas mamárias, hemácias anucleadas, diafragma e placenta.

Veja quais as espécies de mamíferos  mais comum no Brasil: Paca; Cutia amarela, capivara, ratão-do-banhado, nútria, tatu-bola, veado-catingueiro, virá, anta, caititu, cateto, porco-do-mato, jaguatirica, tapiti, candimba, cachorro-do-mato-vinagre, ariranha, tamanduá-bandeira, Mocó, peixe-boi, entre outros.

Saiba quais as principais características dos mamíferos

São animais vertebrados que estão dominando a Terra no momento. São os mais evoluídos e originaram-se dos répteis. Ao contrário do que aconteceu com as aves, que deixaram poucos fósseis, os mamíferos possuem um grande números deles, o que possibilita um estudo evolutivo da espécie.

Confira a morfologia externa dos mamíferos:  corpo geralmente coberto por pelos; quatro membros, adaptados para andar, correr, trepar, cavar, nadar ou voar. Artelhos com garras, unhas, ou cascos córneos e, frequentemente, almofadas carnosas.

Curiosidades do mundo animal

 De modo geral, o período normal de gestação de um mamífero está diretamente relacionado ao tamanho do corpo. O período de gestação do elefante, por exemplo, é de 22 meses, e do rato doméstico apenas 19 dias. O gambá, entretanto, que tem tamanho corporal maior que o do rato doméstico, tem um período de gestação de apenas 13 dias e seus filhotes nascem muito pequenos, se comparado com os filhotes do rato.

Os gambás são marsupiais, apresentam uma gestação curta, uma vez que a placenta é muito primitiva. Os filhotes nascem prematuramente e completam o desenvolvimento dentro da bolsa marsupial, onde se alimenta do leite segregado pelas glândulas mamárias.

Hoje há uma grande preocupação em definir estratégias para a preservação de mamíferos silvestres, por várias gerações, visando a uma futura recolonização de áreas recuperadas, possibilitando reserva de caça porque são mantidos em condições naturais, facilitando o equilíbrio ecológico. A reprodução de alguns mamíferos em cativeiro é muito difícil.

Fonte: Livro 4 Ciências da  Natureza e suas Tecnologias, Biologia Genética e Evolução  Clézio Morandini e Luiz Carlos Bellinello      Coleção Objetivo

Quer saber mais, comente aqui no nosso Blog, Not1