Educação e Livros

Saiba Como as Crianças Compreendem o Mundo Pelas Histórias, Contos







Educação – Not1

Saiba Como as Crianças Compreendem o Mundo Pelas Histórias, Contos

Quem não gosta de ouvir histórias?!  Ainda mais se tem suspense, magia, monstros e bruxas…. Imaginem as crianças… Elas vivem na infância num conto de fadas, imaginam, sonham e com isso os contos ajudam as crianças a compreender o mundo melhor. Qual sua opinião sobre: Como as Crianças Compreendem o Mundo Pelas Histórias, Contos… Comente, Not1

Dicas para Hora da História:   A hora da história pode ser contada também com magia e encanto, num lugar aconchegante… Programe um momento para contar histórias para seu filho ou alunos, organize as crianças em círculo; selecione alguns contos de fadas que se relacionem de acordo com o interesse das crianças…

Dramatizar as histórias com as crianças é puro sucesso e encanto, as crianças prestam mais atenção, além de despertar nas crianças o gosto por ouvir histórias. Quem conta a história deve fazê-lo com entusiasmo e emoção… Durante a história mostre cada figura detalhadamente para as crianças…

Compreender o Mundo Pelas Histórias   * Por Ilan Brenman

Os contos de fadas constituem outro grupo de histórias que parecem pertencer á memória de toda a humanidade. Herdeiros dos primeiros contos orais lidam com problemas humanos universais, colocando dilemas existenciais ”de forma breve e categórica. Isto permite á criança apreender o problema em sua forma  mais essencial […]” (Bettelheim, 1985, pág. 15)

O psicólogo Bruno Bettelheim, no seu célebre A Psicanálise dos Contos de Fadas, expõe os motivos que tornaram essas histórias as mais amadas e conhecidas pelas crianças no mundo inteiro. O que elas teriam de tão especial para permanecer tanto tempo acordadas e requisitadas por multidões de crianças?

Os contos de fadas, para o psicólogo, teriam um valor inigualável, já que, para além da diversão, eles vão trabalhando aspectos inconscientes dos ouvintes, estruturando devaneios e projetando um porvir. Narcisismo, problemas psíquicos, dilemas edípicos, elaboração de lutos, rivalidades fraternas, entre outros tantos sentimentos e dificuldades, fazem parte da mente infantil.

Crescer não é algo fácil, muito pelo contrário, desencadeia inúmeras pressões interiores, e é aí que os contos de fadas trabalham.

”Enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis  diferentes  e enriquece a existência da criança de tantos modos, que nenhum livro pode fazer justiça á multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão á vida da criança[…] as estórias de fadas representam, sob forma imaginativa, aquilo em que consiste o processo sadio de desenvolvimento humano […].” (Bettelheim, 1985, pág. 20).

O conto de fadas é alimento vital, principalmente das crianças pequenas. Sua prazerosa mastigação e ingestão facilita a compreensão de certos valores básicos da conduta humana e das relações nelas estabelecidas.

O bem e o mal polarizam-se numa luta pela sobrevivência dentro destas histórias, a coragem do herói em passar os obstáculos para cumprir sua missão é mensagem de otimismo para os ouvintes: ” A vida não é fácil, crescer é complicado, mas siga em frente porque vale a pena.”

Muitas críticas já foram feitas a essas maravilhosas histórias: a de serem muito fantasiosas, violentas, dando péssimos exemplos de maldade, entre outras bobagens mais. Seguindo sua intuição, as crianças sabem que os contos de fadas são inventados, porém, também sabem que não são falsos, já que falam tão bem sobre sua vida interior. E ”hoje, como no passado, a tarefa mais importante e também mais difícil na criação de uma criança é ajudá-la a encontrar significado na vida.” (Bettelheim, 1985, pág. 11)

E é por isso que não podem faltar num bom acervo de livros infantis os contos de fadas.

Referência: Bettelheim, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1985.

* contador de histórias, escritor e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP)

Gostou da matéria?!   Comente no nosso Blog, Not1     Siga-nos pelo Twitter

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. ola disse:

    Uma Oração para o Amor muito Forte e Poderosa Essa oração é muito forte e poderosa: ?Pelospoderes de SÃO CIPRIANO e das três almas Pretas que vigiam São Cipriano, O (………) virá agora, atrás de mim (……….). o (………) virá de rastos, apaixonado cheio de amor e tesão para ficar comigo para sempre e mais rápido possível?. São Cipriano euterei esse poder, que o (………)deixe de vez todas as outras mulheres e AMIGOS, PRINCIPALMENTE As paqueras E assuma para sempre que me ama (………). São Cipriano que O (………)me procure a todo o momento. HOJE E AGORA, desejando estar sempre ao meu lado, que o (………)tenha a certeza que eu sou o seu amor, oamor da sua vida e que não tenhas olhos pra mulher nenhuma, que sou perfeito paraser amante dele e sou seu amor pra toda sua vida, e que O(………)não possa mais viver …sem mim, e tenha sempre a minha imagem em seu pensamento todos os minutos e todos os momentos de sua vida. AGORA, COM QUEM ESTIVER, ONDE estiver O (………), irá parar, porque o pensamento dele estará em mim (………). E ao se deitar que tenha sonhos comigo e ao acordar pense em mim e me deseje, ao comer penseem mim, ao andar pense em mim, a todo o momento dos seus dias tenha o pensamentoem mim, que queira me ver, sentir meu cheiro, me tocar com amor, que O (………) queira abraçar-me, beijar-me, cuidar de mim, proteger-me, amar-me nas 24 horasde todos os seus dias, fazendo assim com que me ame a cada dia mais e que sintaprazer somente por ouvir minha voz, QUE TENHA UM CIÚMES INCONTROLAVEL DE MIM (………)SÃO CIPRIANO faça O (………), sentir por mim um desejo fora do normal comonunca sentiu por outra e nunca sentirá por mulhere nenhuma, que o marlon barreto.SINTA NOJO DAS MULHERES E QUE O SEU AMOR SEJA SOMENTE MEU, POIS SOMENTE COMIGOSENTIRÁ PRAZE, ALEGRIA E FELICIDADE, EU SEREI TUDO EM SUA VIDA. Que tenha prazer apenas comigo, que tenha tesão somente por mim, e que seu corpo só a mim pertença, quesó tenha PAZ se estiver bem comigo. Agradeço por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar SEU nome SÃO CIPRIANO em troca de amansar O (………), e trazê-lo apaixonado, carinhoso, devotado, dedicado, fiel, e cheio de desejos aos meus braços, para que assuma o nosso amor, o mais rápido possível. Peço isso aos poderes das três Almaspretas que vigiam SÃO CIPRIANO. ???Passa essa mensagem para quatro altares diferentes e rapidamente terás uma surpresa?. Dentro de 1 HORA

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.