Rochas, Recursos Naturais – Ciclo  Sedimentares Principais Tipos

Curiosidades da natureza: Você sabe como as rochas são formadas?   São formadas por  pequenos cristais.

rochas que são formadas apenas por um mineral. O mármore, por exemplo, só tem o mineral calcita.

As rochas na maioria são  formadas de vários tipos de minerais. É o caso do granito: composto por quartzo, feldspato e mica.

Uma rocha sedimentar pode se comportar como uma esponja. É que em seus poros a rocha sedimentar pode guardar água, gás ou petróleo.

Pesquisar as rochas sedimentares, é muito importante para que se possa localizar reservatórios naturais de água potável, além de fontes de energia como petróleo e gás.

São separadas em três tipos  principais: sedimentares, rochas ígneas ou vulcânicas, e as metamórficas!

Ciclo das rochas:  –  primeiro , os minerais  se desgrudam uns dos outros. Alguns se transformam em argila ou saõ dissolvidos e levados pela água. O material solto pela decomposição da rocha pode ser carregado por enxurradas, rios, vento, etc. Até parar, numa região mais baixa, uma bacia sedimentar.

Pode ser no mar, no lago ou quem sabe em um deserto. Daí, esse material que sofreu erosão e foi alterado ganha o nome de sedimento.

Se os sedimentos são compactados e cimentados naturalmente, formam as rochas sedimentares. Essas transformações, de um tipo de rocha em outro, acontecem o tempo todo na natureza. É o chamado ciclo das rochas.

Rochas, Recursos Naturais   Ciclo Sedimentares Principais Tipos ciclo das rochas sedimentares

Você conheceu um pouco do que é Rochas, Recursos Naturais, Ciclo  Sedimentares e  Principais Tipos.