Educação e Vestibular – Not 1

 Dentre os vários reinos de seres vivos existentes está o Reino Protista, muito importante e estudado pelos alunos, além disso sempre cai em exames vestibulares de grandes universidade. Conheça hoje as Principais Características dos seus Filos, veja um Resumo dos protozoários mais conhecidos e doenças por eles causadas, além disso tire suas dúvidas e veja a diferença entre Flagelos e Cílios, e mais:

Reino Protista   Características dos Filos, Flagelos e Cílios, Resumo reino protista caracteristicas

Características Gerais dos Protistas:

* Seres de células Eucariontes, podendo ser unicelular (como a Ameba) ou Pluricelular (porém não forma tecidos verdadeiros, todas as células realizam diversas funções), são os mais primitivos do reino animal;

* Incluem seres Autotróficos (que produzem seu alimento) e seres Heterotróficos, caracterizando um grupo bem heterogêneo;

* São Proctistas as Algas Unicelulares do grupo Diatomácias, Dinoflagelados, Euglenófitos e Clorófitos. E também as algas Pluricelulares Clorófitas, Rodófitas e Feófitas. Além desses, são protistas os Protozoários e os Mixomicetos;

* Alguns possuem Flagelos e outros apresentam Cílios, a diferença é o formato e o tamanho, pois em geral desempenha as mesmas funções – Locomoção, etc.

Filos suas Características Específicas:

* Dinoflagelados ou Dinophyta - Unicelulares e Biflagelados (descrevem um movimento rodopiante); as células são cobertas por placas celulósicas (abaixo da membrana plasmática). Podem apresentar os pigmentos Clorofila A e C e Carotenoides), e sua reserva é de Amido.

Há espécies Planctônicas (maioria), Simbióticas (mutualismo com outro animais). O Fenômeno da Maré Vermelha é causado pela proliferação de algumas Dinoflageladas (ocorre em águas aquecidas e com grande quantidade de nutrientes minerais originados de esgotos e fertilizantes).

* Diatomácias ou Bacillariophyta – são Unicelulares que possuem as células revestidas por Duas Carapaças (frústulas) que se encaixam com uma caixa de sílica (SiO2). Podem apresentar os pigmentos Clorofila A e C e Fucoxantina (dourado).

Vivem no plâncton marinho e de água doce onde são os mais importantes produtores de alimento. A Reprodução pode ser assexuada por Bipartição ou Sexuada.

Reino Protista   Características dos Filos, Flagelos e Cílios, Resumo protistas exemplos* Euglenophyta ou Euglenas – são unicelulares, sendo a maioria de água doce. Possui 1 ou 2 flagelos, Cloroplastos com Clorofila A e B, sua reserva é o Paramilo. Apresenta o Estigma – mancha ocelar que percebe variações de intensa luminosidade.

Classificação Quanto ao tipo de Organoide Locomotor:

* Rizópodes ou Sarcodíneos – se locomovem por Pseudópodes (falsos pés, são avanços da membrana), exemplo Entamoeba histolytica;

* Flagelados ou Mastigóforos – protozoários que se locomovem por apêndices em forma de Chicote (flagelo), exemplo Trypanosoma cruzi;

* Ciliados – Movem-se por meio de Cílios (pequenos flagelos), exemplo Paramecium caudatum;

* Esporozoários – Reproduzem-se por esporos, estão associados à Malária (Plasmodium falciparum/malarie/ovale).

 Doenças Causadas por Protistas:

* Amebíase – causada pela Entamoeba, pode ocasionar Disenteria, processos inflamatórios e necróticos.

* Doença de Chagas – causada pelo Trypanosoma cruzi e transmitida pelo Barbeiro, através se suas fezes.

* Doença do Sono – causada pelo Trypanosoma gambiensi  e transmitida pelo mosquito Tsé-tsé.

* Malária – por algumas espécies de Esporozoários (acima citados), da qual o vetor é a fêmea do mosquito Anopheles (mosquio-prego).

**Dúvidas ou Comentários, escreva para o Not 1…