Mundo - História e Atualidades

Presidente do Paraguai Fernando Lugo Sofre Impeachment pelo Senado







Mundo Histórias e Atualidades – Not1

Presidente do Paraguai sofre impeachment

Neste dia 22 de julho de 2012, Fernando Lugo, presidente do Paraguai, sofreu Impeachment e foi condenado pelo Senado do país. Lugo aceitou a decisão tomada, mas se diz ressentido (“saio pela porta maior, o coração”).

Os Países vizinhos, alguns do Unasul (União das ações Sul-Americanas), consideram que a situação é de Golpe de Estado, num quadro caótico . O processo se deu de maneira muito rápida, o impeachment de Lugo foi votado e venceu por 39 votos contra 4, mas a ação não deu direito de defesa para o presidente o que está sendo avaliado como quebra de clausulas democráticas.

Quando estava no poder, Lugo sofreu alguns desgastes que foram iniciados por conta do conflito agrário que terminou com 17 mortos na semana passada no interior do país. Além disso, o ex-presidente havia rompido com o Vice e posteriormente com o parlamento. A oposição acusou Lugo de ter agido mal no caso e de estar governando de maneira “imprópria, negligente e irresponsável”.

A votação no Senado foi  pela condenação e pelo impeachment do socialista Lugo o qual aceitou a decisão, dizendo que respeita o Senado, mas não concorda com tudo o que está acontecendo.

Confira suas palavras… “Submeto-me à decisão do Congresso”, disse em discurso no palácio presidencial. “Mas a história paraguaia, e sua democracia, foram feridas profundamente.”

Parte da população é contra o Impeachment e fazem manifestações na praça em frente ao Congresso …

Lugo sofre impeachment

REUTERS

Quem assumiu o poder agora foi o vice-presidente, Federico Franco que governará até as eleições em Abril de 2013. Muitos países se manifestaram contrários ao Impeachment e não reconhecem Federico como presidente. 

Se for confirmado pela Diplomacia Internacional que houve realmente Golpe e violação dos direitos de defesa, a Chamada de Carta Anti-Golpe pode ser colocada em prática. Seu regulamento prevê o bloqueio comercial e o fechamento de fronteiras no caso de ruptura constitucional do país, no caso o Paraguai.

 

****Qual sua opinião sobre Fernando Lugo Sofre Impeachment Condenado Senado Paraguai, Aceita Decisão

Assuntos do Artigo:
  • população do paraguai

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.