Brasil

Pré-Sal – Formação e Relação com a Deriva Continental, Petróleo







Saiba mais sobre a Formação do Pré-Sal em paralelo com o Conceito de Deriva Continental, enfatizando a ligação que há entre a costa Brasileira e a costa Africana.

O mapa da Terra, tal como  conhecemos hoje, está em lenta e permanente mudança. Essa percepção pode vir de um exercício cartográfico, de desenhos de uma sucessão de mapas formando uma linha do tempo – desde Gondwana até hoje. À esse processo de mudança chamamos de Deriva Continental, que acontece por causa do movimento do magma abaixo da crosta Terrestre.

Mas e qual a Relação da Formação do Pré-Sal e a Deriva Continental?

O pré-sal se formou a partir da separação do Brasil da África, quando deixou de existir o continente único de Gondwana. Antes de se abrir a fenda entre os continentes, os rios africanos e brasileiros levavam material orgânico de alta qualidade e o depositaram na fenda. Quando houve a separação, esse material afundou e se tornou a chamada rocha geradora de petróleo, onde ficou confinado por milhares de anos. Houve evaporação da água em larga escala e o sal, então, passou a repousar em cima daquela rocha. Por isso ela se chama de pré-sal, pois surgiu antes da camada de sal.

Um reservatório convencional de petróleo é formado por material orgânico, assim como o pré-sal, porém que, em vez de ficar aprisionado em baixo da camada de sal, se desprende da rocha geradora e, em parte se perde, em parte se prende a outra rocha. Além do desperdício, a segunda desvantagem do reservatório convencional é que, por ser ‘aberto’, ele sofre a ação de microorganismos que comem o petróleo leve – de maior valor e utilidade – e deixam o pesado. Porém no caso do pré-sal, isso não ocorre.

Assuntos do Artigo:
  • formação do pré sal

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. laila disse:

    obrigado estava precisando dessa resposta

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.