Curiosidades

Por que os Alimentos Mofam? Dúvidas e Curiosidades sobre Mofo e Bolor







Curiosidades que ocorrem na alimentação

Por que será que os alimentos mofam? Confira a resposta para essa Dúvida e veja também Curiosidades: Existem alimentos mofados que não estão estragados! Há Fungos que comem Tecidos…

Como o alimento Mofa e Por quê?

Essas manchas esverdeadas são o que chamamos de mofo ou bolor: seres vivos microscópicos, que fazem parte do grupo dos fungos. Eles são capazes de aproveitar frutas, madeiras, tecidos, pão, couro e outros materiais como alimento, sendo que a variedade de fungos que existe é tão grande que o mofo que se alimenta do pão, pode não ser o mesmo que se alimenta do tecido do seu sofá.

Quando os fungos agem sobre uma fruta, um legume ou um pedaço de pão, eles mudam as características do alimento, como o cheiro e a cor, o que nós, é um sinal que o produto está apodrecendo; saiba que comer alimentos nessas condições é um perigo por que os fungos também podem liberar substâncias tóxicas, que ingeridas, causam sérios problemas no seu organismo.

Mas você sabia que existe alimentos mofados que não estão estragados?? Um exemplo é o queijo gorgonzola, feito de leite de vaca e produzido originalmente na cidade italiana de Gorgonzola. Esse é um tipo de queijo que só pode ser considerado pronto depois que mofar.

Para fabricá-lo, deve ser adicionado o fungo Penicillium roqueforti ou o Penicillium glaucum ao leite de vaca. Esse tipo de fungo alimenta-se da gordura do leite, e liberam substâncias que não são nocivas ao ser humano e dão aquele gostinho especial ao queijo.

Mas esteja sempre atento à aparência dos alimentos, mesmo dos queijinhos mofados e comestíveis.

*** Participe do nosso blog Not1 e Comente O que achou sobre os Por que os Alimentos Mofam? Dúvidas e Curiosidades sobre Mofo e Bolor

Assuntos do Artigo:
  • porque os alimentos mofam
  • porque o pao mofa
  • queijo mofado
  • como os alimentos mofam
  • porque as coisas mofam
  • pq os pães mofaram

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Wagner disse:

    Mas por exemplo: quando tem uma fruta que está mofada só em um pedaço que da pra tirá-la, isto pode causar alguma coisa se ingerida ou o que faz mal pode ser tirado sem que ela se espalhe pela fruta, pão, etc.

  2. Maria Aparecida da Silva Carneiro Ferreira disse:

    Bom dia!

    O meu questionamento é mais uma pergunta do que comentário, eu quero saber se ingerimos um alimento que esta com cheiro de mofo faz mal? Por exemplo deixei umas frutas dentro de uma sacola e esuqeci de comer, quando me lembrei estavam bem mofadas, joguei fora é claro, porém eu tinhas outros alimento na mesma gaveta e sinto que algumas coisas estão com gosto e cheiro diferente, será que foram contaminados?

     

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.