Saúde

Plantas e a Saúde,Medicina Popular,Ervas Medicinais,Plantas Venenosas







Saúde e Bem-Estar – Not1

Plantas e a Saúde,Medicina Popular,Ervas Medicinais,Plantas Venenosas

Você sabia que hoje em dia a Medicina Popular é muito utilizada? Ervas medicinais e o conhecimento com as plantas que fazem bem e as que fazem mal, as venenosas.

As Plantas e a Medicina Popular:

Em qualquer região do mundo, as tradições das populações nativas incluem conhecimentos básicos sobre efeitos curativos das plantas. Os pajés e os curandeiros de fato conhecem algumas propriedades específicas de certas plantas, usadas por muitas gerações ancestrais. 

É fácil constatar que os caboclos e os caiçaras também sabem que algumas plantas, usadas sob a forma de chás e extratos, ajudam no tratamento de problemas nervosos, respiratórios, digestivos e circulatórios, entre outros.

Também é bastante comum ouvirmos falar de plantas medicinais com efeitos cicatrizantes, anti-inflamatórios, analgésico, digestivo e calmante.

A Medicina popular, no entanto, deve ser vista com muito critério. Primeiro, é necessário conhecer a planta e saber qual é o seu órgão (raiz, caule, folhas, frutos, flores ou sementes) indicado para uso médico. Em seguida, é indispensável saber o modo de usá-las (chás, compressas, fricção). Deve-se ainda evitar o uso continuado e especialmente ter cuidado com as doses empregadas.

Os cuidados devem ser maiores quando a substancia é ingerida.

As Ervas da Medicina Caseira?

Você já deve ter ouvido frases como esta:

” A Criança está com tosse, dê um chá de hortelã, com mel.” “Quando a pessoa está com enjoo e digestão difícil, deve tomar chá de boldo ou camomila”

E, de fato, algumas ervas de uso comum são comprovadamente muito boas para o tratamento de várias indisposições e doenças. Essas ervas têm substâncias que realmente melhoram o estado do organismo. Essas e muitas outras ervas da medicina caseira, usadas especialmente como chás, podem ser a solução fácil e barata no Tratamento de alguns dos nossos problemas de saúde mais simples.

Plantas Venenosas:

Muitas plantas usadas normalmente na ornamentação de interiores ou jardins ou que crescem espontaneamente em quintais e sítios são tóxicas. É importante reconhecê-las e evitá-las, pois os acidentes de envenenamento acontecem com maior frequência do que se pensa.

Nos casos mais graves, as toxinas de origem vegetal atacam os sistemas digestório, circulatório, muscular e nervoso. Sintomas de envenenamento são em geral vômitos, tontura, convulsão, disenteria e perda de consciência.

Quem ingere acidentalmente alguma planta deve procurar com urgência um médico, se tiver algum desses sintomas.

Fonte: Livro – Ciências – Entendendo a Natureza 7º ano. 

**Gostou da Matéria? Comente e tire suas dúvidas.

 

 

 

Assuntos do Artigo:
  • Medicina popular
  • ervas medicinais
  • ervas que fazem parte da medicina popular

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.