Meio ambiente e Ecologia

Plantas Carnívoras, O Que é, Como Vivem,Veja Fotos Plantas Carnívoras







Meio Ambiente e Ecologia  Not1

Plantas Carnívoras, O Que é, Como Vivem,Veja Fotos Plantas Carnívoras

As plantas carnívoras (insetívoras) são fotossintezantes, pois suas folhas e até caules tem tecidos clorofilados. No entanto elas podem crescer bem em solos relativamente pobres em nitrogênio, elemento básico, indispensável á construção das suas células.

As plantas carnívoras aprisionam insetos e outros pequenos animais em suas folhas, que são modificadas em eficientes armadilhas para capturar e digerir suas presas.

Absorvem então substâncias orgânicas simples e elementos como enxofre, potássio e fósforo.

Essas plantas são pequenas, de poucos centímetros, embora algumas folhas-urnas, de captura dos insetos tenham até 30-40 centímetros de comprimento.  Saiba como funciona seu processo digestivo, captura …

Em Nepenthes sp., por exemplo, as urnas em forma de jarro no fundo, tem cores e odores atraentes, superfície interna muito lisa, o que a torna escorregadia.

Veja mais uma foto dessa planta carnívora…

Saiba como funciona a captura: o inseto atraído cai na urna, que acumula no fundo as enzimas digestivas, e é digerido, e as substâncias resultantes são absorvidas.

Em Drosera sp. as folhas tem muitos pelos glandulares que se curvam sobre o inseto, capturam-no e lançam sobre ele as enzimas. Veja foto…

Em Dionaea sp. a folha tem limbo articulado. Ele se dobra com rapidez, por estímulo do inseto que anda na sua superfície, aprisionando-o numa espécie de gaiola, onde é digerido, veja foto…

O que você achou das plantas carnívoras?!  São muito interessantes, comente aqui, Not1

Fonte: Livro: Ciências Entendendo a Natureza  7º ano     Os seres vivos no ambiente  Editora Saraiva

As plantas são  seres vivos, você sabia disso?!  Elas também se alimentam para crescer e reproduzir, como os homens e todo ser vivo…

Comente aqui, Not1 suas curiosidades sobre plantas carnívoras

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.