Meio ambiente e Ecologia

Pirâmides Ecológicas,De Números,De Biomassa e De Energia,Como Funciona







Meio Ambiente e Ecologia – Not1

Pirâmides Ecológicas, De Números, De Biomassa e De Energia, Como Funciona

Esta foto representa a base da pirâmide ecológica, que representa os produtores; sobre ela, apóia-se a camada representativa dos consumidores primários, seguida da camada correspondente aos consumidores secundários e assim sucessivamente.

Os decompositores recebem matéria orgânica de todos os níveis tróficos. Nos ecossistemas, a transferência de energia e de matéria pode ser analisada a partir dos produtores. Uma sequência linear em que um organismo serve de alimento para o outro, recebe o nome de Cadeia Alimentar.

Hoje vamos conhecer três tipos principais de pirâmides ecológicas: de números, de biomassa e de energia.

O Que é Pirâmides de Números?!

Muitos pés de capim são necessários para alimentar um inseto, e muitos insetos, para alimentar um mamífero. Uma ave de rapina, necessita de vários mamíferos para se alimentar e sentir satisfeita. Nesse contexto, a quantidade de indivíduos diminui de um nível trófico para o seguinte.

Tudo isso pode ser representado por número de indivíduos de cada nível trófico por uma pirâmide de números, construída com camadas sobrepostas, de larguras proporcionais ao número de indivíduos de cada nível.

Tem a pirâmide de números invertidas, exemplo: Uma árvore (produtor) cede alimento a muitas aves (consumidores), que fornecem alimento a um número muito maior de protozoários parasitas (consumidores secundários).

Confira uma Pirâmide de números…

Pirâmide de números invertida…

Agora que você pode ler e ver exemplos de Pirâmides de Números e Pirâmide de Números Invertida, vai conhecer a Pirâmides de Biomassa

As pirâmides de biomassa representam a massa total de indivíduos que compõem os níveis tróficos. Para entender melhor, vamos dar exemplos: uma onça adulta tem massa de 150 kg e consome, ao longo de um ano, mais de 2.ooo kg de  carne, o que  equivale a cerca de oito bois. Essa quantidade que os bois ingere, por ano, equivale a 200 toneladas de capim.

Há situações em que, em um determinado momento, a massa de produtores é menor do que a de consumidores primários. Em ecossistemas aquáticos, os produtores são formados principalmente por algas microscópicas unicelulares, que constituem o fitoplâncton, que serve de alimento para pequenos crustáceos e outros componentes do zooplânncton, ingerido pelos peixes.

As algas reproduzem rapidamente, reponho os indivíduos consumidos; já os crustáceos apresentam reprodução mais lenta. Sendo assim, em certo momento, a massa de algas pode ser menor que a de crustáceos.

Saiba O Que é Plâncton… é o conjunto de organismos com deslocamento predominantemente passivo, na superfície de ecossistemas aquáticos, ou cuja capacidade de locomoção não é suficiente para vencer o deslocamento das massas de água (marés e correntes).

Confira foto ilustrativa de Pirâmides de Biomassa…

Agora que você já conhece a Pirâmides de Biomassa, vamos falar sobre a Pirâmide de energia…

Os organismos de cada nível trófico utilizam apenas parte da energia que obtem para se manter em atividade, uma vez que perdem energia na forma de fezes, urina, outros resíduos e, principalmente, na forma de calor.

A transferência de energia entre os níveis tróficos pode ser apresentada por uma pirâmide de energia. Em cada camada representa o total de energia armazenada nos componentes daquele nível trófico…

Veja uma foto ilustrativa da Pirâmide  de energia…

Curiosidade… Não existe pirâmides de energia invertidas. Cada nível trófico concentra mais energia que o nível superior. Quanto mais afastados os níveis tróficos estiverem dos produtores, menor será a quantidade de energia armazenada.

Fonte: Volume Único   Biologia     José Arnaldo Favaretto e Clarinda Mercadante         Editora Moderna

O que achou dessa matéria?! Pirâmides Ecológicas, De Números, De Biomassa e De Energia, Como Funciona

Tem mais alguma dúvida?!  Participe do nosso Blog, Not1 e Pergunte

Assuntos do Artigo:
  • pirâmide de números
  • piramides ecologicas
  • piramides de numeros
  • piramide ecologica
  • piramide ecologica de números
  • piramide de número
  • piramides ecologicas de numeros
  • ztevivobros
  • pirâmide ecologica numero biomasa energia
  • pirâmide ecológica de biomassa

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Jadielson disse:

    muito bom esse site

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.