Paulo Freire   Vida e Obra, Método, Alfabetização, Frases e Entrevista paulo freire educacao vida

Paulo Freire é um educador internacionalmente conhecido pelo seu método alfabetização, sua concepção pedagógica e seu grande desejo de transformação, contribuem e permitem aos educadores uma reflexão maior sobre sua prática pedagógica atualmente.

Biografia, Vida e Obras de Paulo Freire:

Paulo Régis Neves Freire nasceu em 19/9/1921 em Recife. Foi alfabetizado pela mãe, que o ensina a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa da família. Estudou Direito na Faculdade de Direito do Recife, casou-se com a professora primária Elza Maia Costa Oliveira e teve cinco filhos.

Em sua Vida trabalhou como professor em escolas, dirigiu o departamento de educação e cultura do Sesi. Em 1964, foi convidado pelo presidente João Goulart para coordenar o Programa Nacional de Alfabetização. Já em São Paulo, foi chamado pela prefeita Luiza Erundina para ser o Secretário municipal da Educação. Depois começou a assessorar projetos culturais na América Latina e África. Paulo Freire morreu de infarto, em 2/5/1997, na cidade de São Paulo.

Obras e Pensamentos: em suas idéias, defendia que a alfabetização de adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador. Desta forma, o adulto deve conhecer sua realidade para poder inserir-se de forma crítica e atuante na vida social e política.

Sua principal obra é Pedagogia do Oprimido, lançada em 1969, na qual está detalhado o método de alfabetização de adultos de Paulo Freire. Já sua última obras foi Educação e atualidade brasileira, em 2001.

Confira as Melhores Frases de Paulo Freire:

– Não há vida sem correção, sem retificação.

– Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão

– A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda.

– A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

– A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.

-As terríveis conseqüências do pensamento negativo são percebidas muito tarde.

– Amar é um ato de coragem.

– A leitura do mundo precede a leitura da palavra.

– Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos

– Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.

Assista o Vídeo da Última Entrevista com o Educador Paulo Freire: