Scroll Top

Datas Comemorativas

Páscoa – História do Ovo e Símbolos da Páscoa







A Páscoa é uma data comemorada pelos cristãos. É a data mais importante da cristandade porque fala da ressurreição de Jesus Cristo, que significa a vitória sobre a morte, a libertação.  A Páscoa é sinônimo de renovação, vida nova, ressurreição de ideias e esperança.   Uma data cheio de simbologia.

Vamos conhecer a História do Ovo e dos Símbolos da Páscoa. 

Páscoa - História do Ovo e Símbolos da PáscoaFoto/Divulgação Páscoa Cristã

Os Símbolos da Páscoa

Ovos – representa o nascimento,  fonte de vida, pois guarda dentro de si uma vida nova que esta por nascer…

Sinos – no domingo de Páscoa, os sinos anunciam a data tão importante ressurreição de Cristo…

Pão e Vinho – simboliza para os cristãos o corpo e o sangue de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na última Santa Ceia.

Coelho – símbolo da fecundidade, pois se reproduz rapidamente, gerando novas vidas…

Colomba Pascal – Criado na Itália é um pão doce em formato de pomba. A pomba representa a paz de Cristo e também o Espírito Santo.

Círio Pascal – é uma vela com as letras gregas ''alfa'' e ''ômega'' (início e fim), a luz representa a ressurreição…

A História do Ovo da Páscoa…

Foi somente depois de muito tempo que se adotou o ovo como símbolo da páscoa. Presentear com ovos coloridos significava desejar vida, fertilidade. No começo, os ovos eram de galinha, cozidos e pintados.

Com o passar do tempo, começaram a ser feitos com grande requinte: passaram a ser de madeira ou de cera e com pintura refinada, tornando-se um verdadeiro artesanato. Depois se passou a fabricar ovos em forma de jóias, utilizando metais nobres e pedras preciosas.

Mais tarde, o ovo de chocolate surgiu junto com as indústrias de chocolate (Europa, por volta de 1875).  Eram feitos sem atrativos, mas de alto custo, por ser sua matéria prima importada, tornando-se presentes finos para pessoas queridas.

Em 1906, começaram a aparecer os ovos enfeitados. Eram recheados com chocolates de vários tipos e a decoração feita com flores coloridas, aplicações de animais de pano.

No Brasil, a novidade chegou em 1920, vinda de Paris. Hoje os ovos são uma espécie de herança dos ovos coloridos de antigamente. Em todo o mundo civilizado cristão, a Páscoa é comemorada com presentes de ovos de chocolate.

Páscoa - História do Ovo e Símbolos da PáscoaFoto/Divulgação  O símbolo da Páscoa…

Muitas famílias nessa época preparam brincadeiras, músicas, trabalhinhos manuais, artesanatos e contam histórias maravilhosas sobre o grande personagem das crianças na Páscoa: O Coelho!!!

Vamos conferir um Vídeo com deliciosos Ovos de Chocolate….

Aprenda a fazer o Ovo de Colher…

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Páscoa – História do Ovo e Símbolos da Páscoa!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: