Scroll Top

Diversão e Lazer

Palácio do Governador em Campos do Jordão, Exposição, Informações e Fotos







Diversão e Lazer – Not1

Palácio do Governador em Campos do Jordão, Exposição, Informações e Fotos

Para quem gosta de Campos do Jordão, fique sabendo que a cidade não é apenas passagem de fãs de boa música e comidas típicas, mas também de muito turismo e história.

O Palácio do Governador em Campos do Jordão abriga os governadores de São Paulo na temporada de inverno e nos dá a opção de visitar o palácio, a casa e o Museu.

“Palácio, casa, museu: três universos que cabem em um só espaço, onde se interligam em momentos, personagens, fatos e coleções. Como todos nós, cada lugar tem sua história, sua identidade. A Exposição O palácio, A casa e o Museu procura reconstruir a memória do Palácio Boa Vista, de sua implantação ao longo de 26 anos, da aquisição das coleções que atualmente integram o Acerco Artístico – Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e dos fatos que marcaram o seu cotidiano.

Um passeio pelos ambientes do palácio revela cotidianos vividos, proporciona observar objetos em seu conjunto, os padrões de formas e suas origens, as aproximações de estilos entre as peças, o gosto e suas interpretações. Sendo assim, o ambiente expositivo é ativo e determinado pela narrativa que considera a relação do homem com o objeto, impregnado de fatos artísticos, históricos, políticos e sociais.”  Trecho do panfleto de visitação.

O Palácio, A Casa, O Museu:

**Palácio: A ideia de construir um palácio de inverno em Campos do Jordão foi do Inventor do Estado Adhemar de Barros, sendo considerada controvertido e extremamente arrojada na época.

Até os anos 1940, a cidade era famosa pelo clima, particularmente adequado à cura da Tuberculose, atrativo muito diferente da natureza turística que assume hoje. O projeto arquitetônico eclético, inspirado nos castelos europeus, difere da proposta original com características neocoloniais, de autoria do arquiteto George Przirembel.

A pedra fundamental foi lançada em 1938, embora a obra só tenha sido concluída em 1964. Desde então, além de sua função administrativa do Governo do Estado, seus espaços acolhem coleções de arte que privilegiam a arte moderna brasileira na pintura, o barroco na imaginária e no mobiliário artístico e estilos ecléticos na louçaria, prataria, tapeçaria e objetos de adomo.

**Casa: Inicialmente, o destino do Palácio Boa Vista foi de ser residência do Governador, sendo sua vocação primordial acolher o representante do Governo paulista, sua família e convidados. Em 1970, quando aberto à visitação, passou a ser um palácio-museu, conservando também sua função residencial. Grande parte da coleção foi adquirida nas décadas de 1960 e 1970 e permanecem no cotidiano da casa.

Móveis, objetos e equipamentos domésticos, em sua maioria, continuam em suas funções originais. Perceber o ambiente doméstico e seus costumes é característica típica dos museus-casas. Assim, é possível imaginar as leituras na biblioteca, as conversas perto da lareira na Sala de Estar, os jantares na Sala de Banquetes, o som do piano no Salão Nobre, sugerindo o contexto pessoal, social e político das personalidades que viveram na casa.

**O Museu: Aberto à visitação em 1970, pelo governador Abreu Sodré com a ajuda do Secretário de Estado da Fazenda Luís Arrobas Martins, o Palácio ganha características de museu-casa, onde, para além do cotidiano da vida doméstica, o visitante pode observar os objetos em sua forma original, mas em diferente função; a memória pessoal, refletida no espaço privado, transforma-se em memória coletiva e o espaço pessoal torna-se público.

Com a intenção de criar um museu do mobiliário histórico e artístico brasileiro, Luís Arrobas Martins coordenou a criação de um grupo de especialistas que auxiliou na aquisição das obras.

Constituiu-se, assim, em 1969, o grupo Executivo de Aproveitamento do Palácio de Campos do Jordão, responsável pela escolha de móveis, pinturas, esculturas, tapetes, cortinas e objetos de arte que fazem parte do atual acervo. Na década de 1980, foi instituída uma curadoria para formular uma política de pesquisa, documentação e difusão das coleções, preservando-as.

A coleção musealizada promove o estudo e a valorização desse acervo como herança cultural e está de acordo com o compromisso do Governo do Estado de São Paulo de conservar, manter e difundir o patrimônio artístico-cultural.

Enquete:

Já foi em Campos do Jordão? O que achou da Cidade? Já visitou a casa do Governador? Qual foi sua experiência?

Comente aqui no Not1!!

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Palácio do Governador em Campos do Jordão, Exposição, Informações e Fotos!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: