Culinária e Receitas Deliciosas para Páscoa – Not1

Ovos Chocolate, Diet, Tradicional, Arte e História da Páscoa,Receitas

PÁSCOA – Arte e História

Ovos Chocolate, Diet, Tradicional, Arte e História da Páscoa,Receitas

Veja a origem dos ovos com os egípcios, persas e chineses. Esses povos, no início da primavera e nas ocasiões festivas, distribuíam ovos naturais simbolizando a origem da vida, a criação e a fecundidade, os ovos eram pintados e oferecidos aos amigos.

O hábito foi adotado pelos cristãos como forma de representar a Páscoa, significando a ressurreição de Jesus Cristo. A adoção dos ovos como símbolo da Páscoa está ligada ao fato de que o ovo, aparentemente morto, contém uma vida que aparece subitamente.

Ovos Chocolate, Diet, Tradicional, Arte e História da Páscoa,Receitas ovo pascoa3

Os ovos naturais foram utilizados por vários séculos até serem substituídos pelo chocolate a partir do século XVIII. Uma descoberta de confeiteiros franceses que inventaram esse modo atraente de comemorar a Páscoa sem deixar de lado a tradição.

A doce arte do chocolate

Como transformar chocolate em pequenas obras  de arte.
Basta usar um pouco da criatividade a partir da receita básica e fazer seus ovos nos formatos que mais lhe agradar.

  • Para quem vai começar a fazer ovos de Páscoa, sugere-se a receita tradicional que é mais simples. Para fazer ovos mais elaborados a pessoa precisa de ter um pouco de experiência, mas um ovo de Páscoa comum pode se tornar especial, basta caprichar na embalagem e no recheio.
  • Para fazer seus ovos são necessários alguns materiais básicos como um pirex de vidro (para derreter o chocolate), uma espátula de metal, uma colher de plástico, a fôrma de silicone ou plástico, papel manteiga e uma assadeira para levar o chocolate para secar na geladeira.

Seja original, faça você mesmo os ovos que vai dar de presente na Páscoa.

DOCE PÁSCOA PARA TODOS

Diabéticos e adeptos de produtos sem açúcar não precisam passar a Páscoa em branco, existe uma grande variedade de chocolates diets no mercado.

Ovos Chocolate, Diet, Tradicional, Arte e História da Páscoa,Receitas ovo%2Bde%2Bp%C3%A1scoa%2B2009

Receita de Ovo de Páscoa Diet

500 gr de chocolate Diet

Preparação:

1- Corte o chocolate em pedaços pequenos e coloque em um refratário alto. Leve em banho-maria e mexa com uma colher de pau até ficar com consistência homogênea. 2- Despeje o chocolate sobre pedra de mármore e vá mexendo até que fique com temperatura fria. 3- Com uma colher, despeje na fôrma apenas um pouco de chocolate derretido, deixando uma camada de chocolate bem fina. 4- Segure a fôrma e raspe a superfície plana com uma espátula. 5- Cubra com papel alumínio e leve à geladeira por 5 a 10 minutos, com a cavidade voltada para cima. 6- Retire a fôrma da geladeira e coloque mais chocolate, formando uma camada mais grossa. 7- Não esqueça de girar a fôrma ou de usar uma colher, para espalhar o chocolate por igual. 8-  Repita a operação, retirando o excesso com a espátula. 9-  Cubra a fôrma com papel e leve-a novamente à geladeira, com a cavidade agora voltada para cima. Após 5 ou 10 minutos, verifique se o fundo está opaco ou esbranquiçado. 10-Retire da geladeira. Para retirar o chocolate da fôrma, vire-a sobre uma superfície lisa para que ele se desprenda. 11-Caso não tenha a pedra mármore, divida a quantidade de chocolate picado em 3 partes. 12- Derreta duas partes em um refratário em banho-maria, mexa bem e vá adicionando a terceira parte aos poucos e mexendo até ficar com a temperatura quase fria.

Sugestões:

1- Use utensílios secos e faca longa para cortar o chocolate sem que as mãos o toquem -

2- Nunca derreta o chocolate diretamente sobre a chama do gás ou sob calor intenso;

3- A Temperagem consiste em derreter e esfriar o chocolate sob condições controladas. Para isso, depois de derreter o chocolate, espalhe-o sobre uma pedra mármore e com ajuda de uma espátula, movimente-o constantemente até que a massa fique quase fria;

4- Depois de feita a temperagem, observe a temperatura do chocolate colocando uma pequena porção sobre as costas das mãos. A sensação que deve passar é a de que o chocolate está frio. A temperatura deve ser de 28ºC. Se preferir, use um termômetro apropriado;

5- Tenha cuidado para não respingar água ou ter qualquer contato de vapor de água com o chocolate.

Receita de Brigadeiro Diet – ingredientes

1 lata de leite condensado dietético

3 colheres (sopa) rasas de cacau em pó sem açúcar

25 g de chocolate dietético em barra

½ xícara (chá) de leite desnatado

2 colheres (sopa) rasas de adoçante dietético

1 colher (sopa) rasa de coco ralado para guarnecer

Coloque os ingredientes em uma panela e leve em fogo baixo. Mexa bem até que se desprenda do fundo da panela. Deixe esfriar, enrole e passe no coco ralado.

Rendimento: 30 brigadeiros com aproximadamente 21,53 Kcal cada.

Leite condensado dietético

1 xícara (chá) de leite em pó desnatado

½ xícara (chá) de água fervendo

½  xícara (chá) de adoçante dietético

½  colher (sopa) rasa de margarina light

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 5 minutos.

Retire e coloque e coloque em um pote com tampa. Conserve na geladeira por  no máximo uma semana ou no freezer por 30 dias.

Rendimento: 12 colheres (sopa) com 31,83 Kcal cada.

 *** Faça essas receitas e  surpreenda a todos que você ama com essas delícias de Ovos Chocolate, Diet, Tradicional, Arte e História da Páscoa    Comente aqui, Not1