Curiosidades – Not1

Origem e Formação dos Diamantes – Curiosidades, História,Valor da Pedra

Hoje o Blog Not1 vai falar sobre a origem e a formação dos diamantes, onde foram encontrados pela primeira vez e como é calculado seu valor!! Veja como isso tem tudo a ver com Química!! Se gostar não se esqueça de comentar!

Origem e Formação dos Diamantes   Curiosidades, História,Valor da Pedra diamante origem curiosidade

Origem e Formação dos Diamantes:

O Diamante é um cristal de carbono puro. É formado da Terra, em profundidades que variam de 80km a 120km, em regiões com alta temperatura (de 110ºC a 300ºC). Esses são locais de “ocorrência primária”. Erupções vulcânicas trazem diamantes à superfície da Terra. Por isso, são encontrados em locais onde houve muita atividade vulcânica, como é o caso do Brasil. Contudo, os diamantes podem ser transportados para rios e até para oceanos, locais de “ocorrência secundária” desse tipo de pedra preciosa.

Onde foram encontrados pela primeira vez??

A Índia é o país onde essas pedras foram encontradas pela primeira vez. No Brasil, foram encontradas no ano de 1725. Nosso país tornou-se o maior produtos nos séculos XVIII e XIX. Atualmente, a África do Sul é o maior produtor mundial de diamantes.

Como é calculado o valor do Diamante??

Para determinar o valor do diamante, usa-se a famosa fórmula dos quatro cês (cor, claridade, corte e carat). Quanto mais clara, mais alto é o valor da pedra. Exceções são os raros diamantes azuis. A Cor dos diamantes claros é levemente amarelada. Quanto mais nitrogênio, mais amarelo é o diamante e menor o seu valor. “Caract” é a unidade de peso. Em português é traduzido como “Quilate”, que é igual a 0,2 grama.

Quanto mais pesado, mais caro o diamante. O Corte é importante, pois mostra a qualidade do trabalho. Por exemplo, um diamante de alta qualidade terá preço baixo se o corte da pedra não for benfeito. Portanto, o diamante mais valioso é aquele que é claro, isto é, que não é leitoso ou com resíduos internos, que tem um bom peso e um corte elegante que realce o seu brilho.

(Fonte: Química e Física – Ciências Novo pensar)

Origem e Formação dos Diamantes   Curiosidades, História,Valor da Pedra rosa diamante e1361558976513

Gostou? Tem dúvidas? Então comente aqui!!!