Meio Ambiente e Ecologia – Not 1

Novo Código Florestal Brasileiro – Mudanças e Impactos no Ambiente

Novo Código Florestal Brasileiro   Mudanças e Impactos no Ambiente codigo florestal e fazendeiros

Um novo código florestal foi proposto recentemente, muito polêmico e com claras tendências de apoio aos latifundiários, grandes pecuaristas e agricultores das regiões centro e norte do país. Esse código representa um Retrocesso à um país como o Brasil (em desenvolvimento no mercado externo e ações internacionais), pois afinal muitos Criminosos (pois os que desmatam áreas de reserva e Mata Nativa estão contra a lei) ficarão impunes e apoiados pela nova lei.

Saiba  ais detalhes e Novas a Clausuras e leis do Código, aprovado nesta terça feira – 24 de Maio de 2011 – pela Câmara dos Deputados brasileira. Informe-se e Posicione-se sobre essa Proposta pois a população deve se conscientizar sobre o que os seus representantes no governo estão fazendo e se mobilizar. O mais Triste foi que a Maior Manifestação contra o Novo Código ocorreu na França e não no Brasil!!!!

Se você ainda está em Dúvida sobre o prevê o Novo Código Florestal, veja uma lista de algumas mudanças:

* Anistia: pretende-se perdoar os crimes de desmatamento realizados até 2008.

* Pequenos Produtores Rurais: Os pequenos fazendeiros, de acordo com a nova proposta não precisam mais ter uma reserva legal em suas propriedades.

* Topos de Morros: Atualmente o plantio de culturas em topos de morros é bem controlado, de acordo com a nova proposta essa prática será mais aberta.

* Matas Ciliares: Pretende-se reduzir o tamanho das matas ciliares de 30 metros para 15 metros

* Reservas Legais: Atualmente a porcentagem de Reservas Legais e Matas Ciliares são computadas separadamente, a nova proposta é que sejam contabilizadas juntas.

* Legislação: Boa parte das decisões relativas ao Código Florestal vão ser agora tomadas pelos Estados e Prefeitura, adaptando assim o Código Florestal as necessidades locais.

Novo Código Florestal Brasileiro   Mudanças e Impactos no Ambiente desmatamento por dinheiro

Quem está a Favor e Quem é Contra?

Os principais defensores do Novo Código Florestal Brasileiro são os Ruralistas e também Fazendeiros. Os Ruralistas – Deputados que em grande parte são também Fazendeiros – estão na Câmara dos Deputados e Senado para defender os interesses dos Produtores Rurais.

Já os opositores ao Novo Código são os Ambientalistas e também uma boa parte dos profissionais de Engenharia Ambiental. Eles afirmam que a nova proposta vai abrir caminho para que muita área verde seja destruída, além de que o abrandamento das Leis Ambientais irá favorecer grandes Fazendeiros interessados somente em lucro.

Posição de Especialistas sobre o Novo Código Florestal (publicada no jornal eletrônico 24 Horas News):

“A partir de agora, a Reserva Legal poderá passar para 50% em muitos Estados e conter espécies exóticas. Ou seja, na prática a Reserva Legal vai passar de 80% não para 50%, mas para 25%. Estamos dizendo que 55% poderá ser desmatado legalmente. É isso o que este Código prepara para a Amazônia” Jean Paul Metzguer, professor da Universidade de São Paulo (USP)

“O Brasil é um país injusto. Não merece o sangue derramado por brasileiros que protegem suas florestas. A aprovação do novo Código Florestal no mesmo dia do assassinato de duas lideranças extrativistas reativa as mesmas causas que levaram ao assassinato de Chico Mendes, o desmatamento em áreas de floresta habitadas e protegidas. É urgente encontrar um equilíbrio entre meio ambiente e agricultura para evitar a proliferação de conflitos na Amazônia”. Mary Allegretti, antropóloga e professora visitante das universidades Yale, Chicago, Florida e Wisconsin-Madison, nos EUA.

Novo Código Florestal Brasileiro   Mudanças e Impactos no Ambiente desvastacao amazonia novo codigo

“Se a Dilma Rousseff não vetar em nada o Código, como aprovado pela Câmara dos Deputados, há o risco de aumento do desmatamento. A sensação de impunidade mostra que o desmate pode continuar. A presidente precisa entrar em campo, porque até agora não entrou” Paulo Barreto, pesquisador do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon)

“A votação do Código e aprovação dele como está, em relação à Amazônia, representa a perda de um fantástico potencial capaz de melhorar a vida da maior parte da população regional e também perda de uma enorme riqueza para o Brasil” Bertha Becker, professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integrante da Academia Brasileira de Ciências.

Novo Código Florestal Brasileiro   Mudanças e Impactos no Ambiente desmatamento florestas platation

Um Código Florestal Rígido e Sustentável é compatível com a condição do Brasil – afinal somos um país rico em Biodiversidade, Matas e Águas Puras, devemos SIM ter um olhar Inovador e Ecológico, para enriquecer de forma INTELIGENTE e sem destruir nossas maiores Riquezas!!!

**O que você acha do Novo Código Florestal? Deixe seu Comentário e Opinião sobre o Tema aqui no Not 1…..

 

Assuntos do Artigo:
  • desmatamento de floresta
  • Quem é contra e quem é a favor ao novo código florestal