Brasil – Not1

Nordeste – Clima, Vegetação,Aspectos Econômicos,Históricos e Ecológicos

Veja Hoje no Not1 um resumo sobre o Nordeste, costumes, aspectos econômicos e Ecológicos, clima, cultura e muito mais aqui!

Nordeste   Clima, Vegetação,Aspectos Econômicos,Históricos e Ecológicos nordeste

O Nordeste é o local aonde nós mais percebemos os traços da colonização do Brasil. O Nordeste foi colonizado com base na economia canavieira: a cana-de-açúcar era cultivada em grandes propriedades monocultoras, com a utilização do Trabalho escravo, além da cana outros produtos como o algodão foram cultivados mas tiveram menor importância. A ocupação colonial, voltada somente para o enriquecimento de Portugal, deixou no Nordeste características marcantes, como a pouca vegetação original e a grande presença da etnia negra na população. No quesito desenvolvimento, no séc. XX, o nordeste passou a ser considerado “região problema”, área decadente que necessitava de ajuda do governo para se desenvolver.

Migrações: As mais importantes foram as imigrações nordestinas, que ocorreram do Nordeste ao Centro-Sul do país, especialmente para as grandes metrópoles a partir dos anos 1930. Com o crescimento do Brasil, ocorreu as superpopulações nas grandes cidades – Como SP, RJ . Muitos atribuem a volumosa saída de nordestinos para outras regiões do Brasil ao problema da seca, mais na verdade o principal motivo das migrações quase sempre é o desemprego.

O Relevo: É marcado pela existência de 2 antigos e extensos planaltos – o planalto Nordestino e o Planalto da Borborema. Entre essas regiões, têm depressões, é onde fica o Sertão, uma região de clima semiárido.

O Clima: É quente, nessa região registram-se temperaturas elevadas.

Hidrografia: É a menos rica do Brasil, apesar disso existe uma bacia  muito importante, a São Francisco.

Nordeste   Clima, Vegetação,Aspectos Econômicos,Históricos e Ecológicos pobreza nordeste 300x225Sertão: O Sertão nordestino, imensa área interior apresenta clima semiárido e vegetação de caatinga. É também conhecido como “Polígono das Secas”, caracterizado por índices de pluviosidade baixos e irregularidades pela ocorrência periódica de secas.

O que marca o sertão nordestino para a imprensa e a opinião pública em geral são as secas, que ocorrem desde o séc. XVI. Desde a época do império, o governo federal adota uma política de combate aos efeitos da seca, fazendo Açudes para represar os rios e assim conseguir reservatórios de água para tornar perenes os rios temporários. Essas medidas não resolveram o problema, mas beneficiaram grandes proprietários de terras e políticos.

Nordeste   Clima, Vegetação,Aspectos Econômicos,Históricos e Ecológicos nordeste turismo

Zona da Mata: A Zona da mata nordestina, ou litoral oriental, é uma área de clima tropical úmido, que se estende do Rio Grande do Norte até a Bahia e concentra a maioria dos habitantes da grande região Nordeste.

Agreste: É uma área de transição entre o sertão e a zona da mata. Corresponde, de forma geral, ao planalto de Borborema. O que caracteriza essa umidade é o  fato de possuir, ao lado das áreas mais úmidas na parte leste, outras de clima semiárido e caatinga na parte ocidental.

O Novo Nordeste:  Uma imagem de atraso e pobreza que acompanha o nordeste até hoje não é totalmente verdade. Existem áreas industrializadas, bem como zonas de agropecuária moderna. O nordeste também é constituído por metrópoles e áreas modernas, por uma música rica, danças variadas, belas paisagens e um grande potencial turístico.

O turismo vem se expandindo muito no nordeste, que possui uma vocação para essa atividade que se multiplica em todo o mundo. A cultura é um atrativo à parte para o turista. Cada estado preserva danças e hábitos seculares. O Nordeste é a região brasileira que abriga o maior número de patrimônios Culturais da Humanidade.

**Gostou? Tem sugestões? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • nordeste
  • clima do nordeste
  • aspectos fisicos da região nordeste
  • aspectos econômicos da região nordeste
  • vegetação do nordeste
  • região nordeste
  • aspectos economicos do nordeste
  • clima do sertão nordestino
  • sertão nordestino
  • Clima nordeste