Scroll Top

Educação e Livros

Música na Educação Infantil e Fundamental, Benefícios ao Aprendizado







A música traz alegria, aprendizado na vida das crianças. É bem mais divertido aquele professor que usa alguns comendos cantando com os alunos. A iniciação musical na Educação Infantil e nas séries iniciais do Fundamental é muito importante e traz inúmeros benefícios para o Desenvolvimento do Aluno, como estimular as áreas do cérebro da criança beneficiando também o desenvolvimento de outras linguagens, além, é claro, de ser uma aula muito divertida e alegre!

Conheça mais benefícios da musicalização nas escolas e como trazer a Música para as Aulas.

 

* É uma linguagem cujo o conhecimento se constrói, portanto a Música na escola é essencial.

* Traz alegria, descontração e entusiasmo ao Aprendizado. Amplia as experiências sensoriais, afetivas e intelectuais das crianças e jovens.

* Possui grande valor no processo de Ensino e Aprendizagem, pois através da educação musical pode-se despertar o interesse do aluno pela música, além de criar situações em o aluno vivencia, analisa e compreende a produção artística musical.

* O ensino da música na educação escolar, deve ser considerado da mesma forma que outras áreas do conhecimento, como a Matemática, a Língua Portuguesa, a História, e a escola é o Local mais propício. Além disso a música pode ser usada como forma de trabalhar com temas atuais, analisando a letra da música e relacionando-as com a realidade da sociedade.

Muitos Professores Confiram que gostam de trabalhar a música em sala de aula, buscando alcançar os objetivos propostos, pois a música:

* Aumenta o interesse pela aprendizagem e Facilita a assimilação;

* Descontrai e Desenvolve ritmos, Estimula o desenvolvimento corporal;

* Torna a aprendizagem significativa e Melhora a interação e a confiança em si mesmo.

Há vários exemplos podem ser dados de atividades maravilhosas para serem desenvolvidas com os alunos na escola, como por exemplo:

* Cantar muito, recorrer aos CDs;

* Brincar de roda; Conhecer o som de diferentes instrumentos de orquestra;

* Contar  histórias com músicas ; Desenvolver o senso rítmico;

* Adivinhar objetos com sons diferentes; Contruir objetos sonoros e observar os sons que eles produzem;

* Escutar o ambiente; Incluir como material dos alunos a flauta doce.

Você costuma cantar com seus alunos?! Os resultados são positivos… Conte-nos sua experiência em sala de aula com música….

Assuntos do Artigo:
  • aula para crianças com vuvuzela

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 1,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Música na Educação Infantil e Fundamental, Benefícios ao Aprendizado!

2 Comentários

  1. silvia maria disse:

    preciso da ajuda de voces ja leciono artes numa escola publica e peguei aulas de musica sem instrumento na escola porem nao tenhoi formaçao nenhuma e gostaria de saber se oferecem curso de musica dou aula da fase introdutoria ate oitava serie

  2. Bianca disse:

    Silvia, se você é professora de artes, fique tranquila, faça com os alunos instrumentos musicais de material reciclavel, como: chocalho feito de latinhas; tambor, feitos com latas maiores e encapados, pau de rumba, com cabo de vassoura cortados em tamanhos pequenos; coco, etc

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: