Sem categoria

Mirmecologista, Especialidade em Formigas- Profissões Curiosas







Profissões – Not1
Mirmecologista, Especialidade em Formigas- Profissões Curiosas

O que não falta nesse mundo são profissões curiosas, mas são eles que descobrem coisas fascinantes sobre temas pouco conhecidos. Hoje iremos falar sobre o Mirmecologista… Estranho, não é? Mas fique sabendo, que esses profissionais estudam a vida das formigas! E quem é que nunca ficou olhando uma formiguinha e se perguntando, como é que ela trabalha tanto!

Para isso, hoje iremos falar mais sobre essa profissão pouco conhecida, a base para nossa matéria é a ‘Revista Ciência Hoje das Crianças’ e o texto é de Eliana Pegorim, do Instituto Ciência Hoje / Rio de Janeiro! Ficou curioso em relação à profissão, então vamos lá:

Quando eu crescer, vou ser… Mirmecologista:

Adivinha qual bicho terrestre que existe em maior quantidade no mundo? Acertou quem disse que são as formigas! Quem nunca ficou um tempão parado olhando como elas andam uma atrás da outra? Ou como podem carregar tantas folhas?

Esse animal minúsculo atrai a atenção de muitos, mas o mais curioso mesmo é o nome do especialistas em formigas: Mirmecologista (Myrmek significa formiga, em grego). Atento a tudo o que a formiga faz, ele pode estudar a forma como as formigas se comunicam uma com as outras, o que cada uma faz dentro o formigueiro e assim vai.

Há quem pense que as formigas só atrapalham, porque vivem de passeio pelos açucareiros e cortando folhas importantes na produção de alimentos. Mas isso não é justo! A maior parte delas têm importância fundamental para o meio ambiente. E é o mirmecologista quem se dedica a estudar como as formigas se relacionam com as plantas e os outros animais.

Esse profissional observa as formigas no lugar onde elas vivem para descobrir como elas se comportam. Assim, ficam sabendo, por exemplo, que elas sobem nos galhos para se alimentar da seiva doce que alguns vegetais produzem e, pelo caminho vão devorando pequenos insetos que comem as plantas.

Mas como um bicho tão pequeno consegue carregar insetos tão grande? Chamando as amigas do formigueiro para ajudar! Juntas, elas conseguem levar o inseto para o formigueiro, aí é que tá: A União faz a Força.

Os mirmecologistas estudam tudo o que as formigas fazem para poder entender como essas ações influenciam outros seres vivos. “Algumas espécies gostam de comer polpa de frutas, deixando as semente limpinhas. E a semente limpa tem muito mais chances de se desenvolver e se tornar uma nova árvore!” diz Paulo Oliveira, mirmecologista da Unicamp.

De vez em quando Paulo vai nas florestas para observar e anotar como as formigas se comportam. “Nessa profissão, a gente pode estudar também como usar as formigas para combater pragas. Assim, podemos evitar a aplicação de substâncias que fazem mal à saúde, como agrotóxicos, nas plantações de alimentos”, conta Paulo.

Aquilo que observa em seus estudos de campo, o mirmecologista pode aprofundar dedicando-se à pesquisa em laboratório e passar seu conhecimento adiando dando aulas em faculdades.

O professor Kleber Del-Claro, da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) explica como sempre é possível encontrar novidades nessa área. “Os machos das formigas só aparecem no formigueiro na época de reprodução. Mas, outro dia, encontramos uma espécie que usa muitas larvinhas de machos para construir o ninho.”Quando Kleber era criança, capturava um ou outro inseto para analisar. “Sempre quis entender como se comportam os animais”.

E não pense que se dedicar as formigas é moleza: um mirmecologista precisa estudar muito. Primeiro fazer faculdade de biologia, no fim da faculdade, o estudante deve escolher ser Ecólogo – especialista nas relações com os outros animais e plantas – ou zoólogo. Só depois, ele se especializa em mirmecologia. E tem muito trabalho à fazer, afinal existem mais de 11 mil espécies de formigas no mundo. E cerca de 3 mil só no Brasil!!

Os próprios mirmecologistas dizem que é preciso paciência para seguir a profissão, afinal as formigas são muito pequenas! Além do mais é preciso ter boa capacidade de observação, ser curiosa e adorar ler, e aí? Essa profissão é para você?

**Gostou da matéria da CHC? E da profissão?? Comente aqui no Not1.

Assuntos do Artigo:
  • profissoes curiosas
  • profissoes diferentes curiosas
  • profissões diferentes e curiosas

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. LUANA disse:

    QUE BUNITINHA

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.