Scroll Top

Notícias

Millôr Fernandes 1923-2012 Chargista, Escritor, Tradutor e Dramaturgo







Notícias dos grandes homens Brasileiros –  Not1 Millôr Fernandes 1923-2012 Chargista, Escritor, Tradutor e Dramaturgo Millôr Fernandes considerado um dos maiores frasistas do Brasil, fundador do semanário ''O Pasquim'' se consagrou como Chargista, tradutor e dramaturgo. Millôr nasceu Milton Viola Fernandes, no Rio de Janeiro, em 27 de maio de 1924, segundo sua certidão de nascimento… mas outras fontes apontam a data de 16/08/1923. 

Filho do espanhol Francisco Fernandes e da brasileira Maria Viola fernandes, nasceu e foi criado no subúrbio carioca do Méier. Perdeu os pais ainda muito pequeno: quando o pai faleceu Millôr era ainda bebê, e a mãe perdeu aos 10 anos de idade.

Confira o que ele disse sobre isso:

'' Sozinho no mundo, tive a sensação da injustiça da vida e concluí que Deus em absoluto não existia'', '' Mas o sentimento foi de paz, a paz da descrença'' Em 1938, entrou no Liceu de Artes e Ofícios e começou a trabalhar na revista

''O cruzeiro''. Ali, se tornaria um dos principais nomes do jornalismo e das artes no Brasil. Millôr era morador de Ipanema  desde 1954, colocou o Posto Nove e o Frescobol no mapa. Bom nadador, adorava curtit uma praia. Profissionalmente foi um grandioso homem que se destacou em tudo o que fez.

Foi premiado como desenhista, requisitado como tradutor ( de shakespeare, Moliére, Sófocles, Bernard shaw), autor de peças célebres como ''Liberdade, Liberdade'' (1965), uma das obras pioneiras do teatro de resistência ao regime militar.

Publicou mais de 50 livros a partir de 1946, boa parte compilando textos humorísticos e desenhos feitos para a imprensa, dentre eles

  '' Fábulas Fabulosas'' (1964). Fiel a seus princípios, Millôr teve problemas com políticos. Em 1968 começa escrever na ''Veja''. Publica o livro '' Hai-Kais''. Em 1969 é um dos fundadores do semanário ''O Pasquim'' conquistou prêmios no teatro e por onde passou e trabalhou.  Deu sua contribuição nos jornais e na televisão. Era admirado por todos que tiveram o prazer de conviver e conhecê-lo…

Cerimônia de despedida de Millôr deixa saudades e um exemplo de excelente profissional e  pessoa, parentes e amigos deixaram o Memorial do Carmo e seguiram até o crematório do Cemitério do Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro, para acompanhar a cremação de Millôr Fernandes.

Confira algumas charges engraçadas  de Millôr…

E mais… E mais… E mais… Comente aqui, Not1 sobre este escritor maravilhoso….    

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Millôr Fernandes 1923-2012 Chargista, Escritor, Tradutor e Dramaturgo!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: