Scroll Top

Educação e Livros

Microbiologia e os Animais Invisíveis – O que é e Curiosidades







Educação – Not1

Microbiologia e os Animais Invisíveis – O que é e Curiosidades

Você gosta de ficar inteirado no mundo das curiosidades?? Então confira hoje no Not1 mais sobre a Microbiologia e os animais que são invisíveis a olho nu, saiba o que é e como funciona. Confira:

A Microbiologia, estudo das formas de vida invisíveis a olho nu, tornou-se possível na segunda metade do século XVI, quando o polidor de lentes holandês Antonie de Leeuwenhoek construiu um microscópio que aumentava as imagens 280 vezes, permitindo pela primeira vez a observação de protozoários unicelulares de sangue humano e bactérias.

As bactérias são as menores formas animais capazes de existência independente. Mesmo as maiores correspondem a um décimo do tamanho de um glóbulo vermelho humano, que mede apenas 0,08mm. As menores bactérias são 11.000 vezes menores do que a célula sanguínea.

**Escorregadio:

Contudo, estes organismos diminutos são gigantes em comparação com os vírus, organismos que requerem um hospedeiro para viver e se reproduzir. No início do século XX, os vírus eram conhecidos como "Agentes Filtráveis", porque atravessavam filtros capazes de reter qualquer bactéria.

O vírus do mosaico do tabaco, que descolora as folhas daquela planta, é 100 vezes menos do que a menor das bactérias; o menor vírus conhecido, que provoca a doença dos tubérculos, fusanos nas batatas, e 2,500 vezes menor. Só são "Visíveis" através de poderosos microscópios eletrônicos.

Entre as bactérias e os vírus, não só pelo tamanho mas também pela complexidade, situa-se um terceiro grupo de microrganismos, conhecido por Rickettsia, que inclui os agentes de doenças como o tifo.

As Rikettsias são classificadas como o vírus porque usam as células de outras formas vivas para se reproduzir. Seu descobridor, Howard T. Ricketts, estava estudando o tifo na Cidade do México, em 1907, quando contraiu a doença e morreu.

As Rickettsias maiores podem ser observadas com um microscópio óptico e são dez vezes maiores do que a menor das bactérias. Nem por isso são monstros – medem apenas cerca de 0,00006 mm, pequenas o suficiente para que seja necessário alinhar 9.500 delas para igualar o diâmetro de um fio de cabelo.

FONTE: Livro – "Você Sabia?" Reader's Digest – Uma nova forma de ver o mundo espantoso e fascinante em que vivemos.

**Gostou da Matéria? O que acha sobre a Microbiologia?? Comente sua opinião aqui no Not1.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Microbiologia e os Animais Invisíveis – O que é e Curiosidades!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: