Mundo – História e Atualidades – Not 1

Conheça a trajetória das Civilizações da Mesopotâmia - Povos que habitam e suas Características Políticas, Econômicas e Sociais – além de Importantes marcos e Heranças de sua Cultura. Essas informações com certeza irão te ajudar à estudar a Antiguidade Oriental para o Vestibular ou fazer pesquisas e Trabalhos, Confira:

Mesopotâmia   Política, Sociedade, Cultura, História Antiguidade Oriental Mesopotamia crescente fertil

A Mesopotâmia é a Região entre os Rios Tigre e Eufrates, localizada no Crescente Fértil que você pode observar pelo Mapa. As Civilizações que ali se desenvolveram eram chamadas de Hidráulicas, pois dependiam e estavam relacionadas aos rios – foi ocupada a partir do II Milênio a.C. Várias Tribos, como os Sumérios, Acádios, Amoritas, Assírios e Caudeus, lutaram pela posse das terras aráveis e férteis.

Política - Teocracia, na qual o Governante é visto como representante dos Deuses. O Clero era forte e interferia no poder político.

Fases e Impérios:

- Sumérios e Acádios (2800 aC a 2000 aC)

- 1º Império Babilônico (1800 aC a 1600 aC) – Destaque para o Rei Hamurabi

- Assírio (1875 aC a 612 aC)

- 2º Império Babilônico (612 aC a 539 aC)

Economia - Agropastoril, destaque na produção de Cerâmica. Além disso, graças ao contato constante com outras civilizações, as cidades Mesopotâmicas começaram a se constituir em importantes centros de Defesa e Comércio.

Cultura da Mesopotâmia:

Mesopotâmia   Política, Sociedade, Cultura, História Antiguidade Oriental Zigurate Mesopotamia Historia 300x199

* Arquitetura e Engenharia – Construção dos Zigurates (Pirâmides de Degraus) e os Jardins Suspensos da Babilônia;

* Escrita Cuneiforme, Aperfeiçoaram as Operações Matemáticas, Astronomia, Calendários e Geometria aplicada;

* Código de Hamurabi – primeiro conjunto de Leis Escritas que tinham por base os Princípios de equidade e Justiça (entre mesmas classes sociais), resumidas na Lei de Talião – Olho por Olho, Dente por Dente.

* O povo Assírio era um Ícone de Crueldade, faziam-se temidos por todos. Apesar disso, o Rei assírio Assurbanipal criou uma Biblioteca que contribuiu para o Desenvolvimento Cultural da Época.

Religião e Curiosidades:

* Assim como os Egípcios, possuiam um Religião Politeísta, embora se diferenciavam do povo do Nilo por Não Acreditarem em Vida após a Morte, nem preocupações éticas.

* Criam na Predestinação e Destino, por isso desenvolveram  Horóscopos – leituras astronômicas com interpretação Mística.


Assuntos do Artigo:
  • politica da mesopotamia
  • mesopotâmia politica
  • mesopotâmia cultura
  • cultura da mesopotamia
  • política mesopotâmia
  • politica na mesopotamia
  • cultura mesopotamica
  • mesopotamia sociedade
  • antiguidade oriental mesopotamia
  • mesopotamia politica resumo