Scroll Top

Profissões

Médico-Legista, Profissão de Arrepiar – Como Funciona, Informações

Profissões – Not1

Médico-Legista, Profissão de Arrepiar – Como Funciona, Informações

Você Conhece a Profissão de ser Médico-Legista? Sabe o que ele faz? Está interessado no assunto…Bom os Médicos Legistas preferem trabalhar com os morto, que já não podem mais falar, mais ainda tinham muito a dizer.

O médico-Legista tem uma profissão que causa calafrios e gera a mesma dúvida em muita gente: Por que será que alguém se forma em medicina para se dedicar a quem, digamos, já bateu as botas?? Pois tome nota: o trabalho desses profissionais é muito mais do que apenas lidar com pessoas que já morreram.

Médicos-legistas trabalham, sim, com cadáveres, identificando a causa da morte e , também, analisando corpos para ajudar a polícia a decifrar muitos enigmas em suas investigações. Mas gente viva – Acredite! – Passa pela avaliação desses especialistas. Veja só: Os médicos-legistas são muito ocupados com os exames de corpo de delito. O que é isso? São exames realizados no Instituto Médico Legal (IML) quando uma pessoa sofre algum tipo de violência física. Neles, o médico confirma ou desmente a ocorrência e o tipo de agressão.

Todos os casos atendidos no IML envolvem algum tipo de investigação. Sérgio Simonsen, médico-legista e diretor do Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto, no RJ, explica melhor:

“A Nossa informação não é uma informação médica, é uma informação para atender ao interesse da Justiça” Ou seja: os vivos que chegam ao IML passaram antes por uma delegacia para fazer uma denúncia e de lá foram encaminhados para a realização do exame corpo de delito. No caso de pessoas mortas, os corpos vão ao IML apenas em caso de mortes violentas ou para investigação, quando não se sabe ainda a causa da morte. De forma simples, podemos dizer que esses doutores são receitam medicamentos, não fazem curativos, tampouco indicam tratamentos. Aliás, nem pacientes eles têm. Sim! No IML, as pessoas atendidas  são chamadas de periciadas, porque estão lá para passarem por uma perícia, ou seja, pelo exame de corpo de delito.

Para seguir a carreira de médico-legista é preciso, claro, se formar em medicina e ter qualquer área como especialidade, porque todas elas são necessárias no IML.

Depois de concluir essa etapa, é preciso prestar um concurso para entrar na Polícia Civil Técnica, se aprovado o futuro médico-legista passa por um treinamento dentro da Academia de Polícia e se torna, além de médico legista, também um policial. Depois disso você está apto para exercer sua função.

Qual perfil ideal para ser um médico Legista? O Doutor Sérgio dá dicas: “É importante ser persistente, estudioso, não ter medo de sangue, não ser afobado, para não tirar conclusões precipitadas.” Isso é muito importante porque um erro em um exame Médico-Legal pode levar as investigações a seguirem caminhos que não vão dar conta da verdade dos fatos.

(FONTE: Revista Ciência Hoje)

**Gostou? O que você achou da Profissão? Estanha ou…Legal e Interessante? Comente sua opinião aqui no Not1.

Assuntos do Artigo:
  • medico legista
  • legista
  • Médica Legista
  • quanto ganha um medico legista
  • medico legista salario
  • medicos legistas
  • como funciona o iml

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (4 Votos, Média: 4,50 out of 5)
Loading...Loading...

Artigos Relacionados à Médico-Legista, Profissão de Arrepiar – Como Funciona, Informações!

53 Comentários

  1. sofia disse:

    Tenho 12 anos, sei que nao é a hora de escolher minha profissao. Mais desde criança nao tenho medo de filme de terror, adoro ver videos de autopsia no computador, e desde entao denho uma otima facilidade para aprender sobre o corpo humano, para aprender ciencias. Se eu nao me formar em medico legista, vou me formar em cientista, biologo ou quimico, fisico, pois tb tenho uma bela facilidade para aprender a matematica.
    Todo mundo fala “Ai credo sofia mecher com gente morta? Pra que?”
    Nao ligo para o que falam só sei que é o meu sonho ser medico legista.

  2. liliane ribeiro araujo disse:

    embora seja uma profissão que muitos não gostem eu me apaixono cada vez mais por ela e vou lutar e estudar para me forma no medico legal e contribuir para que essa profissão não seja assim tão mal vista que coisa que não é pois é uma profissão como outra qual quer…

  3. Dayris Santos disse:

    Olá!É uma profissão que eu quero engreçar muito, eu tenho tanta vontade!que até eu sonho, acreditam?!Mas é verdade, essa área está nos meus sonhos!Que pena que pra conseguir fazer essa graduação é muito difícil, mas eu creio que em nome de JESUS eu vou conseguir, e nenhum olho gordo vai me impedir, por que DEUS não irá deixar, eu vou conseguir os meus objetivos em nome de JESUS, Amém!Por favor!mandem pelo meu email dessa área, eu vou adorar!que DEUS abençôe vocês, Amém.Ai vai o meu email:dayris_jeus@hotmail.com

  4. eder adriano bassetto disse:

    eu adoraria me formar enssa profissão eu acho, alem de muito boa, muito interessante,lidar com a materia humana morta, pois eu acho que apartir dai ode-se conseguir muitos conceitos para a preveçõa de virus e doenças, vou entrar nesse caminho…

  5. angela viana disse:

    meu sonho é ser legista pois acho muito interessante apesar de ser bem exquisito neh……….mas é claro pessoas que trabalham com isso tem que nascer com dom pois naun é pra qualquer um nao heim valeu galera

  6. Gabriela disse:

    Tenho 10 anos,apesar de ser pequena gosto dessa profissão mas agora estou confundida o que eu faço?

  7. thayna disse:

    oiiiiiiiiiiiiiii aquiii é a thayna sou louca para ser uma medica legista pq achooo´essa profissão de arrepiar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. @Gabriela
    Gabriela Pesquise mais sobre a profissão q vc ñ fica cionfundida…

  9. Kelly Garcia disse:

    oi pessoal. Tenho 19 anos e desde jovenzinha sonho em ser legista!! Dayris Santos nada é impossível á aquele que crer e busca!! Esta profissão é muito mal vista, porém que é muito necessária para a justiça!! Torço por todos que querem seguir está profissão!! Adorei a pagina.. um Abraço futuros Médicos Legistas!!!

  10. rayanne de lima ruspaggiari serrano disse:

    oi pessoal.eu tenho 13 anos e o meu sonho é ser legista pq em meu conseito ser legista ñ é acusar alguem e sim dar a justiça a almas.
    as pessoas mesmo depois de mortas elas tem direito de justiça,eu acho q essa profissão é uma profissão q a pessoa ñ tem de fazer por enteresse mas sim pq gosta e é isso q eu vou fazer,bom toda profissão tem de ser feita com amor e ñ com interesse.ok bjsssssssss
    para todos q são e q queren de verdade serem legistas

  11. rebeca disse:

    ola tenho 11 naos sempre assisto csi e quando crescer quero ser legista as vezes penso q sou a unica q quero essa profissao,mas quando entrei nesse site nao vi q estava sozinha:)

  12. maria disse:

    oi tenho 11 anos e meu sonho e ser legista ou detetive e estranho mais eu quero muito ser ja pesquiso tudo

  13. eu tenho 28 anos e trabalho numa funeraria,e de vez em quando nos levamos corpos pra faser ncropcia,e eu ajudo o medico ,eu mem apaixonei por essa profiçao e vou estudar e quero ser um legista……

  14. sfia disse:

    tenho 12 anos a minha paixao e ser medica legista.tem um filme chama bons, na verdade e um serie e sobre medico legita eu amo aquele serie

  15. bom dia  bom gotaria de saber ex.cai de moto dia 30.1.2102 fis varois exames de corpo de delito deu lesao de natureza grave conclusao do umltimo exame ralizado dia 4.2.2013 cai fez dois anos fis exames acada 3.meses  historico do  iml historico exame complementar em RX relata dores lombares  exame inaltrado dia 4.2.2013 caracteriza lesao grave por incapacidade habituais para ocupaçoes por mais de trinta dias  debilidade do menbro inferior esquerdo quer dizer o que?  poque o seguro nao quer me indenizar dis que e no ultimo laudo foi o medico da seguradora deleso medico deles so periciou so o joelho que eu foi calculado entao eu queria saber onde esta o erro deles  por favor mand me a resposta e me ajuda des de ja bom dia 

  16. Camila Lúcio disse:

    Olá1

    Já tenho idade suficiente para ter certeza do que realemnte quero pra minha vida, e a cada estudo a cada leitura, pesquisas informações e etc, tenho a plena certeza de que ser Médica Legista é meu objetivo, é a profissão que quero ter para toda a minha vida, é a profisssão que quero que meus futuros filhos tenham orgulho de dizer na escola quando perguntado a eles: Qual é a profissão de sua Mãe?. Eles responderem: Ela é Médica Legista!

    Sou bem dedicada e sempre que possivel procuro fazer trabalhos sobre medicina principalmente agora com o Ensino Politécnico que temos na maioria das escolas Estaduais.

    Sou grata por ter a oportunidade de aprimorar meus conhecimento cada vez mais sobre tal profissão em sites como esse. E aqui fica meu Muito Obrigada e Minha enorme addmiração por Médicos Legistas que amam sua profissão!

     

  17. Felipe Freitas disse:

    Olá,me chamo Felipe Freitas,moro no sudeste do Rio de Janeiro,tenho 13 anos;

    Apesar de pouca idade sempre me interessei por essa profissão,até então nunca procurei saber sobre a mesma,o salario,com o que os profissionais se dão.,Achei muito interessante,até o momento tinha em mente ser neurologista,até que vendo relatos de mortes não naturais resolvi me aprofundar sobre ela;sempre fui “sangue frio” a morte para mim não é nada mais que uma “coisa boa” pelo fato de ser evangélico a minha doutrina prega isto,então estou sempre em velórios e enterros..Depois que perdi meu pai,eu “perdi os sentimentos” já não é a mesma coisa,já tomei conhecimento sobre a morte,estive presente na exumação do mesmo,sempre estou vendo vídeos de perícias,exumações,enterros,velórios,assassinatos entre outros;por isso me interessei por essa profissão,o que me preocupa é o salario,sou de uma família de classe media alta e acho que 5 mil não seria o suficiente para sustentar eu e minha família,apesar de tudo no momento é isso que quero e queria saber a opinião de vocês se possível mandem e-mails (felipefreitasneri@gmail.com) gostaria muito de saber a opinião de vocês,bater um papo sobre a profissão etc.. Facebook (fb.me/Mr.McFreitas ) Twitter (@TheMrFreitas) Um abraço a todos futuros Médicos legistas..

  18. victoria meirelles castange disse:

    oi,eu tenho uma paixao imensa por isso sou toltalmente a favor de tudo q a sofia do primeiro comentario disse ,e olha só tenho tbm, a mesma idade q ela

     

  19. Ianka disse:

    Uma profissão sim um pouco diferente mas é um sonho, cada dia que passa eu me indentifico mais ainda as pessoas sempre perguntam porque ser legista lida com mortos, sangue mas eu nao me importo estou no 3° ano do ensino medio e logo quero ingressa em uma faculdade so que muitos dizem que nao é facil que nunca conseguirei porque precisa ser bem financeiramente so que to nem ai quero batalha e quando chega no final mostrarei pra todo mundo que consegui realizar meu objetivo e me tornei uma medica legista ….

  20. manoely santiago de mattos disse:

    adorei a profissao, e legal e interessante

  21. Giovanna R. disse:

    Eu já quiz seguir várias profissões, mas sempre gostei de investigação ! Aprimorei mais meus conhecimentos sobre médicos legistas e me apaixoneeei .. Cada coisa que vejo, cada coisa que assisto me deixa mais fascinada cm essa profissão. Meu sonho é ser uma médica legista ,e espero um dia exercer essa profissão !

  22. FABIANA KICHALOWSKY disse:

    ADOREI TODAS ESSAS INFORMAÇÕES, POIS QUERO ME FORMAR EM MÉDICA LEGISTA ADORO ESSA PROFISSÃO, LIDAR COM MORTOS OU VIVOS INDEPEDENTEMENTE PARA MIM É MUITO BOM, ESTOU FOCADA NISSO E IREI ATÉ O FINAL.

    POIS VOLTEI A ESTUDAR EXATAMENTE PARA QUE EU CONSIGA A ME FORMAR UMA MÉDICA LEGISTA.

  23. Eu desdi pequena tenho  esse sonho de ser Medica-Legista eu tenho apenas 13 anos e estou estudando muito para mi  formar  em Medica_legista adora essa profissao a cada dia que eu passo estao me identificandop mais pq cada dia que eu passa eu estou me dedicando mais GOSTEI MUITO DAS SUAS INFORMACÕES ABRIGADA  BEIJINHOSSS*-*

  24. Mitali Lopes disse:

    Eu pretendo me formar como MEDICA LEGISTA,sou apaixonada pela anatomia humana e acho que tenho futuro …! 

  25. jullyana disse:

    tenho apenas 13 anos e jah estou apaixonada por essa profissão.. Quero, exercer essa profissão em minha vidaa..

  26. Olá,eu sou a Nicoly gosto muito dessa profissão e de necrópsia mesmo as pessoas achando isso horrível pra mim é normal é uma profissão normal como qualquer outra gosto muito do C.S.I tipo ainda tenho somente 13 anos mais estou empenhada para seguir essa profissão e sei que todos acham isto um tabu mais gosto de mais desa parte de ”morte” rs.

  27. phelipe nasciemento disse:

    olá,eu adoro essa profissao mas a unic coisa q não gostei foi ter que fazer medicina mas o resto tudo bem ,eu vou fazer essas faculdades:
    medicina forense
    necropsia
    medicina(infelizmente)

  28. haylla disse:

    oiii gente quero muito ser medica legista mas de mora muito tenque fazer muitos cursos pra isso mas e meu sonho ne nem me importo de espera por que e meu sonho tchauuu bjosss pra todos que querem ser médicos legistas e pros que já si formaram!!!!!!!!!!!

  29. bruna disse:

    eu tb quero ser medica legista e como a Haylla falou demora muito e tem que fazer muitos cursos mais quando a gente que uma coisa a gente corre atras e nao desiste

  30. Rafael disse:

    Eu vou me forma em medico lesgista e de pois vou fazer o concusor publico para perito criminal estou chegando la

  31. Maria Eliane V dos Santos dos Anjos disse:

    Tenho 36 anos de idade, conclui o 3º ano, quero ser uma médica legista, porque é meu sonho. Com muita garra e determinação eu chegarei lá, ñ importa o que as pessoas pensam de mim, este é meu objetivo.

  32. caroliny Gomes disse:

    oi , tenho 16 anos , é o meu sonho se torna um medico legista ! eu vejo alguns videos acho muito interessante , eu estava pesquisando aqui tem que fazer farios cursos & esses curso demora demais , mais eu tenho força de vontade , futuramente eu vou se torna uma , Medica Legista Profissional :)

  33. gabriel disse:

    eu tenho 12 anos.eu quero ser um medico legista porque tenho muita curiosidade pela fisiologia humana e queria saber qual e a sençassao de abrir um corpo.
    nao sou picicopata

  34. Lucas Queiroz disse:

    Fazer faculdade de Biomedicina, depois pode se tornar Medico Legista?????

  35. natalia disse:

    sou muito fã das medicas legistas pq eu acho muito maneiro, eu o ano q vem vou pra facudade e realiza um grande sonho des dos meus 8 aninhos eu queria ser medica legista e venho segino varios saite de medica legista e ouvindo varias dicas pas minhas amiga q trabalha com isso tambem

  36. Ramira disse:

    Boa noite , tenho 17 anos estou estudando muito para entrar na medicina , que acredito que todos saibam que nao e nada facil . Desde pequena , aproximadamente uns 9 anos , sempre falei para minha familia que ia trabalhar com medicina , e que ia ajudar as pessoas estando viva ou nao , medicina pra mim e um sonho , desde entao venho pesquisando sob todos as areas medicas , eu sempre fui considerada pela minha familia e amigos , uma pessoa muito fria , nunca fui o tipo de menina nojenta , sempre tive coragem , sangue frio . Nunca tive medo de ver nem enfrentar nada , de uns anos pra cá tive certeza da area medica que queria , logicamente , medica legista . E uma profissao dificil , mas muito interessante , na minha opniao a melhor , Para quem gosta , e uma otima ideia . Ja pesquesei muito sobre , e pra quem realmente quero, um conselho estude bastante

  37. Mauro disse:

    A Medicina Legal é a formação mais demorada dentro da área forense. Além do tempo de formação do curso normal de medicina, os concursos públicos demoram às vezes até 10 anos para abrir vaga. Além de ser mto mal pago.

    É bem concorrido, e se você tem tem "indicadores" dentro da polícia, dificilmente você passa. Eu sei porque meus tios são peritos. E eles falam que o que mais vale a pena é se formar em Química e afins.

    Ano que vem pretendo cursar farmácia e me formar em toxicologia forense. 

    Valeu galera!

  38. victor luiz disse:

    Oi tenho 12 anos.Eu gosto muito dessa profissão de medico legista, eu pretendo me forma em medica para atuar como legista, mas ate la eu tenho muito oque pensar mais agora essa é uma das únicas profissões que eu tenho en mente.¤¤¤

  39. isabel disse:

    tenho apenas 12 anos mas ja escolhi minha profissão vou ser medica legista em são paulo SP

    estou no 7° ano 

    amo medicina e CSI-nova york

  40. caio disse:

    o melhor eh ser técnico de autopsia

  41. lucielle disse:

    Bom , as pessoas que me conhecem ja estão carecas de saber que sou louca por essa profissão , quando conheço alguem e falo o que quero ser a pessoa pensa logo " essa não é normal " , eu amo demais , vivo vendo videos e procurando informações , amo filmes de terror e bastante sangue , essas coisas , sei lá , desde pequena , estou com 17 anos e me considero muito Sangue Frio , dizem que quando amamos uma coisa cuidamos com um cuidado maior , eu quando me formar em Medica Legista , meu DEus , serei a pessoa mais feliz do mundo , trabalharei com gosto e carinho rsrsrs , fazendo o que mais gosto , nao vejo a hora hehe :)

  42. Bia disse:

    Eu faço biologia, e gosto muito da área de BIOLOGIA FORENSE. Eu sou muito curiosa com o que acontece como corpo depois do obito, omo todo o processo ocorre, até o processo depois do seputamento. Além de ter um salário muuito bom !!

  43. Alaine Alves Santos disse:

    meu maior sonho é ser uma medica legista no futuro.

    pois essa profissão se chama a atenção cada vez mas, não sei dizer quando especificamente comecei a gostar mas eu sei q foi desde de pequena eu vi na internet um video de uma autopicia e me enterresei muito.

    agora eu pretendo futuramente ser uma medica legista pois é a profissão que eu amo e não nego isso a ninguém

    Muitas pessoas falam pra mim e por causa do dinheiro, eu sempre falo q nao mas a minha maior curiosidade e de saber a causa realmente da morte.

     

  44. jhessica watthier disse:

    oiii eu tenho 16 anos meus pais sao formados em medicina eu desde pequena tive uma facinaçao por medicina e pelo corpo humano em biologia humana eu adoro estudar anatomia humana pois é uma materia incrivel por isso vou fazer medicina legista ha alguns anos que ja pesquiso sobre esta profiçao incrivel.

  45. Lorraine Silva disse:

    Bom , tenho 15 anos e meu sonho é ser uma Médica – Legista , todos acham que sou doida , mas Amoo essa profissão , desde pequena eu sempre quis trabalhar na área de Medicina …

    No momento não sei oque fazer , …. Como faço para ir me profissionalizando desde de já ?'

  46. Heloisa Teles disse:

    Gostei muito, quero me tornar uma medica legista, e já estou pensando em me formar em medicina, achei bem legal está publicasão. 😀

     

  47. gabriela disse:

    bom acabei de concluir o ensino medio e queria ser medica legista queria saber quual seria o primeiro passo 

  48. lorrayne lais disse:

    olá! meu nome é lorrayne,tenho 18 anos , estou me preparando para entra numa faculdade de medicina, sempre gostei dessa profissão, nunca tive medo de Sangue, Mortos e etc… e essa é a profissão ideal pra mim! beijinho no ombro ………
    rsrsrsrs…

  49. lorrayne lais disse:

    olá! meu nome é lorrayne,tenho 18 anos , estou me preparando para entra numa faculdade de medicina, sempre gostei dessa profissão, nunca tive medo de Sangue, Mortos e etc… e essa é a profissão
    ideal pra mim! beijinho…
    rsrsrsrs…

  50. NORMA disse:

    Prezados, em verdade eu gostaria de tirar uma dúvida. Não é a primeira vez que issso ocorre. Ontem o meu gato brincando com a rede acabou se enroscando nela , deve ter sido pela madrugada, quando acordei o vi enforcado nos fiapos da rede e ele estava gelado e com as duas patinhas traseiras duras. Fui ao veterinário, pois eu havia sentido uma respiração meio fraca, mas a veterinária disse que era impossível, que ele estava morto. Deixei os seus irmaozinhos o velaem e hj ele estava quente e totalmente molenga, sem nenhum sinal de erigessimento. Levei novamente na veterinária e ela afirma quie ele está morto e ainda perguntou se eu não o deixei no sol. Ora, acho que um ser quando esta morto, mesmo que fique no deserto do saara vai ficar frio e duro. O que explica esse fato. Tive uma outra gatinha que aconteceu a mesmaq coisa, tive que esperar 4 dias até que ela ficasse dura e gelada. Tem explicação para esse fenômeno?.

    Norma

  51. Lorrana Nunes disse:

    Oi, então, tenho 16 anos, estou no último ano do Ensino Médio, sou “loca” pela profissão de Médico-Legista, e vou lutar muito para correr atrás do meu sonho!
    Desde criança tive essa curiosidade com a profissão, e agora só estou um pouco insegura, por não ter o apoio de minha família… Porém, mesmo assim quero correr atrás disso, acho uma das profissões mais lindas, mesmo com as pessoas me perguntando sempre a mesma coisa “Ai, sério mesmo que você quer isso?” e eu sempre respondendo “Sim, tenho certeza, nasci para isso!”
    Sei que Deus vai sempre me ajudar, e eu chegarei aonde eu quero!

  52. Patricia disse:

    Então, eu ando no 9º ano e tenho que me decidir entre humanidades e ciencias… para ser medica legista tenho que seguir ciencias ne?

  53. Barbara disse:

    Oi Patrícia, se você quer ser média deve seguir biológicas!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: