Profissões – Not1

Médico-Legista, Profissão de Arrepiar – Como Funciona, Informações

Você Conhece a Profissão de ser Médico-Legista? Sabe o que ele faz? Está interessado no assunto…Bom os Médicos Legistas preferem trabalhar com os morto, que já não podem mais falar, mais ainda tinham muito a dizer.

Médico Legista, Profissão de Arrepiar   Como Funciona, Informações medicos legistas e1324127085329

O médico-Legista tem uma profissão que causa calafrios e gera a mesma dúvida em muita gente: Por que será que alguém se forma em medicina para se dedicar a quem, digamos, já bateu as botas?? Pois tome nota: o trabalho desses profissionais é muito mais do que apenas lidar com pessoas que já morreram.

Médicos-legistas trabalham, sim, com cadáveres, identificando a causa da morte e , também, analisando corpos para ajudar a polícia a decifrar muitos enigmas em suas investigações. Mas gente viva – Acredite! – Passa pela avaliação desses especialistas. Veja só: Os médicos-legistas são muito ocupados com os exames de corpo de delito. O que é isso? São exames realizados no Instituto Médico Legal (IML) quando uma pessoa sofre algum tipo de violência física. Neles, o médico confirma ou desmente a ocorrência e o tipo de agressão.

Todos os casos atendidos no IML envolvem algum tipo de investigação. Sérgio Simonsen, médico-legista e diretor do Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto, no RJ, explica melhor:

“A Nossa informação não é uma informação médica, é uma informação para atender ao interesse da Justiça” Ou seja: os vivos que chegam ao IML passaram antes por uma delegacia para fazer uma denúncia e de lá foram encaminhados para a realização do exame corpo de delito. No caso de pessoas mortas, os corpos vão ao IML apenas em caso de mortes violentas ou para investigação, quando não se sabe ainda a causa da morte. De forma simples, podemos dizer que esses doutores são receitam medicamentos, não fazem curativos, tampouco indicam tratamentos. Aliás, nem pacientes eles têm. Sim! No IML, as pessoas atendidas  são chamadas de periciadas, porque estão lá para passarem por uma perícia, ou seja, pelo exame de corpo de delito.

Médico Legista, Profissão de Arrepiar   Como Funciona, Informações medicina medicos legistasPara seguir a carreira de médico-legista é preciso, claro, se formar em medicina e ter qualquer área como especialidade, porque todas elas são necessárias no IML.

Depois de concluir essa etapa, é preciso prestar um concurso para entrar na Polícia Civil Técnica, se aprovado o futuro médico-legista passa por um treinamento dentro da Academia de Polícia e se torna, além de médico legista, também um policial. Depois disso você está apto para exercer sua função.

Qual perfil ideal para ser um médico Legista? O Doutor Sérgio dá dicas: “É importante ser persistente, estudioso, não ter medo de sangue, não ser afobado, para não tirar conclusões precipitadas.” Isso é muito importante porque um erro em um exame Médico-Legal pode levar as investigações a seguirem caminhos que não vão dar conta da verdade dos fatos.

(FONTE: Revista Ciência Hoje)

**Gostou? O que você achou da Profissão? Estanha ou…Legal e Interessante? Comente sua opinião aqui no Not1.

Etiquetas:
  • medico legista
  • legista
  • quanto ganha um medico legista
  • Médica Legista
  • medicina legista
  • como funciona o iml
  • medicos legistas