Brasil

Licença Maternidade, Mãe e Bebê, Como Funciona







Um dos momentos mais feliz de uma mulher é ser mãe!!!! A maternidade é sublime! Maravilhosa e inesquecível. Quando o bebê nasce a mamãe vai precisar dedicar seu tempo integralmente para o bebê. Com todos os cuidados maternos, amor, carinho, alimentação e muito mais. Viver esses momentos para mãe e filho é único e inesquecível. 

Sabemos que o papai também tem sua participação fundamental nesse período e ao longo da vida de seus filhos. Hoje vamos falar da Licença Maternidade. Direitos adquiridos. Confira tudo aqui: Not1

Confira aqui no Not1, como funciona licença maternidade 2011. No ano de 2011 a licença maternidade vai ter uma mudança. Agora as mamães vão ficar seis meses junto ao seu bebê. Durante esse período a mamãe receberá o seu salário normalmente da empresa em que trabalha.

Os seis primeiros meses de vida de um bebê são os mais importantes, e é por isso que agora as mamães poderão ficar mais com seus filhos e cuidar da saúde dele, pois é nos seis primeiros meses de vida a criança tem de ser amamentada regularmente para reduzir riscos de pneumonia.

Um fator importante de ser lembrado as mamães é a Estabilidade da Licença Maternidade, que garante que ela não perderá seu emprego e voltará a trabalhar depois de seis meses. Vale lembrar também que toda mulher tem direito a licença maternidade, seja ela mãe adotiva, trabalhadora rural, empregada domestica, contribuinte individual e facultativa.

licença maternidade gestante será paga nos primeiros meses pelo instituto nacional do seguro social INSS, sendo que o salário dos dois meses a mais, que completam os seis meses de benefícios deverão ser pagos pelo empregador, todas as gestantes que estão exercendo suas funções em empresas privadas que aderirem ao programa terá a oportunidade de entrar na licença maternidade. Essa foi a matéria de como funciona a licença maternidade.

Veja vídeos explicando sobre Licença Maternidade

Assuntos do Artigo:
  • licença maternidade como funciona
  • como funciona licença maternidade
  • LICENÇA MATERNIDADE COMO FUNCIONA?
  • como funciona a licença maternidade
  • como funciona a licença maternidade para trabalho
  • como faço para informar a licença maternidade
  • inove salario maternidade
  • licença a maternidade como funciona
  • atestado de cuidados maternos como funciona
  • a medica me deu liença gestante de 120 dias como fazer para pegar mais 60 dias

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

59 Comentários

  1. Misleide disse:

    Olá,

    Estou indo para o segundo mês de licença, vou ter direito a licença de 6 meses?
    Como funciona a Estabilidade da Licença Maternidade?

    Aguardo retorno.

    Misleide.

  2. joseane disse:

    estou gravida de oito meses , ja estou me sentindo cansada e queria ver como funciona para eu tirar minha licença maternidade ,se eu tirar antes de ganhar bebe, se tenho que voltar antes do tempo , e quanto tempo é tb.
    aguardo retorno para meu i-mail
    joseane silva

  3. Barbara disse:

    Josiane, tudo bem, felicidades para seu bebê.
    Se vocêsair antes com certeza o tempo vai contar desde o dia que você sair, mas lembre-se que agora a licença é de 6 meses. Grata Not1

  4. aparecida disse:

    oi gostaria de saber se tenho direito aos 6 meses de licença marternidade pois trabalho em empresa tercerizada conveniada com a clt pois ja sair de licença e a empresa só me deu 5 meses ta certo ou tenho direito a mais um mês de licença .aguardo respostas pelo email aparecidamorenaflor@gmail.com

  5. Andrea disse:

    Aparecida, Tudo bem Agora é Lei as mamães tem seis meses de licença maternidade. Mas é bom você conferir no RH da empresa.
    Grato Not1

  6. josy disse:

    ja estou de licença maternidade ha 2 meses gostaria de saber se pego essa lei de 6 meses ou 4 ja que a minha medica ja me deu atestado de 4 meses rabalho em empresa privada

  7. Barbara disse:

    Olá Josy,

    creio que você tem direito a mais 4 meses, pois assim estará dentro da lei visto que já ficou dois meses de licença. Mas para um maior esclarecimento é necessário que você se informe com o RH de seu trabalho.

    ATT NOT1

  8. patricia disse:

    bom dia entrei de licença maternidade dia 25/07 meu medico de atestado de 120 dias eu tenho direto a seis mese?

  9. boa tarde,
    meu nome é vanea e tenho direito a seis meses de licenca a maternidade, minha medica me deu uma atestado de licença de apenas 120 dias, alegando que os dois meses é a empresa quem me concede, porém o rh da empresa diz que a médica tem que dar umacarta de 180 dias.como devo proceder?

  10. viviana disse:

    olá meu nome e Viviana estou gravida de 19 semanas gostaria de saber se a liçença a maternidade de 6 messes e obrigatoria para todas as empresa trabalho já a 5 anos

  11. Andrea disse:

    Viviane que bom que você acessou o Not1 Informamos que sim a licença maternidade é de seis meses. Att Not1

  12. Eide disse:

    Oi,

    Gostaria de saber se esta lei de 180 dias de licença maternidade agora é lei ou ainda é opcional para as empresas aderirem?

    Obrigada!!!

  13. Barbara disse:

    Eide a Lei já está em vigor, porém consulte o RH da sua empresa ATT Not1

  14. elizete disse:

    Oi!!!
    Meu bebê é prematuro, nasceu de 35 semana. Me disseram que qndo o bebê é prematuro a licença maternidade aumenta. É verdade? Se for verdade como devo proceder.

  15. beatriz regina detilli disse:

    olá!estou gravida de oito meses,mas me desliguei da empresa q trabalhava 2 meses antes de engravidar.me disseram q tenho direito a licença maternidade.por favor gostaria de saber se é verdade.obrigada

  16. Barbara disse:

    Olá Beatriz,

    Se você voltar a trabalhar na empresa (ou ainda estiver contratada) terá direito à licença maternidade de 6 meses normal.

    Agora se você se demitiu ou saiu do trabalho e já não tem mais vinculo com o local não terá direito à licença, obviamente por já não trabalhar mais.

    ATT NOT 1

    Mais dúvidas ou comentários escreva para nós…

  17. Barbara disse:

    Olá Beatriz,

    Se você voltar a trabalhar na empresa (ou ainda estiver contratada) terá direito à licença maternidade de 6 meses normal.

    Agora se você se demitiu ou saiu do trabalho e já não tem mais vinculo com o local não terá direito à licença, obviamente por já não trabalhar mais.

    ATT NOT 1

    Mais dúvidas ou comentários escreva para nós…

  18. juliana pizzico simplicio disse:

    ola gostaria de saber se tenho direito a licença de seis meses,meu bebe esta com tres meses e a empresa deu so 120 dias como posso saber se posso ficar os 180 meu bebe so mama o peito e gostaria de amamentar os seis meses

  19. Fernanda santulina disse:

    olá estou de 36 semanas fui mandada embora em novembro de 2010 e logo em seguida engravidei e fiquei sabendo que tenho dirento a licença maternidadae meu medico me deu um atestado de 120 dias ja dei entrada nos papel so falta fazer a pericia agora so que fiquei sabendo desta lei dos 180 dias eu teria direito a estes 180 dias por ter sido madando embora ou so tem direito a quem trabalha na empresa? obrigada

  20. Barbara disse:

    Olá Fernanda,

    só tem direito quem trabalha na empresa, como você já foi desligada do serviço antes de engravidar não tem direito aos 180 dias.

  21. patricia disse:

    oi boa noite
    eu estou gravida de 6 meses gostaria de saber quando i com eu posso entra com a lincença maternidade tenho direito de6 meses mesmo eu trab numa padaria ou e so para empresa privada……………

  22. Joyce Mello disse:

    Trabalho em uma loja de móveis e vou pro quarto mês de gestação, fiquei sabendo que a lei de 180 dias ainda não entrou em vigor, quero saber como faço para exigir meus direitos perante a empresa onde trabalho, e se tenho direito de ficar seis meses em casa. Obrigada, aguardo retorno.

  23. emmanuele disse:

    Todas as mulheres tem direito a 6 meses? quer dizer todas as empresas são obrigadas a aderir a nova lei?

  24. Andrea disse:

    Emmanuele é isso mesmo a Lei deve ser cumprida. Porém deve consultar o RH da empresa que trabalha para confirmar. Att Not1

  25. nivea disse:

    Preciso saber como me afastar apos uma licença maternidade de 4 meses mais 1 mes de ferias? Nao posso voltar a trabalhar, a empresa não quer me liberar e não posso pedir demissão, pensei em me afastar.

  26. Elton disse:

    om dia, gostaria de saber sobre uma questão muito interessante para todos.

    Uma mulher está para ter um bebê de risco…
    ela teve sendo que nasceu com menos de 1kg, e esse bebê ficara internado durante 3 meses, e a mulher ficara de licença maternidade.

    ela poderia pegar e entrar em licença maternidade
    depois de 3 meses pegar o bebê no hospital? (ela ja está de alta).

    preciso de uma resposta o mais rápido possivel.

    Se puder mandar para o email…
    Eltonfh@gmail.com
    Att.
    Elton Fernandes
    Aux. de departamento pessoal.

    Quarta-feira, 28 Setembro, 2011

  27. Barbara disse:

    Elton a partir do nascimento do bebê já começa a contar a licença maternidade. Att Not1

  28. edna vitoria da cunha disse:

    gostaria de saber, estava gravida e mneu bebê morreu ainda dentro de mim, tive que fazer um aborto forçado e depois registrar o beê e fazer seu enterro.
    tenho direito a licença matenindade, remunerada normal ?

  29. Barbara disse:

    Bom creio que não, pois o intuito da Licença é deixar a mãe em contato com o bebê nos primeiros meses, o que é essencial pela amamentação.
    Contudo informe-se sobre a política adotada na empresa em que trabalha, visto sua situação (teve que registrar e realizar enterro).

  30. joana disse:

    Gostaria de saber se a licença maternidade e 120 ou 180 dias.
    é obrigatório o patrão dar 120 ou 180?

  31. Andrea disse:

    Joana a nova Lei permite que a mulher ao ganhar nenê tenha um período maior junto com o filho. Mas para garantir isso, você deve procurar o RH da sua empresa e consultar. Att Not1

  32. sarah de jesus santos disse:

    estou gravida de 5 meses,trabalho como cobradora em uma empresa de onibus ,gotaria de saber se essa lei e valida para todas as empregadas ate mesmo domestica.

  33. Andrea disse:

    Sarah. Procure o RH da sua empresa e consulte como eles fazem sobre a nova Lei

  34. leonice r.souza santos disse:

    sou empregada domestica estou recebendo minha licenca maternidade meu bebe vai fazer quatro meses tenho direito aos2 meses a mais

  35. Barbara disse:

    Olá leonice, você tem direito a 6 meses de licença, se só cumpriu 4 ainda tem mais 2 meses (esses direitos são assegurados a profissionais com carteira assinada).
    ATT
    NOT 1

  36. Sueli de Siqueira disse:

    olá trabalho sem registro ha 2 anos tenho direito a licença maternidade com fazer se a empresa não quiser me pagar?Pois eles querem que eu me declaro como prestadora de serviços. Obrigada.

  37. Andrea disse:

    Sueli No caso da licença maternidade a empresa tem obrigação de conceder, procure o RH da empresa e peça para ser registrada o mais rápido possível. Caso eles neguem, procure o Ministério do Trabalho. ATT Not1

  38. JAIRA BARROS disse:

    estou no oitavo mês, gostaria de saber se tenho direito a 180 dias de licença ou é só para empresa publica ou privada tbm tem esse direito . por favor me respnda. obrigada

  39. Barbara disse:

    Querida Jaira o direito é igual para todas as mulheres. Consulte o RH da sua empresa. Boa sorte!

  40. Simone Lima disse:

    Boa tarde,estou de quatro meses,trabalho em um hospital como técnica de enfermagem e me disseram que tenho direito só a quatro meses,trabalho terceirizada,por lei é 120 ou 180,ou depende de cada empresa?Aguardo sua resposta.Obrigada.

  41. Elida Brandão disse:

    Bom noite,a medica me deu atestado de licença de 120 dias,porem eu não sabia que a lei dos 06 meses já estava em vigor,minha filha tem 45 dias e só dou mama,queria muita ter a licença de 180, como faço?me ajude a esclarece pois se for de direito gostaria de solicitar e quais são os passos a tomar.Obrigada no aguardo de sua ajuda.

  42. Maria disse:

    Bom noite,a medica me deu atestado de licença de 120 dias,porem eu não sabia que a lei dos 06 meses já estava em vigor,minha filha tem 45 dias e só dou mama,queria muita ter a licença de 180, como faço?me ajude a esclarece pois se for de direito gostaria de solicitar e quais são os passos a tomar.Obrigada no aguardo de sua ajuda.Pois não gostaria de perder esta oportunidade.

  43. Marina disse:

    Bom dia uma consulta para uma amiga.
    Ela se afastou ao auxilio doença em sua gestação, no dia 29.10.11 teve sua filhinha,so que o afastamento estava ate o dia 26.11.11 como auxilio doença, a empresa informou a ela que se conta a partir da data do nascimento da criança.
    A minha duvida é.
    Eu esperei dar o final do auxilio doença para informar a empresa referente a licença maternidade conforme a informação passada para eu.Qual seria a procedência a tomar.aguardo um retorno.

  44. Simone Nunes da Silva disse:

    Boa tarde,

    Trabalho na area do comercio qual será o periodo da minha licença.

    Atenciosamente,

  45. Barbara disse:

    Olá Simone,

    o periodo é igual para todos os trabalhadores, sendo assim voce tem seis meses.

  46. ana paula disse:

    Maria :Bom noite,a medica me deu atestado de licença de 120 dias,porem eu não sabia que a lei dos 06 meses já estava em vigor,minha filha tem 57 dias e só dou mama,queria muita ter a licença de 180, como faço?me ajude a esclarece pois se for de direito gostaria de solicitar e quais são os passos a tomar.Obrigada no aguardo de sua ajuda.Pois não gostaria de perder esta oportunidade.

    @Maria

  47. Suellen disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se essa nova lei de 180 dias (6meses)é para as emprezas privadas também?
    Agardo retorno no email.

  48. gesa disse:

    eu trabalho no empresa de vigilancia ,sou vigilante privada e estou de lincença faz 2 meses e o medico me deu atestado de 120 dias pois liguei pro rh da empresa e eles falaram que so tenho os 120 dias ,eles estao certo ou posso recorrer mas 2 meses e como faço ,me ajude obg pois meu bebe so faz mama obg responda rapido obg gelsa lima

  49. joice disse:

    Gostaria de saber se a empresa é obrigada a aceitar os 6 meses de licença ou se a obrigação dela é somente com os 4 meses??

  50. erione disse:

    tenho um bebe recenacido esta com uma semana não trabalho estou desepregada ha muito tempo gostaria de sabe se tenho direito axillio maternidade min respoda no msn

  51. rafaela disse:

    oi me esclarece essa duvida,essa nova lei q ja esta em vigor de seis meses é obrigatorio a empresa seder para todas as gravidas que trabalham com a carteira assinada,independente onde trabalha,por ex;padaria;supermercados;farmacias etc …ou é se a empresa quizer dar os 2 meses a mais?

  52. laura disse:

    Desejo saber de vocês, se apos ter terminado a licença maternidade, a trabalhadora tem o direito de sair uma hora antes de seu horario habitual com o informe de que precisa amamentar seu filho.
    Existe lei amparando esse tipo de procedimento? , onde a mesma trabalha apenas 12 horas diarias.

  53. Liviane disse:

    Olá, boa tarde!
    Estou grávida de 21 semanas (pouco mais de 5 meses), trabalho em restaurante como gerente, pesquisei um pouco sobre a nova lei, mas ainda não entendi… a empresa tem q concordar, estar cadastrada ou é obrigatório conceder a licença de 180 dias? Preciso muito saber!

  54. vanessa disse:

    oi,gostaria de saber se domestica tem esse direito tambem de licença de seis meses?

  55. Mirlene Fernandes da Silva disse:

    oi me esclarece essa duvida,essa nova lei q ja esta em vigor de seis meses é obrigatorio a empresa seder para todas as gravidas que trabalham com a carteira assinada,independente onde trabalha,por exemplo eu trabalho em uma imobiliária ou é se a empresa quizer dar os 2 meses a mais? Porque a contadora da empresa que trabalho me falou que é 4 meses, me explique como faço pra recorrer os seis meses.

  56. LUCIANA disse:

    Gostaria de saber quais são os direitos de gestante estudante, já estando no oitavo mês, incluindo período posterior da amamentação?

  57. tania disse:

    Boa noite,gostaria muito que voceis me respodessem,fiquei gravda,meu bebe nasceu de 5 meses,minha licença foi toda no hospital,ele e prematuro e tem problema no pulmão,e está internado ainda,só acabou minha licença maternidade,posso ser afastada do serviço,por que não tenho ninguem para cuidar dele,e esse e um direito meu,e por quantos meses posso ficar afastada,e obrigatorio a empresa aceita meu afastamento,como posso saber se tenho esses direitos.obrigada

  58. Monica disse:

    Estou gravida de sete meses e sou vigilante patrimonial, quantos meses de licença maternidade tenho direito?

     

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.