Scroll Top

Mundo - História e Atualidades

Leis e Cotas para Negros, Discriminações e Racismo, Os dois Lados

Tudo sobre Prós e Contras das Leis de Cotas para Negros e Políticas Públicas contra Discriminações e Racismo. Entenda o Problema Histórico e Cultural da Sociedade Brasileira, conheça os Dois Lados das Disputas:

Em 2008, os negros superaram em números os brancos na população brasileira. Se as taxas de natalidade mantiveram a tendência atual, em 2010 os negros serão maioria absoluta no país. Ainda assim, são a parcela que enfrenta as maiores dificuldades socioeconômicas. Os negros constituem a maioria das vítimas de homicídio, desocupados e pobres. Por outro lado, são minoria entre estudantes universitários e em profissões e cargos mais valorizados na sociedade.

São políticas públicas que visam a abrir oportunidades sociais, econômicas, educacionais e culturais a grupos que sofrem discriminação. Uma das mais discutidas é a reserva de cotas nas universidades, nas empresas e nos concursos públicos. Duas leis tramitam no Congresso há vários anos e o Supremo Tribunal Federal julga duas ações de inconstitucionalidade.

Em abril e maio o Supremo Tribunal Federal recebeu dois manifestos – um contrário e outro favorável á  adoção de critérios raciais na reserva de vagas nas universidades. Os argumentos contra avaliam que a medida é inconstitucional, pois impõe uma divisão entre brasileiros. A ideia desses críticos do sistema é que as diferenças no ingresso na universidade são devidas principalmente á má qualidade do ensino público e á concentração de renda, independente da cor. Os defensores das cotas afirmam que as medidas são necessárias para acelerar o processo de integração dos negros na sociedade.

Estima-se que o Brasil tenha recebido 4 milhões de negros entre meados dos anos 1500 e 1800, quando terminou o tráfico negreiro – 40% de todo o contingente trazido para as Américas. Quando, por fim, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, o governo brasileiro não se preocupou em oferecer escola e terras aos escravos libertados. Inicia-se, aí, o círculo vicioso do Racismo: o negro é discriminado porque é pobre e, ao mesmo tempo, é pobre porque é negro.

Assuntos do Artigo:
  • racismo
  • lei de cotas para negros
  • imagens de racismo
  • profissoes que sofrem descriminação
  • duas leis aboliticas que favorecem os negros
  • nwgros disciminaçao
  • porque negro tem q ter cota

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 2,00 out of 5)
Loading...Loading...

Artigos Relacionados à Leis e Cotas para Negros, Discriminações e Racismo, Os dois Lados!

16 Comentários

  1. gabriel disse:

    olha aminha opinião é q todo mundo branco ou preta é tudo iguao ninguen é melhor do que ninguen por isso sou contra a essa lei!!!

  2. gabriel disse:

    gabriel :olha a minha opinião é q todo mundo branco ou preta é tudo iguao ninguen é melhor do que ninguen por isso sou contra a essa lei!!!

  3. gabriel disse:

    gabriel :

    gabriel :olha a minha opinião é q todo mundo,branco ou preto é tudo iguao ninguen é melhor do que ninguen por isso sou contra a essa lei!!!

  4. Patricia disse:

    Olá Meu nome é Patrícia, sou negra, e atualmente fui beneficiada em um concurso publico atraves das cotas. Acho que é muito importante ter cotas, afinal o negro é massacrado por essa sociedade e pela falsa democracia racial. A verdade é que os negros na maioria tem menos oportunidades , em detrimento de varios fatores desde o social ao estético. Vcs acham que uma Escola particular contrataria uma professora negra p dar aulas?
    Vou responder: tenho certeza que não, sabem pq? Meu curriculum é muito bom ,porém, minha pele é negra, e eles não querem negros ensinando bancos. Outro exemplo uma empresa contrataria que para gerenciar um negro ou um branco: a resposta é a mesma o negro nunca pq exporia a imagem da empresa.
    E vcs ainda acham que não devem haver cotas?
    Pensem um pouco, a questão não é intelectual, mas sim de direitos.

  5. carlos disse:

    na minha opniao brancos e negros tem a mesma capacidade de conquistar uma vaga em concurso ou universidade se voce se preparar e passar em um corcurso ninguem vai te barrar por ser negro, essa cota para negros sou contra porque isso ja e um preconceito a capacidade de brancos e negros sao iguais nao temos que separar as raças e sim junta-las.

  6. gabriel disse:

    patricia, c o seu curriculum eh tao bom, pq vc precisou da cota para poder passar no concurso?
    esse sistema de cotas eh uma droga, ele n resolve nada, oq realmente esta errado eh o ensino publica brasileiro
    as cotas sao ruins para todos, para o braco q eh pobre, q por ser branco n tera a cota e por ser pobre n tera condiçoes de passar nas faculdades. eh ruim para o negro q eh pobre pq ao entrar na faculdade pelas cotas, n tera a base fundamental e media necessaria para poder cursar e eh ruim para os ricos q estudaram e tem direitos de ter suas vagas ali pq estudaram para tal, essa lei deve ser tirada e melhorar o ensino publico no lugar dela
    e outra coisa, existem varias escolas como o colegio presbiteriano mackenzie, q n v problemas com a “raça” da pessoa, tanto q eu conheço professores negros q lecionam la

  7. maria disse:

    bom dia gostaria de saber porque no concurso não divulga numeros inscrito na cota negra indio
    se alguem souber me responda

  8. lorrayne disse:

    Olha a minha opinião é q todo mundo,branco ou preto é tudo iguao ninguen é melhor do que ninguen por isso sou contra a essa lei!!!

  9. beatriz disse:

    olha em pleno seculo 21 tem gente q trata o negros como se ñ fossem como brancos!!!
    eu sou morena e apoio a lei do racismo ,porque todos nos braco ou preto somos iguais

  10. Beatriz disse:

    Lá vem outro negro “injustiçado”. Tem gente que ainda vive décadas após a abolição da escravatura, né?

    Cara, negros, brancos, indios, orientais etc. são todos iguais. É tudo gente.

    Essas cotas só menosprezam vocês E VOCÊS ACEITAM! E ACHAM BONITO!

  11. Beatriz disse:

    Não tem que dar cotas, tem que melhorar o ensino fundamental e médio.

    Não adianta nada uma pessoa não capacitada ingressar no ensino superior só porque é negra ou porque estudou em escola pública; continua sendo INCAPACITADA!

    Ridículo tirar vaga de alguém que está muito mais capacitado e estudou horrores só porque é branco e veio de escola particular.
    Que culpa o negro tem de ter nascido negro? NENHUMA. E que culpa tem o branco de ter nascido branco? NENHUMA! É um racismo inverso.

    Os pais erraram em querer colocar o filho em uma escola particular? Ai que horror, querer um futuro melhor pro filho. Há, e olha agora que piada, a vaga do filho deles, que eles se esforçaram tanto pra pagar um bom estudo a vida inteira, foi tirada por um cota, destinada a alguém que por “sorte” estudou a vida toda em uma escola pública.

    QUE LÓGICA VOCÊS VÊEM NISSO, MEU DEUS?!

  12. leomortal disse:

    na minha opinião, este sistema de cotas é uma injustiça praticada contra os brancos, por

  13. Fabiana disse:

    Bom GENTE!o que a Patrícia falou tá totalmente certo, na verdade, as informações trazidas por ela são situações infelizmente cotidianas. Entendam que a lei de cotas deve ser compreendida como um “ato” ou direito de reparação do país (Brasil) com esse povo que vc menos vê em cargos de prestígio, em profissões socialmente reconhecida, nas universidades públicas, etc… As dificuldades que uma pessoa negra vai encontrar, socialmente falando para se escolarizar…profissionalizar serão diversas (não podemos deixar de reconhecer: o sistema de ensino não presta, mas o problema não está apenas na escola, sei que existem profissionais que apesar de tudo, conseguem oferecer aos seus alunos uma educação melhor, mas é um numero muito reduzido e, o racismo ele transita por outras esferas: o racismo existe e ele está aí dentro de você!Tudo começou quando o negro foi “libertado”, pra onde ir e o que fazer? na mão de quem estão as terras pra plantar e pra morar? como que a figura do negro é retratada na TV? Qual a cor da maioria das crianças que vivem nas ruas? Ou seja, o negro não quer tomar o lugar de ninguém, trate-se de oportunidade! uma outra oportunidade! Essa que vemos que houve pra alguns negros como o Joaquim Barbosa, Pelé, Gloria Maria…(de se desenvolverem de maneira sadia). Já parou pra pensar por que eles se calam diante dessa questão? porque muitas vezes, eles podem ser taxados de oportunistas, de tudo o que não presta; os negros vão encotrar, mesmo com cotas, a barreia do racismo no seu caminho, mas é necessário não deixarmos que esse mal roube, extermine as oportunidades dos negros!

  14. Fabiana disse:

    É Leomortal, vc se incomoda com a injustiça praticada contra os brancos né, e o que vc me diz da injustiça praticada contra os negros? Vc num vai dizer nada, vc é incapaz de ver!não precisa ser negro pra ver!Beatriz, não se trata de “incapacidade”, assim vc é levada a cometer o mesmo erro das teorias racistas do ´seculo xx que deram força pra existencia do racismo que existe, vc não pode naturalizar essa “incapacidade”, imagina só: maioria de brasileiros são incapazes de competir ou sei lá o que, vc não ver q tem um problema aí? não dá pra explicar essa desigualdede social, racial..etc., apenas pelo fator da incapacidade, existiu oportunidade negada!é simples!Sim como falei em outro comentário, o negro num quer lugar de ninguém, ele quer o seu próprio lugar!Concordo com você sobre a educação ruim que temos.

  15. ANDRE LUIZ disse:

    Se existe cotas, quer dizer que alguém que provalvelmente não estudou pode ficar com a vaga de alguém que esta se matando de estudar para passar em um concurso público. Nós brancos, negros, índios, chineses, japoneses etc… somos todos iguais perante os olhos da lei e os olhos de Deus. Tenho um grande amigo negro que passa em praticamente todos os concursos que faz, por que ele estuda mais do que os outros e não porque foi beneficiado por uma lei de cotas. Todos somos iguais e racismo é idiotice, más cotas também é idiotice isso menospreza quem se beneficia delas. 

  16. Luiz disse:

    Eu acho que essa lei é uma forma de segregação racial que dá direitos à um grupo e deixa o outro na desvantagem. Somos todos iguais e devemos ter direitos iguais. Essa lei tira direito dos brancos como eu que não tiveram nada a ver com a escravidão que aconteceu no sec. xix. Repito: somos todos iguais!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: