Scroll Top

Sem categoria

Introspecção ou Timidez Infantil: Como Identificar, Dicas e Mais







Timidez ou Introspecção Infantil? Com uma série de recursos tecnológicos cada vez mais presentes no cotidiano, a preocupação é: como atrair os pequenos para o mundo real e evitar que se tornem adultos insociáveis?

Confira hoje no Blog Not1 Como Identificar a timidez ou introspecção em uma criança, como incentivar seu filho a se socializar e realizar atividades em grupo, como controlar o uso de eletrônicos e muito mais! Fonte: Revista Ponto de Encontro.

 

Introspecção ou Timidez Infantil?

Se por um lado essa geração de crianças se alfabetiza mais cedo por causa da tecnologia, pelo outro é preciso consumir essas informações de forma mais equilibrada. É essencial que os pais imponham limites.

Os pais precisam perceber na rotina dos seus filhos se os aparatos tecnológicos que eles usam de alguma forma os afastam do convívio familiar, do diálogo, ou os impedem de realizar as tarefas e ter uma rotina saudável.

"A Falta de tempo dos pais para dar a devida atenção aos seus filhos muitas vezes costumar ser uma desculpa." Muitas vezes os próprios pais usam o celular ou o tablet em casa, na hora em que deveria dar atenção aos filhos.

timidez-Atividades em Grupo – O ambiente também influencia no comportamento da criança, ao ponto de modificar os estímulos que a incentivam a usar as mídias eletrônicas, em detrimento de mais atividades coletivas.

Atividades em grupo podem ser planejadas e programadas com objetivos claros, que sejam atrativos para a criança e promovam interação, brincadeiras e bate-papos. Os pais também não podem abrir mão de regras e rotinas, com horários para diferentes atividades.

Como Identificar – Timidez ou Introspecção?

Uma criança tímida não precisa necessariamente ser introspectiva. Afinal, ela só não sabe como lida com as pessoas ou grupos a sua volta. Esse tipo de característica simplesmente faz parte da sua personalidade, e, a seu modo, ela pode continuar se mantendo atenta, comunicando-se com o mundo através de um olhar mais observador ou produzindo algo que lhe é pedido, dentro do seu ritmo.

Já a criança introspectiva se torna ausente, e com o tempo, até mesmo aliendo, sem promover nenhum tipo de interação. Esse tipo de atitude pode promover problemas como isolamento infantil e até depressão, psicose ou TOC.

Sabemos que o ser humano precisa de trocas, por isso nesses casos é preciso promover um resgate de contato familiar.

 introspeccao-infantilComo Controlar o Uso Abusivo de Eletrônicos:

A rotina é importante para a qualidade de vida do pequeno. Crie horários para alimentar, dormir, estudos, brincadeiras, atividades em família e etc. Estabeleça um tempo para mexer em eletrônicos e outro para ficar em família.

Faça com que as crianças participem das decisões, mas não deixe que elas as tomem sozinhas!

**Timidez faz parte da personalidade da criança, já a introspecção é uma criança ausente, devido a diversos fatores. Monte uma rotina, passe mais tempo com seu filho e dê qualidade de vida à eles!!

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Introspecção ou Timidez Infantil: Como Identificar, Dicas e Mais!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: