As Florestas Temperadas Sazonais são um dos grandes ecossistemas terrestres, chamado de bioma. Cada bioma apresenta padrões de vegetação identificáveis em escala regional ou continental e possui história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.

Confira hoje no Blog Not1 informações, resumo e explicação completa sobre a Floresta Temperada Sazonal, mais de Educação! Fonte para a matéria: Concecte Biologia 1º ano.

 

Floresta Temperada Sazonal:

Floresta Temperada Sazonal: Grande Ecossistema, Explicação do Bioma floresta temperada 300x225As florestas temperadas são bem desenvolvidas em regiões de clima temperado, caracterizado pelas estações do ano bem definidas e precipitações uniformemente distribuídas ao longo do ano.

A vegetação nessas florestas é muito diversificada, sendo as árvores mais frequentes a faia, o bordo, o carvalho, a magnólia, a nogueira, a castanheira e a bétula. Uma característica comum dessas árvores é a sua perda das folhas no inverno, motivo pela qual são chamadas árvores decíduas (do latim = que cai) ou caducifólias (do latim = que cai).

Além de árvores de grande porte, as florestas temperadas apresentam arbustos, plantas herbáceas e musgos, chegando a formar até 4 estratos de vegetação: um estrato de árvores, um de arbustos, um de plantas herbáceas e uma camada rasteira de musgos.

O solo dessas florestas é profundo, rico em matéria orgânica derivada principlamente da queda e decomposição das folhas, frutos e troncos. Apresenta também muitas bactérias, fungos, vermes e artrópodes, que vivem desse matéria orgânica.

 As árvores possuem raízes profundas, ao contrário das que compõem a floretsa boreal (coníferas).

A fauna dessa bioma é muito diversificada, podendo-se citar, dentre os mamíferos, javalis, esquilos, ratos silvestres, guaxinis (racuns), camundongos-de-pés-brancas, lobos, linces, raposas e leões-da-montanha.

Além desses animais, há ainda grande diversidade de pássaros, répteis, anfíbios e insetos. Nos meses de inverno, grande parte das aves emigra. Os mamíferos procuram abrigo em tocas e alguns, caso dos ursos, hibernam (os processos metabólicos reduzem-se, deixando o animal em estado de torpor). Muitas espécies de invertebrados permanecem em estado dormente até a primavera!

*Viu só como a Floresta Temperada Sazonal é curiosa!! Gostou do texto? Então comente aqui!!