Música e Bem Estar

Flautas, Transversal, Doce, Tudo sobre sua História e Curiosidades

A Flauta é um Instrumento musical muito antigo, mas que agrada aos ouvidos até hoje. Sua sensibilidade, beleza e suavidade do som é utilizada em vários gêneros musicais, como o Erudito, Chorinho, Samba e outros.

Em orquestras e apresentações clássicas a flauta está sempre presente, completando a harmonia dos sons. Existem vários tipos e variâncias da Flauta como:

1)Flauta Doce;

2)Flauta Transversal;

3)Flauta de Bambu;

Flautas, Transversal, Doce, Tudo sobre sua História e Curiosidades Flauta transversal instrumento musical historia14)Flauta Shakuhachi (Japonesa);

5)Flautas Quena, Antara e Zamponha ( das civilizações pré-colombianas);

6)Flauta Tarka (tribos Indígenas brasileiras e Norte-americanas).

Flautas, Transversal, Doce, Tudo sobre sua História e Curiosidades Shakuhachi flauta origem1

Veja um pouco da História e Curiosidades da origem da Flauta:

  • É um aerófone, ou seja, instrumento de sopro, presente em todas as culturas primitivas. Sendo conhecida como o primeiro instrumento da humanidade, depois da voz e da percussão.
  • Pinturas presentes em cavernas mostram representações de flautas e apitos, isto comprova a existência deste instrumento desde 60.000 anos antes de Cristo.
  • Flautas de osso de mamute com 17 e 18 centímetros foram encontradas por arqueólogos alemães na caverna de Geibenklöuml, no sul da Alemanha.
  • As antigas civilizações Andinas também deixaram um legado muito rico a respeito das flautas, são conhecidas como Flautas Pan.
  • Existe uma flauta chinesa, muito antigo também, chamada de Xun que é feita de barro ou cerâmica, tem forma de um ovo, um buraco soprador no topo e geralmente oito buracos de dedo e é tocada como se estivessemos soprando o bico de uma garrafa.
  • Flautas, Transversal, Doce, Tudo sobre sua História e Curiosidades flautas diferentes ocarina XunA Flauta Transversal é fabricada em metal, mas em sua origem era é madeira, por esta razão, até hoje, a flauta transversal é classificada nas orquestras como um instrumento pertencente ao grupo das madeiras.
  • A Classificação dos Instrumentos não se embasa na construção, mas na natureza dos timbres. Logo a família das Madeiras caracterizam pela diversidade de timbres e pela delicadeza destes.
  • Na fabricação da flauta transversa, atualmente existem flautas feitas em Níquel e banhadas em prata…outras já são feitas em Prata e algumas são feitas de Ouro.