Profissões

Etnobotânico, O que é, Profissão de Botânica, Faculdade







Etnobotânico, O que é, Profissão de Botânica, Faculdade

Usar plantas como remédio é um hábito que foi passado de geração a geração ao longo dos séculos.

Etnobotânico é o profissional que mistura os princípios da botânica com os da antropologia para entender como as pessoas se relacionam com as plantas.

O etnobotânico não estuda apenas as plantas medicinais, essas usadas como remédio. Ele pesquisa e registra todos os usos que uma determinada cultura ou população dá aos vegetais.

Muitos produtos de beleza são feitos com extratos vegetais. E até mesmo adereços, como colares, brincos e pulseiras, podem ser feitos de sementes.

Esse profissional precisa ter muito respeito ás diferenças e saber ouvir o que as pessoas de outras culturas têm a dizer. A primeira coisa que todo etnobotânico aprende é que o conhecimento dos cientistas não é superior ao conhecimento popular.

Quando o etnobotânico estuda as plantas usadas por uma comunidade, ele mostra para todos que elas são importantes e não podem ser destruídas.

Há alguns caminhos para ser um grande etnobotânico. Se formar em antropologia e, depois, fazer uma especialização na área ou fazer faculdade de biologia e uma pós-graduação em etnobotânica. O importante é gostar de lidar com plantas e pessoas, e respeitar o conhecimento de outras culturas!

Assuntos do Artigo:
  • faculdade botânica
  • faculdade de botânica
  • qual a atuacao de quem faz faculdade de botanica

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.