Estresse   O que Causa, Efeitos na Saúde e Como Combater, Estresse estresse do dia a dia

O que causa o Estresse?

Pode manifestar-se por diversas razões, como acidente traumático, morte ou situação de emergência. O Estresse também pode ser efeito colateral de alguma doença grave.

Há também o estresse associado à vida cotidiana, ambiente de trabalho e responsabilidades familiares. É difícil dizer para ficar calmo e relaxado em nossas vidas agitadas. Porém, é importante encontrar formas de aliviar o estresse, pois sua saúde pode ser afetada por ele.

Quais são alguns dos Sinais do estresse?

Estresse pode tomar diferentes formas e contribuir para sintomas de doenças. Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade.

Efeitos do Estresse na Saúde?

Tanto o estresse de curto prazo (quando perdemos o ônibus, ou em eventos normais do cotidiano) quanto o de longo prazo (como discriminação, doenças, …) podem ter efeitos negativos sobre o corpo. O Estresse dispara mudanças no organismo e aumenta a probabilidade de se ficar doente, além de também piorar problemas de saúde já existentes.  O Estresse pode ter influência nos seguintes problemas:

  • Dor de cabeça, Dor nas costas e/ou pescoço
  • Dificuldade para dormir
  • Constipação, Diarréia
  • Irritabilidade, Raiva e Tensão
  • Falta de energia e concentração
  • Comer demais ou não comer
  • Maior risco de acessos de asma e artrite
  • Cólica estomacal e Inchaço do estômago
  • Problemas de pele, como urticária
  • Depressão, Ansiedade e Tristeza
  • Ganho ou perda de peso
  • Problemas no coração
  • Pressão alta e Diabetes
  • Síndrome do intestino irritado
  • Menor apetite sexual e Dificuldade de engravidar
  • Perda de energia vital causada por fadiga ou por doença.

Como Combater o Estresse?

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As atividades que exigem grande esforço físico ou mental, quando repetidas exaustivamente por longo período de tempo, resultam em esgotamento e estresse.

Ao menor sinal de esgotamento, interrompa a atividade estressante, ou se isso não for possível, dose seus esforços e preencha as horas vagas com atividades mais brandas. Procure ajuda de Profissionais, como Psicólogos, ou ainda encontre um Hobby relaxante.