yahoo.combaidugoogleaolamazon Enciclopédia - Reúne a Vida de 30 mil Espécies, Catálogo Virtual

Meio ambiente e Ecologia

Enciclopédia – Reúne a Vida de 30 mil Espécies, Catálogo Virtual







Meio Ambiente e Ecologia Not1 – Enciclopédia – Reúne a Vida de 30 mil Espécies, Catálogo Virtual

A ciência está presente em nossas vidas, mesmo quando não percebemos… A ciência pode tornar nossas vidas mais confortáveis, contribuir para manter e melhorar nossa saúde e de que maneira ela pode ser usada para a preservação do ambiente em que vivemos. Conhecer o lugar do ser humano na natureza e habitar os mais diferentes ambientes… O ser humanos associa a outros indivíduos de sua espécie, colaborando para o benefício comum…

Pensando assim… A enciclopédia da vida vai catalogar cada uma das 1,8 milhões de espécies conhecidas do planeta, descrita como o “derradeiro guia de campo” – deve incluir todos os seis reinos da vida, incluindo os vírus. Conhecer tudo o que temos na Terra e preservar as espécies, catalogá-las é uma das maneiras de preservar a história, o meio ambiente e o ser humano…

As  estimativas recentes da perda de biodiversidade planetária ajudam a pintar o sombrio quadro da extinção: cerca de 12% das aves, 23% dos mamíferos e 32% dos anfíbios já sumiram do mapa. Nós sabemos que muitas mais muitas espécies já foram dizimadas, extintas. A manutenção da vida requer muitos cuidados, não é?!

Portanto, o lançamento da Enciclopédia da Vida,  realizada nos Estados Unidos, antes de tudo é a consolidação de uma ferramenta importante para que políticas de conservação da flora e da fauna mundial possam ser colocadas em prática e observadas… Manter a Enciclopédia é uma das maneiras que conhecer o acervo da flora, da fauna e das espécies existentes no nosso planeta….

O projeto que vai durar pelo menos até 2017 e poderá custar USS 100 milhões consiste em uma espécie de ”Wikipédia” dos seres vivos.

Apesar de apenas 24 páginas já estarem totalmente completas, em dez anos o grupo internacional que desenvolve o projeto – 25 instituições lideradas por 13 cientistas – espera atingir a marca de 1,8 milhão de espécies catalogadas.

Um dos objetivos é aumentar a consciência sobre a biodiversidade. A imensa quantidade de informações da enciclopédia está sendo compilada a partir de outros bancos de dados já disponíveis na Internet, como o AmphibiaWeb (de anfíbios) e o FishBase (de peixes), entre outras fontes.

**** Preservar o meio ambiente e tudo que nele há é condição fundamental para a vida. Você é um adepto da preservação das espécies do nosso planeta? Defende o meio ambiente e contribui com ele?!  Participe do nosso Blog Not1 e Comente Quais ações você participa na sua vida cotidiana que favorece o Meio Ambiente….

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.