Mundo - História e Atualidades

Egito 2011, Conflitos e Manifestações, Motivos e Protestos, Atualidades







Atualmente vem acontecendo uma série de Manifestações e Protestos no Egito, os conflitos entre povo e autoridades são contra o governo do presidente Hosni Mubarak, que está em uma Ditadura há 30 anos no poder.

As manifestações no Egito foram convocadas pela Internet sob o nome de “Dia da Ira”, sendo que as redes sociais vinham sendo uma das principais fontes de informação para o mundo exterior.

O conflito no Egito parece até repetir o que aconteceu há duas semanas na Tunísia (outro país árabe do norte da África), onde uma rebelião popular derrubou o presidente Zine al Abidine Ben Ali, após 23 anos no poder. Além disso, está repercutindo em outros países, onde manifestantes também têm se insurgido contra o governo, como no Iêmen e no Gabão.

Os motivos para as Manifestações são que os egípcios se queixam dos altos índices de desemprego, do autoritarismo do governo, dos níveis elevados de corrupção, da violência policial, leis de estado de exceção, o desejo de aumentar o salário mínimo, falta de moradia, inflação, falta de liberdade de expressão e más condições de vida. Sendo o principal objetivo dos protestos  derrubar o regime do presidente Hosni Mubarak.

Um funcionário do governo norte-americano afirmou que os protestos são ‘uma grande oportunidade’ para que Mubarak, um dos principais aliados dos EUA na região, promova reformas políticas.

Atualidades no Egito, Confira como aconteceram os Protestos e Manifestações no país:

Novembro de 2010– A Irmandade Muçulmana não conquista nenhum assento nas eleições parlamentares; seguem-se protestos por supostas fraudes nas eleições

Janeiro de 2011 – 21 pessoas morrem durante uma explosão num igreja de cristãos copta em Alexandria, reacendendo tensões religiosas no país

25 de janeiro – “Dia da Revolta”  em várias cidades do Egito, incluindo Cairo, Alexandria, Suez e Ismaília. Milhares protestaram em Cairo, com mais de 15 mil pessoas ocupando a Praça Tahrir.

28 de janeiro – Egito amanhece sem Internet e serviços de telefone celular, este foi o quarto dia de protestos. Segundo relatos de moradores do país, a internet foi cortada minutos depois da agência de notícias Associated Press ter publicado um vídeo no qual um manifestante é baleado durante os protestos.

29 de janeiro – Após dias de intensos protestos contra o governo, Mubarak declara toque de recolher e o Exército vai para as ruas.

30 de janeiro- desafiando o toque de recolher, o diplomata e ganhador do Nobel da Paz Mohamed ElBaradei juntou-se à multidão, dando força aos protestos e discursando contra o presidente Mubarak.

31 de janeiro – Os manifestantes convocam uma greve geral no país por tempo indeterminado. O presidente Mubarak anuncia uma troca de ministros, numa tentativa de contornar a crise. O aeroporto de Cairo vive um dia de caos, com estrangeiros tentando sair do país.

* As Eleições para Presidente do País serão em Setembro de 2011, há indícios de que o atual presidente procura se reeleger ou indicar seu filho como sucessor do governo.

Fontes: BBC e agências internacionais

Assuntos do Artigo:
  • conflitos no egito
  • conflito no egito
  • os conflitos que aconteceram no egito entre o povo e as autoridades foram contra:
  • conflitos no egito resumo

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

72 Comentários

  1. Claudio Silva disse:

    É uma pena um país considerado o berço do mundo e com a sua espantosa cultura e arquitetura está nessa situação! Isso demostra o quanto o homem tem sido falho em apresentar um governo capaz de satisfazer o básico de um povo! Quem realmente está no poder deve desconhecer a riqueza que tem esse pais que sobreviveu as margens do Nilo!

  2. kelly disse:

    Isso eh uma loukura,alguem tem q tomar uma atitude para q isso tenha fim…
    Cada dia q passa a violencia so aumenta, ate quando isso vai continuar…
    Ate chuva de pedra ja teve, teem q haver uma soluçao ,entrar em uma acordo…
    Eles estao lutando pelos seus direitos,mas isso ta fujindo do controle,quando essa manifestaçao acabar nao vai sobra um civil pra conta historia….

  3. Rosana disse:

    Acredito que exista muita coisa atraz de tudo que ocorre no Egito, só através de protestos e manifestações que um povo consegue que seus governantes tomem uma atitude, mas infelizmente numa guerra sempre há perdas.

    Não vejo saida para este governante, quantos terão que ser sacrificados para ele e aqueles que estão no governo darem conta disso,

  4. romulo disse:

    eu mesmo acho que eles estao certos.pois eles devem ter a liberdade de expressão e de poder criticar o governo.tambem acho que devem ser escutados pois a voz do povo eh a voz de deus

  5. romulo disse:

    eu acho que eles devem se voltar contra o governo,se armar ilegalmente,e iniciar um golpe de estado

  6. ana paula disse:

    Tinham msm é q matar esse Hosni Mubarak, explodindo uma bomba em seu local de trabalho, ia causar muito conflito no começo, mas é a forma mais fácil de tentar resolver a situação, por que ta dificil de imaginar outros jeitos.. ou mesmo o resto do mundo tinha que se unir pra acabar com essa palhaçada de governo e de ditadura, por que muitos deles ja sofreram com isso, inclusive a nossa atual presidente Dilma Rousseff, que ja passou por isso, lutou e seu lado ganhou depois de muita luta !!

  7. ana paula disse:

    Em pleno século XXI tendo esse tipo de conflito na política, já tinham que ter feito uma reforma nisso, a muito tempo atrás !!

  8. maria disse:

    muito boa essas informações pois estou na 8ª serie e minha professora pediu um trabalho para esplicarmos os motivos dos conflitos do Egito! e esse site foi o melhor e o UNICO que eu achei mais intereçante! AMEIII!
    rezemos pelo egito ♥

  9. maria disse:

    unica coisa que nao tem nesse site é que nnnaumm tem os caracteristica!
    bjos a todos os nerds como eu !

  10. sarah disse:

    olha ele esse site tinha q explica mas claro as coisas os professores mandam a gente pesquisar e eu naum acho bjuxsxx

  11. jessics disse:

    legal,fiz uma pesquisa disso tenho 12 anos to na 6 serie

  12. Nathália disse:

    Gostei muito ;D
    fiz um trabalho de atualidades sobre esse terrivel assunto ¬¬
    espero que alguém faça parar essas Guerras’
    Parabéens pelo documentário (=

  13. Olívia disse:

    eu me chamo Olívia hoje é meu aniversário e hoje eu tenho q ver algo tão a cara do ser vivo!
    Tenho 12 anos e minha máteria de paixão é história assisto desde progamações a até livros antigos de hitória .
    o ser vivo (ele) é um animal como qualquer outro q fais seus jugamentos, demonstra a beleza q seu ser faz mais também procura justiça.
    se a lei da natureza não impose o lugar o modo de cada ser ,seria uma bagunça e uma enorme desorganização,mais o seres humanos são uma grande quantia uma espécie previlegiada pelo seu desenvolvimento e sua estrutura ! pois não consegue mais sim tenta dominar a vida se organizar igual a natureza mais td vira algo sem sentido pois:se a vida se organiza por si própria por q tentar se organizar?
    o ser humano tenta por sua istupdeis e falta de vergonha na cara, e é com essas palavras q eu represento o q eu acho sobre o mundo em(si) e se td isso vale apena eu não sei mais acho q estamos muito pertos de levarmos uma lição pelos nossos atos!
    e quem ler isso paumas pois se vc leu é por que vc se adimira pela vida q vc leva e pela vontade de um explicação pelos acontecimentos!

  14. Isabela disse:

    Muito esclarecedor, até para quem está um pouco ‘por fora’ do assunto.
    Parabéns pela matéria! Foi de grande ajuda (:

  15. fernanda disse:

    eu gostei mto achei mto interesante e até fiz um trabalho e me surpriendi com q eu vi como esse povo sofre

  16. Diego Lopes disse:

    Opa, tb fiz um texto sobre os Motivos dos protestos no Egito. ficou bem bacana, consegui 16 votos com ele usando o wp-postrating. Tb gostaria de conversar sobre os seus anúncios adsense. Grd abço!

  17. diogo disse:

    Muito Bom esse Post, me ajudou a entender o Conflito no Egito 2011

  18. Neibe disse:

    Isso se chama LUTA PELA DEMOCRACIA! e eu apoio toda e qquer forma de liberdade humana, seja ela de se expressar em atitudes e/ou palavras!

  19. Adriana disse:

    Infelismente na maioria das vezes as lutas pela mudança de um regime torna -se violenta como essa que presenciamos no Egito. Esta revolução vitoriosa para os opositores ao governo Murabak é apenas um começo para que outros países com ditadores sejam derrubados do poder. A democracia é a melhor forma de expressar a opinião de uma sociedade. Liberdade ao povo reprimido pelo poder massacrante dos ditadores!

  20. gabriel disse:

    e uma pena um pais de interesse internacional ta vivendo esses dias de furia dos egipicios

  21. marcos disse:

    eu acredito em DEUS O TODO PODEROSO que isso logo vai acabar e nao havera mais morte nem violencia …..

  22. karol disse:

    ta sendo uma grande merda mesmo em o egito nao keria ta na pele deles + o meu texto ke eu resumi ta chocante ficou daora

  23. karol disse:

    oi e xau

  24. mc muskito disse:

    a tropa de xoque deveria mata todos os protestantes

  25. LOREN disse:

    MUITO BOM. REALMENTE ASSIM DÁ PRA TER UMA IDEIA DO CONFLITO DO INICIO AO FIM. BEM RESUMIDO. OBRIGADA.

  26. Evelyn Sgarbi disse:

    Adorei o conteúdo,tudo que eu estava a procura consegui neste site.
    Meus parabéns informação muito bem passada.

  27. luciana disse:

    eu também faria terríveis manifestação perante a tantas corrupções o povo egípcio fez certo!!!

  28. Mirella disse:

    Gostei da matéria…me ajudou no trabalho de história!
    E é realmente trágico o que o correu…tantas mortes né…
    Bom ,tô indo!

  29. Maria do Rosário Oliveira da Silva disse:

    Acho que violência não se resolve com violência. Mas acho que as pessoas tem que expressar a sua opnião, por mais que eteja errada sobre um conceito, temos que respeitar cada um, gente estamos no século 21, temos que agir de outra maneira, acabou o tempo da pedra agora é a era da tecnologia!!

  30. Poliana disse:

    acho que a volencia naum resolve com violencia²

  31. Poliana disse:

    Oiii’ preciso faze um trabalho sobre geografia “Egito”kkkkkkkkkkkkkk

  32. Rodrigo disse:

    Tenho que fazer um trabalho desse tema 🙁

  33. paula disse:

    esou fazendo um trabalho escolar

  34. camana disse:

    foi culpa do leo haha.camana

  35. jose augusto disse:

    terrível o que está acontecendo no Egito e Líbia em 2011, mas isso mostra quem o povo está participando da política promovendo mudanças e revoluções na sociedade.

  36. Marcelo Henrique disse:

    Muito bom resumo

  37. jéssica disse:

    sei que cada cultura tem a sua maneira propria de governar, eu não sou niguem para dizer o que é melhor para eles, mas é uma pena que tantas vidas sejam jogadas foras, pessoas que tem um grande potencial, mas é muito dificil para mim dar uma opiniao, pois nem tudo um homem sabe, creio que tenham muitos interesses em jogo tanto fora como dentro do país e que não sera uma guerra facil, mas eu apoio o melhor, nao a guerra mas a evolução!!!

  38. joanna hadasha disse:

    Realmente é uma pena porém não me assusto pois vejo que são os sinais dos últimos tempos do povo de Deus aqui na terra !!!Mateus 24;.

  39. egi pyto disse:

    legal… Maravilhoso, parabéns1!

  40. Super disse:

    Pessoal às vezes tenho impressão que o mesmo que aconteceu no Egito um dia vai acontecer aqui no Brasil. Talvez só não aconteça porque os corruptos entreguistas juntamente com o explorador já deve ter uma jogada para continuar do jeito que está.
    O coitado do povo sendo escravisado indiretamente, lendo e assistindo mentiras esfarrapadas e não tendo nenhum tipo de educação política, cultural e formadora de opinião. Estamos sendo escravisados aos poucos… Também é difícil porque quando tem uma greve ou outro movimento o pessoal acha engraçado e ridículo e não adere aos movimentos. Leiam o livro ” O velho jogo do Imperialismo ” e fiquem depressivos com a verdade, só lamento PT saudações. Rede BOBO neles já.

  41. RODRIGO MLK ZIKA disse:

    DAORAA A MATÉRIA!!VO FAZER UM SEMINÁRIO MUITO ZIKA SOBRE ISSO!!

  42. RODRIGO MLK ZIKA disse:

    KKK,ENTÃO ACHO MELHOR VC COMEÇAR A ESTUDAR EIN MANÕ!!III RÁPIDOO!!

  43. FERNANDA disse:

    gostei muito

  44. FERNANDA disse:

    @RODRIGO MLK ZIKA
    nossa é muito grande mesno

  45. gfd disse:

    olal seus nooobs

  46. Gabriel disse:

    Também tenho que fazer um trabalho sobre a África(Egito e Libia).
    Gostei muito deste site,achei interessante.

  47. beatriz disse:

    que historia em tomara que isso nunca aconteça no Brasil!!!

  48. J Franck disse:

    eu acho mo bacana…

  49. naegut disse:

    vc e muito legal isso sim meu amor

  50. bruna disse:

    nossa… o mundo está perdido mesmoooooo

  51. bruna disse:

    Esses conflitos atinge pessoas inocentes e muitas famílias perdem filhos e parentes por conta de tantas brigas

  52. dany disse:

    eu acho isso encrivel

  53. Fantasmão disse:

    o mundo é formado só por animais

  54. Jorge Vaz do Rosário disse:

    Olha esses conflitos só servem de alerta para aqueles presidentes gatunos e que xtão a muito tempo no poder, e os que se apoderam do seu dinheiro tambem seram vaiados os zé dú e coreon dú e tchizé dú hoje tÊm dinheiro amanhã serao pobres dinheiro amaldiçoado eu tenho nojo de voces não inveja porque eu trabalho para ter meu propio dinheiro.

  55. Pedro disse:

    Valeu !

  56. Lívia disse:

    eu gostaria de saber, quando aconteceu? onde? o que? e por que?

  57. Barbara disse:

    Olá Lívia,

    como você pode acompanhar pelo Breve Histórico dos Acontecimentos no Egito (acima no Post) as tensões vêm de tempos, porém as Manifestações e “revoltas” explodiram no dia 25 de janeiro – “Dia da Revolta” na cidade do Cairo.
    Os Motivos são Políticos – o governante do país impôs um Ditadura (há cerca de 30 anos) – portanto a população não vive numa sociedade Democrática e Justa…
    Os Conflitos ainda não terminaram e agora estão sob negociações dos Chefes de Estados dos Países mais Influentes do Mundo…

    Qualquer dúvida mande para nós do Not 1, estamos acompanhando as Atualidades de 2011 para trazer as Melhores Informações..
    ATT NOT 1

  58. Mariia. disse:

    Eu acho assim mesmo que o Egito não é tão desevolvido tinha que acabar essa ditadura a muito tempo .

  59. achtegsh disse:

    acho q sim q e uma boa e deia politica reiwksmx

  60. Sabrina disse:

    Gostei mto do site, mto mais detalhado e melhor explicado, diferente de vários outros onde tava procurando informações sobre os conflitos no Egito

    alguém pode me dizer qual é a reação do governo com esses protestos?

  61. j,slayer disse:

    concordo esse mundo tah perdido

  62. KLU KLUX KLAN disse:

    muito esclarecedor este assunto tão complicado que é o Egito

  63. josevalda disse:

    oi

  64. fabiana disse:

    oi o meu nome e fabiana,admiro o seu trabalho.
    gostaria de sabe se você tem informacões mais atuais sobre esse assunto.

  65. Arimateia disse:

    parabens pelo belicimo trabalho.conflitos em todoa lugares cada um com seus propositos,religiosos,politicos,etinnia.esto e a descupa para tanto coonflito.mas homem desde seus primorde tem sua origem basiada na guerra.,para depois desenvolver outras abilidades .enferlimentes sec e mas sec e o desinvolvimento da sociedade ainda esta basiada na guerra.

  66. junim disse:

    interessante

  67. sonciani disse:

    Eu ñ ia escrever nada sobre isso, pq quem e alienado nunca vai compreender, mas msm sabendo q ninguem vai se dar ao trabalho nem ao menos de ler, eu vou escrever pq, sei la pq…Eu so tenho 17 anos e penso mais q muita gente de 50 anos, se nosso pais ñ se preocupasse tanto com futilidades, carnaval, micareta, futebol… Tudo bem isso e bom ok, mas tem muitas coisas mais importantes na vida, como por exemplo a busca dos nossos direitos, q ñ temos, somos cada vez mais alienados a cada dia, e lamentavel como pessoas pensam q esse protesto foi ruim, ñ foi msm, foi maravilhoso e tenho inveja da coragem e força de vontade desse povo, q se uniu pra combater todo mal da violencia, corrupção, etc… O BRASIL E UM PAIS MARAVILHOSO, POREM O GOVERNO ESTRAGA TUDO PRINCIPALMENTE AS PESSOAS………………………………………………………………………..

  68. sonciani disse:

    Eu ñ ia escrever nada sobre isso, pq quem e alienado nunca vai compreender, mas msm sabendo q ninguem vai se dar ao trabalho nem ao menos de ler, eu vou escrever pq, sei la pq…Eu so tenho 17 anos e penso mais q muita gente de 50 anos, se nosso pais ñ se preocupasse tanto com futilidades, carnaval, micareta, futebol… Tudo bem isso e bom ok, mas tem muitas coisas mais importantes na vida, como por exemplo a busca dos nossos direitos, q ñ temos, somos cada vez mais alienados a cada dia, e lamentavel como pessoas pensam q esse protesto foi ruim, ñ foi msm, foi maravilhoso e tenho inveja da coragem e força de vontade desse povo, q se uniu pra combater todo mal da violencia, corrupção, etc… O BRASIL E UM PAIS MARAVILHOSO, POREM O GOVERNO ESTRAGA TUDO PRINCIPALMENTE AS PESSOAS

  69. sara disse:

    nossa, só eus msm em…….

  70. sara disse:

    nossa, só deus msm em…….

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.