Doença de Chagas, O Que é, Hospedeiro: Bicho Barbeiro

O agente etiológico é o tripanossomo (espécie Trypanosoma cruzi), um protozoário que pode ser encontrado na forma flagelada e aflagelada.

Doença de Chagas, O Que é, Hospedeiro: Bicho Barbeiro doença de chagas tripanossomo

No hospedeiro vertebrado (mamífero), a forma flagelada é observada no sangue; a forma aflagelada desenvolve-se em outros tecidos, formando grupamentos chamados ninhos, no interior de células, como as do coração e do sistema nervoso, particularmente nas células nervosas do esôfago e do intestino.

Como o tripanossomo passa, em seu ciclo vital, por dois hospedeiros diferentes (o barbeiro e um mamífero), ele é um parasita heteroxênico.

O barbeiro, inseto da ordem Hemiptera (subfamília Triatominae), é hematófago e tem hábitos noturnos.

Doença de Chagas, O Que é, Hospedeiro: Bicho Barbeiro bicho barbeiro transmissor doença de chagas

O barbeiro é o hospedeiro invertebrado do Trypanosoma cruzi, e o ser humano é o hospedeiro vertebrado.

Ao picar uma pessoa ou animal infectados, o inseto ingere parasitas com o sangue. No tubo digestório do inseto, o parasita multiplica-se por divisões binárias, assumindo a forma flagelada infectante no final do intestino.

Ao picar uma pessoa e defecar, o barbeiro elimina os parasitas com as fezes. Pelo orifício da picada, por lesões provocadas pela coçagem ou mesmo através de mucosas íntegras, os tripanossomos penetram no corpo, invadem células e multiplicam-se, chegando finalmente á corrente sanguínea, pela qual atingem vários órgãos.

Doença de Chagas, O Que é, Hospedeiro: Bicho Barbeiro tratamento doença de chagas