Saúde

Diabetes Infantil – Sintomas, Tratamentos e Qualidade de Vida







Crianças e Adolescentes são os mais afetados pela Diabete do Tipo 1, conhecida como Diabetes Infantil, uma doença crônica que deve ser tratada, mas se for diagnosticada cedo e bem cuidada, a criança levará uma vida absolutamente normal!

Apesar de não ter cura, a Diabetes tem tratamento e pode ser controlada, basta ir sempre ao médico, seguir corretamente as orientações e ficar sempre de olho na saúde. Confira hoje no Blog Not1 mais Dicas de Saúde, Informações sobre a Diabete Infantil e Como ter Qualidade de vida, fonte Revista Ponto de Encontro:

 

Diabetes Tipo 1 – Diabetes Infantil

É o tipo de diabetes que surge quando o organismo deixa de produzir insulina (ou produz uma quantidade muito baixa). Sem a insulina, a glicose não consegue chegar nas células, que precisam dela para queimar e transformá-la em energia. E as altas taxas de glicose no sangue podem afetar rins, olhos, coração e nervos.

A Diabetes tipo 1 costuma aparecer entre 4 e 6 anos de idade, ou então no início da adolescência, dos 10 aos 14 anos. O Diagnóstico é feito a partir de um exame de sangue, sendo analizada as taxas de glicose do sangue.

crianca_diabete

Sintomas da Diabetes Infantil –

Os sintomas podem te ajudar a identificar a doença mais cedo e contribuir para o tratamento da Diabetes. Tudo começa quando a criança começa bebendo muita água e urinando muito.

Às vezes, a criança começa a fazer xixi na cama mesmo já sendo grandinha. Outro sintoma é, apesar de se alimentar bem ou até apresentar fome excessiva, a criança perde peso e fica abatida.

Se você não identificar a doença com esses sintomas, a diabetes pode se desenvolver, causando ceto-acidose diabética, ou seja, respiração rápida e hálito de maça verde, ou até um quadro muito mais gravo, como o coma ceto-acidótico – que precisa de internação.

É por isso que qualquer sintoma sentido, ou mesmo sem sintomas, vá ao médico e peça exames!!

 

Tratamentos e Qualidade de Vida –

Garantir uma boa qualidade de vida ao portador de diabetes é uma meta do tratamento. E isso é bem possível por meio de bom controle da concentração de glicose no sangue e também controle de outras variáveis metabólicas, o que requer hábitos de vida saudáveis, como uma boa alimentação e atividades físicas, além do tratamento com a insulina e suporte psicológico para a criança.

O tratamento deve ser seguido à risca, isso porque o Diabetes Tipo 1 é o que mais aparece em crianças e jovens, e só pode ser tratado com insulina.

Não fique com medo se a doença for descoberta, procure um bom médico, apoio emocional para a família e seguindo o tratamento indicado, com certeza seu filho terá uma vida normal e feliz!

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.