Datas Comemorativas

Dia 22 de Agosto – Dia do Folclore Brasileiro, Cultura do Brasil







Dia 22 de Agosto – Dia do Folclore Brasileiro, Cultura do Brasil. O saber popular, o convívio social, o que aprendemos com as histórias que são passadas de geração á geração. Lendas e mitos do Brasil. O folclore pode ser representado de várias maneiras e você vai conhecer um pouco da cultura brasileira, através das histórias e Lendas Folclóricas.

Saci, Mula sem cabeça,  Boto Rosa, Boitatá, Curupira, Iara, Lobosomem, Vitória-Régia, Negrinho do Pastoreio, dentre outras…

Dia 22 de Agosto - Dia do Folclore Brasileiro, Cultura do BrasilFotoDivulgação

Festas Populares, Festividades e comemorações, tudo isso pode ser definido como Folclore. Muitas dessas histórias nascem puramente da imaginação das pessoas, crendices populares, as vezes para assustar e as vezes para brincar ou passar mensagens importantes para o povo. 

Entenda a diferença das lendas e dos Mitos

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da imaginação. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo.

Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

Confira alguns vídeos super legais, contando sobre algumas Lendas e Mitos do Folclore Brasileiro.

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.