Curiosidades

Cores do Arco-Íris De onde vêm, Refração, Reflexão Luz Solar







Cores do Arco-Íris De onde vêm, Refração, Reflexão Luz Solar Meio Ambiente e Ciência – Not 1

Veja como se Forma o Arco-Íris, Conceitos da Física – Ciência da Natureza – e mais Conhecimento:

As diferentes cores do arco-íris derivam de processos físicos simultâneos. Ocorrem quando a luz solar, branca, atravessa gotículas de água presentes no ar e se decompõe em outras cores.

Confira no infográfico a baixo De onde vêm e Como se Formam as Cores do Arco-Íris:

Refração –  Ao passar de um meio (o ar) para outro (a gotícula de água), a luz solar tem sua velocidade alterada. Com isso, muda também sua direção. Ao voltar ao ar, a luz sofre outra refração.

Dispersão – A velocidade da luz solar se altera de forma diferente para cada comprimento de onda. Como consequência, os desvios são diferentes. O fenômeno provoca a decomposição da luz em várias cores.

Reflexão – No interior das gotículas, a luz do Sol decomposta sofre mudanças de direção ao incidir sobre a superfície interna da água. Em seguida, continua a se propagar. Depois, refrata-se de novo.

Observação – Uma  pessoa no solo consegue ver as sete cores do arco-íris (violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho) porque as luzes dispersas dentro de cada gotícula seguem em diferentes direções. A luz branca, que dá origem ás demais, é composta de luzes de vários comprimentos de onda, indo do violeta (que tem cerca de 400 nanômetros) ao vermelho (700 nanômetros). Todas as luzes refletem e refratam da mesma forma, mas só algumas delas chegam ao observador em função da posição dele.

Assuntos do Artigo:
  • reflexiçao e refracção da luz do arco iris

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. seymon disse:

    Muito obrigado seu site me ajudou muito

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.