Scroll Top

Educação e Livros

Como Se Dá as Relações Afetivas e Sociais No Desenvolvimento Crianças







Educação – Not1 Como Se Dá as Relações Afetivas e Sociais No Desenvolvimento Crianças

*Por Ana Cristina Bragheto
 
O desenvolvimento psicológico do ser humano acontece durante toda sua vida,  mas é na infância que as principais aquisições referentes á organização da personalidade são consolidadas.
Quando nos referimos ao autoconceito, remetemos á ideia de como a criança se vê.  Esta autopercepção é formada pelas diversas experiências que ela vai estabelecendo nas interações com as outras pessoas, em especial os adultos, que tem o papel de sinalizar durante todo o tempo as dificuldades e potencialidades da criança.
As informações vindas das figuras significativas, geralmente os pais, são essenciais no processo de formação da autopercepção.
O autoconceito é construído ao longo de toda a infância e é  influenciado pelas pessoas e os ambientes que a criança convive, como a família, a  escola e outros ambientes sociais, assim como as experiências que ela vai tendo de sucesso e fracasso durante o processo de seu desenvolvimento.
Podemos definir como autoconceito as atribuições cognitivas que o sujeito vai formando sobre si mesmo, do seu comportamento em diversas situações e das suas características pessoais.
O início da vida escolar tem uma importância significativa para o desenvolvimento da criança, pois é neste momento que ela estreita vínculos afetivos com pares e com o professor, sendo este uma figura muito valiosa em sua vida.
A relação afetiva que deve ser estabelecida entre crianças e professores é fundamental para que elas possam enfrentar com maior motivação as situações de aprendizagem.
A criança que tiver uma percepção positiva dos seus atributos cognitivos e pessoais terá maiores chances  de aprender os conteúdos escolares e obter sucesso.
O olhar afetuoso do professor para a criança, sua disponibilidade de perceber dificuldades e potencialidades, sua capacidade de acolher á família, que muitas vezes se encontra angustiada por não saber lidar com o filho, todos esses quesitos são facilitadores no processo de formação do autoconceito da criança, oferecendo possibilidades de superação para os momentos de encruzilhadas que ela possa enfrentar durante sua vida escolar.

Fonte: * psicóloga e doutoranda em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto

Pense Nisso, Educadores!!!  Comente sobre este assunto e dê sua opinião aqui, Not1   Siga-nos no Twitter

 

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Como Se Dá as Relações Afetivas e Sociais No Desenvolvimento Crianças!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: