Mesmo com os guias e manuais quem vem junto com os Roteadores, ainda sim é bem conplicado fazer a intalação e confiraguração de seu equipamento, principalmente quando não se tem um bom conhecimento de Informática.

Para ajudar, preparamos um roteiro facilitado de como Intalar e Configurar Roteadores, passo a passo, para uma rede segura e de bom funcionamento:

Instalação

1º Passo

Deixe o computador e o modem (ADSL ou cable)desligados, e desconecte o cabo de rede RJ45 (geralmente de cor azul) do periférico de banda larga e ligue-o na porta WAN do roteador sem fio.  Agora, ligue a placa de rede do seu micro a uma das quatro portas disponíveis no roteador atraves do outro cabo de rede. Ligue o modem e espere a estabilização. Após uns 90 segundos ligue o computador.

Se você estiver usando um firewall, por exemplo, o NIS, será preciso permitir a configuração do novo equipamento e rede

2º passo

Para ter acesso às configurações do wireless router (como um da D-Link), digite na barra de endereços do seu navegador favorito o site: http://192.168.0.1 e aparecerá a tela de login. Em nome de usuário digite “admin” sem aspas e na senha deixe o espaço em branco, clique em OK. Aparecerá a tela do assistente de configuração (wizard). Tecle na caixa run wizard.

Serão enumerados os cinco passos necessários para a configuração do seu wireless router: mudança da senha do equipamento; configuração do horário; configuração da banda larga; configuração da segurança e inicialização do dispositivo. Tecle em next para continuar.

A janela que aparece é a de mudança de senha. É altamente recomendado que você altere a senha padrão do usuário “admin”, que na verdade está em branco, pois se não você corre o risco de ter o router desconfigurado, Next.

3º passo

Escolha a opção (GMT-03:00) Brasília para configurar o time zone. Next. A próxima janela dependerá do tipo de conexão de banda larga: como modem ADSL ou cable modem.  Se o Router identificou sua conexão de banda larga com um endereço IP dinâmico. Selecione Next.la você precisará da ajuda do seu provedor de serviços para auxiliar na configuração.

4º Passo

Se sua conexão é ADSL e usa um discador PPPoE para ter acesso ao link (Ex: Brasiltelecom). Selecione Next. Nesta janela digite os dados que você usava no discador e ter acesso ao link de banda larga.  Atenção!No SSID (identificação da rede) mude o valor padrão (default) para outro nome. Não use nomes que possam identificar sua rede, next. Como o WEP é fraco, deixe para outro tutorial a configuração de segurança e Next.

5º passo

Clique em restart, logo sua rede sairá fora do ar por alguns segundos. Depois, estará pronta para acesso, tanto a cabo como a wireless.

Configuração – Como ajustar o firewall para usar o wireless router

Como Intalar e Configurar Roteadores Passo a Passo, Wireless DLink CONFIGURACAO ROUTER AJUDA1º passo

Após a instalação do equipamento, o firewall identificará o novo endereço IP do wireless router e uma janela se abrirá.  Selecione “Usar configurações personalizadas”. Na nova janela selecione a opção criar um novo local – Avançar.

2º passo

A próxima janela é “Configurar Zona confiável”, se você possui mais de um computador, escolha Sim, caso contrário deixe a opção Não preenchida – Avançar. Se você possui uma rede doméstica, a janela ” Quais computadores devem ter acesso irrestrito ao seu computador” aparecerá.

3º passo

A nova etapa é “Configurar o Controle de programas” e pode ser deixada no modo padrão ( X ) Sim – Avançar. A penúltima janela “Salvar local” pedirá um nome para a configuração (local) – Avançar.

4º passo

Na última janela (Resumo), selecione a caixa Concluir e o acesso ao seu wireless router estará pronto.