Scroll Top

Educação e Livros

Colocação e Colocação Pronominal – Explicação,Resumo Língua Portuguesa







Educação – Not1

Colocação e Colocação Pronominal – Explicação,Resumo Língua Portuguesa

Hoje o Blog Not1 vai ajudar a todos os estudantes com dicas de língua portuguesa, e uma explicação clara sobre a Colocação e a Colocação Pronominal. Veja um resumo e não se esqueça de tirar suas dúvidas.dicas-portugues

Colocação e Colocação Pronominal – Resumo e Explicação:

O sentido que se quer dar a um texto depende da colocação das palavras que o constituem. Na língua Portuguesa, chamamos de ordem direta aquela em que os termos da oração se dispõem na sequência sujeito+verbo+complementos (objeto direto, objeto indireto), predicativo, adjuntos, etc. Quando ocorre uma alteração nessa disposição de termos, dizemos que a oração está na ordem inversa. Concluindo:

Colocação é o modo de dispor, na ordem direto ou inversa, os termos que compõe a oração!

Embora certas colocações sejam consagradas pelo uso, como o emprego do sujeito posposto ao verbo na voz passiva pronominal (“Consertam-se computadores”, por exemplo), na língua portuguesa a estrutura da oração admite bastante liberdade de colocação. É comum empregarmos a ordem inversa quando temos a intenção, por exemplo, de enfatizar algum termo da oração, ou até provocar humor. Porém a certos tipos básicos quanto à colocação que devem ser considerados na linguagem escrita e falada. Um desses princípios é o da colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos.

**Colocação Pronominal : Os pronomes pessoais oblíquos átonos Me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos vos podem estar em três posições em relação ao verbo ao qual se ligam.

keep-calm-and-foca-nos-estudos

Colocação Pronominal em relação ao verbo:

**Ênclise: É a colocação normal do pronome na variedade padrão: “Deseje-me boa sorte, Ésquilo”.

**Próclise: É a colocação do pronome quando antes do verbo há palavras que exercem atração sobre ele. Na frase a seguir, a conjunção subordinativa que exerce atração sobre o pronome. “Esqueci que o Ésquilo se mudou”.

**Mesóclise: É a colocação do pronome quando o verbo se encontra no futuro do presente ou no futuro do pretérito do modo indicativo, desde que não haja condição de próclise: “O torneio de Xadrez realizar-se-á no início da primavera.” ou “Contar-lhe-ia o segredo, se pudesse”.

Entre 3 possibilidades de colocação do pronome pessoal oblíquo átono em relação ao verbo, a próclise merece atenção especial, pois há várias palavras e expressões que exercem atração sobre o verbo.

abc-lp

Gostou?? Então não se esqueça de comentar!

Assuntos do Artigo:
  • explicação de colocação O Estado no Brasil sempre se sobrepões à sociedade Como se fosse algo fora dela

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Colocação e Colocação Pronominal – Explicação,Resumo Língua Portuguesa!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: